Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_7ed804a139b229178a9af2873ede4321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7059 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental IAvaliação de larga escalaEnsino de HistóriaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, de larga escala, aplicada trimestralmente em todos os componentes curriculares desde 2021, assim busca-se analisar a relação entre Prova Paraná e os desdobramentos do ensino de história no ensino fundamental I. A pesquisa busca responder as seguintes questões:As avaliações de larga escala, em específico a Prova Paraná, seria realmente uma forma de melhorar a qualidade do ensino? Ela contribui para tornar os alunos mais críticos, ou está a serviço da reprodução, classificação e competitividade entre os envolvidos? A pesquisa apresenta um resgate histórico sobre o surgimento das avaliações de larga escala, e apresenta a proposta do governo paranaense para a Prova Paraná, com a inclusão desta avaliação no trimestre no componente curricular de História, tomando como base o ano de 2022. Como resultado a pesquisa alerta para a interferência do Estado na metodologia do professor polivalente, indicando atividades e orientações para o ensino de história, com vista a melhoria nos resultados da Prova Paraná, contribuindo para a padronização curricular e retirada da autonomia docente. O referencial teórico está ancorado em de Cunha;Muller (2018), Savaris (2022), Pasini;Soligo (2022), Finoccio (2012), Nadai (1993) e Silva;Silva (2018).OrientaçãoMachado, Maria Laura Oliveira2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:07Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7059Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:07Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
title |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I Machado, Maria Laura Oliveira Avaliação de larga escala Ensino de História |
title_short |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
title_full |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
title_sort |
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I |
author |
Machado, Maria Laura Oliveira |
author_facet |
Machado, Maria Laura Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Laura Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de larga escala Ensino de História |
topic |
Avaliação de larga escala Ensino de História |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285260886278144 |