ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carbo, Leandro, Moretti, Roberta Lima, Joerke, Gabriel Antonio Ogaya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/227
Resumo: Resumo: O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.Palavras-chave: Descarte inadequado. Pilhas e baterias. Lâmpadas fluorescentes. Abstract: The objective of the present work was to apply and evaluate a didactic proposal on batteries, batteries and fluorescent lamps, in the teaching of science, directed to students of the elementary School of two public schools of the city of, The research is based on a qualitative approach, having as instruments of data collection, questionnaire, observation and Field Journal. For the planning of the proposed activities, the students were investigated on the subjects, by means of questionnaires, in order to verify the previous knowledge about the risks caused by the inappropriate disposal of these materials. To highlight the risks of inappropriate disposal, two expository/dialogue classes were used and a challenge for the collection of materials, which showed great difference between schools. It was observed, through the replies, that most students discard their batteries, batteries and fluorescent lamps in household waste, because they do not know the risks that these materials can cause to health and the environment, because they have heavy metals that are Released, in the case of batteries, when they start to rust and in fluorescent lamps, when they are broken.Keywords: Improper disposal; Batteries; Fluorescent lamps.
id IFMT_bb6f8dbcc70b35fd7ba12ed1114dabff
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/227
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIASDescarte inadequadoPilhas e bateriasLâmpadas fluorescentesResumo: O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.Palavras-chave: Descarte inadequado. Pilhas e baterias. Lâmpadas fluorescentes. Abstract: The objective of the present work was to apply and evaluate a didactic proposal on batteries, batteries and fluorescent lamps, in the teaching of science, directed to students of the elementary School of two public schools of the city of, The research is based on a qualitative approach, having as instruments of data collection, questionnaire, observation and Field Journal. For the planning of the proposed activities, the students were investigated on the subjects, by means of questionnaires, in order to verify the previous knowledge about the risks caused by the inappropriate disposal of these materials. To highlight the risks of inappropriate disposal, two expository/dialogue classes were used and a challenge for the collection of materials, which showed great difference between schools. It was observed, through the replies, that most students discard their batteries, batteries and fluorescent lamps in household waste, because they do not know the risks that these materials can cause to health and the environment, because they have heavy metals that are Released, in the case of batteries, when they start to rust and in fluorescent lamps, when they are broken.Keywords: Improper disposal; Batteries; Fluorescent lamps.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/22710.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 492-505Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 492-505Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 492-5052526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/227/92Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Carlos HenriqueCarbo, LeandroMoretti, Roberta LimaJoerke, Gabriel Antonio Ogaya2018-12-26T18:15:48Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/227Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:48Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Damasceno, Carlos Henrique
Descarte inadequado
Pilhas e baterias
Lâmpadas fluorescentes
title_short ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Damasceno, Carlos Henrique
author_facet Damasceno, Carlos Henrique
Carbo, Leandro
Moretti, Roberta Lima
Joerke, Gabriel Antonio Ogaya
author_role author
author2 Carbo, Leandro
Moretti, Roberta Lima
Joerke, Gabriel Antonio Ogaya
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Carlos Henrique
Carbo, Leandro
Moretti, Roberta Lima
Joerke, Gabriel Antonio Ogaya
dc.subject.por.fl_str_mv Descarte inadequado
Pilhas e baterias
Lâmpadas fluorescentes
topic Descarte inadequado
Pilhas e baterias
Lâmpadas fluorescentes
description Resumo: O objetivo do presente trabalho foi aplicar e avaliar uma proposta didática sobre pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no ensino de Ciências, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jaciara-MT. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coletas de dados: questionário, observação e diário de campo. Para o planejamento das atividades propostas, os estudantes foram investigados sobre as temáticas, por meio de questionários, de forma a verificar os conhecimentos prévios a respeito dos riscos ocasionados pelo descarte inadequado, destes materiais. Para evidenciar os riscos do descarte inadequado, foram utilizadas duas aulas expositivas/dialogadas e um desafio para o recolhimento dos materiais, que apresentou grande diferença, entre as escolas. Observou-se, por meio das respostas, que a maioria dos estudantes descartam suas pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, no lixo doméstico, por não saber dos riscos que estes materiais podem causar à saúde e ao meio ambiente, por possuírem metais pesados que são liberados, no caso das pilhas, quando começam a enferrujar e nas lâmpadas fluorescentes, quando são quebradas.Palavras-chave: Descarte inadequado. Pilhas e baterias. Lâmpadas fluorescentes. Abstract: The objective of the present work was to apply and evaluate a didactic proposal on batteries, batteries and fluorescent lamps, in the teaching of science, directed to students of the elementary School of two public schools of the city of, The research is based on a qualitative approach, having as instruments of data collection, questionnaire, observation and Field Journal. For the planning of the proposed activities, the students were investigated on the subjects, by means of questionnaires, in order to verify the previous knowledge about the risks caused by the inappropriate disposal of these materials. To highlight the risks of inappropriate disposal, two expository/dialogue classes were used and a challenge for the collection of materials, which showed great difference between schools. It was observed, through the replies, that most students discard their batteries, batteries and fluorescent lamps in household waste, because they do not know the risks that these materials can cause to health and the environment, because they have heavy metals that are Released, in the case of batteries, when they start to rust and in fluorescent lamps, when they are broken.Keywords: Improper disposal; Batteries; Fluorescent lamps.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/227
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/227
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/227/92
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 492-505
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 492-505
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 492-505
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723932819456