A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/59 |
Resumo: | A educação profissional no Brasil historicamente vinculou-se ao pragmatismo na formação aliado a inserção desejada ao ambiente produtivo independentemente da época. As políticas governamentais para o Ensino Superior, especialmente a partir de meados do século XX e decisivamente no inicio do século posterior, com a alegada busca de aproximação da universidade com a sociedade em geral, instrumentaliza similarmente o caráter utilitário do conhecimento calcado discurso do desenvolvimento. Essa discussão perpassa por diferentes gestões, de diferentes campos político-ideológicos, com intensa colaboração de organismos internacionais. Seu produto mais recente é a proposta da universidade tecnológica, em execução na UTFPR e nos Institutos Federais. |
id |
IFMT_c767ec3b83436520b0106d99d8c1dee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/59 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTEEducação ProfissionalPolíticas EducacionaisUniversidade TecnológicaA educação profissional no Brasil historicamente vinculou-se ao pragmatismo na formação aliado a inserção desejada ao ambiente produtivo independentemente da época. As políticas governamentais para o Ensino Superior, especialmente a partir de meados do século XX e decisivamente no inicio do século posterior, com a alegada busca de aproximação da universidade com a sociedade em geral, instrumentaliza similarmente o caráter utilitário do conhecimento calcado discurso do desenvolvimento. Essa discussão perpassa por diferentes gestões, de diferentes campos político-ideológicos, com intensa colaboração de organismos internacionais. Seu produto mais recente é a proposta da universidade tecnológica, em execução na UTFPR e nos Institutos Federais.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/5910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 351-365Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 351-365Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 351-3652526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/59/46Copyright (c) 2017 Revista Prática Docentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeloni, Belmiro MarcosCosta, Pierre AlvesMariano, Hélvio Alexandre2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/59Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
title |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
spellingShingle |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE Beloni, Belmiro Marcos Educação Profissional Políticas Educacionais Universidade Tecnológica |
title_short |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
title_full |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
title_fullStr |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
title_full_unstemmed |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
title_sort |
A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE |
author |
Beloni, Belmiro Marcos |
author_facet |
Beloni, Belmiro Marcos Costa, Pierre Alves Mariano, Hélvio Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Pierre Alves Mariano, Hélvio Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beloni, Belmiro Marcos Costa, Pierre Alves Mariano, Hélvio Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Políticas Educacionais Universidade Tecnológica |
topic |
Educação Profissional Políticas Educacionais Universidade Tecnológica |
description |
A educação profissional no Brasil historicamente vinculou-se ao pragmatismo na formação aliado a inserção desejada ao ambiente produtivo independentemente da época. As políticas governamentais para o Ensino Superior, especialmente a partir de meados do século XX e decisivamente no inicio do século posterior, com a alegada busca de aproximação da universidade com a sociedade em geral, instrumentaliza similarmente o caráter utilitário do conhecimento calcado discurso do desenvolvimento. Essa discussão perpassa por diferentes gestões, de diferentes campos político-ideológicos, com intensa colaboração de organismos internacionais. Seu produto mais recente é a proposta da universidade tecnológica, em execução na UTFPR e nos Institutos Federais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/59 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/59 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/59/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 351-365 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 351-365 Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 351-365 2526-2149 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723439988736 |