UM OLHAR SOBRE ASPECTOS DE FRAÇÃO PRESENTES NA PRIMEIRA PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Severino Roberto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Ritianne de Fátima Silva de, Costa, Ademir Brandão, Vizolli, Idemar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/382
Resumo: O conteúdo de fração está presente no currículo escolar desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; integra avaliações de larga escala de sistemas de avalição da União, Estados e municípios; e tem sido objeto de pesquisas em programas stricto sensu. Este estudo integra uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento por professores e estudantes dos Cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Tocantins e tem como objetivo analisar os aspectos de fração que se fazem presentes em questões da prova do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (SAETO), aplicada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no ano de 2011. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se fez uso de consulta bibliográfica e documental. As análises inspiram-se na teoria dos registros de representação semiótica, significados de fração e características das quantidades. Foram analisadas 06 questões (cinco do 9º ano e uma do 3º ano). Os resultados indicam que se devem considerar os aspectos supramencionados por ocasião do processo de ensino e aprendizagem, de modo que os estudantes compreendam o conceito de fração.
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