SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco de Lima , Marleide
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira Alves , Edneia de, Rossi Stumpf , Marianne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/605
Resumo: This article presents dates about investigation for the sign writing learning by deaf as a propose to L1 literacy. The research was necessary because so many deafs that have contact with sign language were subjected to literacy in Portuguese language but they need sign writing as L1 to heve a meaningful learning. The research was exploratory and qualitative. Its design was a study of case with a deaf teenager  and had a microgenetic analysis. Dates indicated that is necessary the deaf appropriates sign writing because inthis way he can give meaningful learning, that participant achiev the objective of see the relationship signing with writing as a meaning way. So, dates showed that signwriting can contribute to a writing acquisition by deaf teenagers that are in age/grade distortion.
id IFMT_c6f3db8edfa904b77cde46dafb4a3953
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/605
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSEESCRITA DE SINAIS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DE SURDOS EM L1Escrita de SinaisEnsino de SurdosAquisiçãoLetramentoSign writingDeaf teachAcquisitionLiteracyThis article presents dates about investigation for the sign writing learning by deaf as a propose to L1 literacy. The research was necessary because so many deafs that have contact with sign language were subjected to literacy in Portuguese language but they need sign writing as L1 to heve a meaningful learning. The research was exploratory and qualitative. Its design was a study of case with a deaf teenager  and had a microgenetic analysis. Dates indicated that is necessary the deaf appropriates sign writing because inthis way he can give meaningful learning, that participant achiev the objective of see the relationship signing with writing as a meaning way. So, dates showed that signwriting can contribute to a writing acquisition by deaf teenagers that are in age/grade distortion.Este artigo apresenta dados de uma investigação sobre a aprendizagem da Escrita de Sinais por surdos como proposta de letramento como L1. A pesquisa foi necessária pois muitos surdos, embora tenham contato com Língua de Sinais, ainda passam pelo processo de alfabetização em língua portuguesa, mas, os surdos precisam da escrita da Libras como L1 para ter uma aprendizagem significativa. A pesquisa apresentou caráter exploratório de natureza qualitativa, seu delineamento se constituiu em um estudo de caso com uma adolescente surda e a análise empregada foi a microgenética. Os dados obtidos apontam que é necessário que o surdo aproprie-se da escrita de sua Língua, pois assim produzirá sentidos para sua aprendizagem, que a participante conseguiu alcançar o objetivo de visualizar de maneira significativa a relação da sinalização com a escrita de sinais. Assim, os dados indicaram que a escrita de sinais pode contribuir para a aquisição da escrita por adolescentes surdos que se encontram em distorção idade/série.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLanguagesLenguasLinguagensapplication/pdfhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/60510.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p140-157.id162Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 140-157Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 140-157Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 140-1572526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/605/593Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco de Lima , MarleideOliveira Alves , Edneia deRossi Stumpf , Marianne2023-06-09T00:57:44Zoai:ojs2.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/605Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2023-06-09T00:57:44Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
ESCRITA DE SINAIS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DE SURDOS EM L1
title SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
spellingShingle SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
Francisco de Lima , Marleide
Escrita de Sinais
Ensino de Surdos
Aquisição
Letramento
Sign writing
Deaf teach
Acquisition
Literacy
title_short SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
title_full SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
title_fullStr SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
title_full_unstemmed SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
title_sort SIGN WRITING: LITARACY TO DEAF IN L1 AS A PROPOSE
author Francisco de Lima , Marleide
author_facet Francisco de Lima , Marleide
Oliveira Alves , Edneia de
Rossi Stumpf , Marianne
author_role author
author2 Oliveira Alves , Edneia de
Rossi Stumpf , Marianne
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco de Lima , Marleide
Oliveira Alves , Edneia de
Rossi Stumpf , Marianne
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de Sinais
Ensino de Surdos
Aquisição
Letramento
Sign writing
Deaf teach
Acquisition
Literacy
topic Escrita de Sinais
Ensino de Surdos
Aquisição
Letramento
Sign writing
Deaf teach
Acquisition
Literacy
description This article presents dates about investigation for the sign writing learning by deaf as a propose to L1 literacy. The research was necessary because so many deafs that have contact with sign language were subjected to literacy in Portuguese language but they need sign writing as L1 to heve a meaningful learning. The research was exploratory and qualitative. Its design was a study of case with a deaf teenager  and had a microgenetic analysis. Dates indicated that is necessary the deaf appropriates sign writing because inthis way he can give meaningful learning, that participant achiev the objective of see the relationship signing with writing as a meaning way. So, dates showed that signwriting can contribute to a writing acquisition by deaf teenagers that are in age/grade distortion.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Languages
Lenguas
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/605
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p140-157.id162
url https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/605
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p140-157.id162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/605/593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 140-157
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 140-157
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 140-157
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1797068944622747648