Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fábio Lopes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Copiano, Guilherme Antonio Bim, Cecilio, Luiz Eduardo Camargo dos Santos, Batista, Sueli Soares dos Santos, Freire, Emerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292
Resumo: A década de 90 é marcada por uma discussão neoliberal em relação à eficiência do Estado, neste contexto surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma legislação mais moderna, que em um de seus capítulos reservou artigos explícitos em relação a formação continuada de docentes do sistema educacional brasileiro. Cabe destacar que antes da Lei nº 9.394, de 1996, o tema ainda não havia sido implementado com como política de Estado. A aprendizagem da docência não se dá de forma linear, mas é construída por um conjunto de determinações sociais que expressam os espaços e regulamentações que foram importantes na constituição das disposições a ensinar. O presente artigo investiga os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) em relação à formação continuada dos docentes da educação profissional e tecnológica.  Como delimitação do estudo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, é apresentada a relevância da formação continuada de professores no contexto de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica, concluindo-se pela adequação à Lei e arranjos institucionais pertinentes para o desenvolvimento dessa tarefa formativa. 
id VERACRUZ-0_80e75f5d84aab627b9eaa36365a0fd9b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23292
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachersEducação Profissional e TecnológicaPolíticas EducacionaisFormação de Professores.A década de 90 é marcada por uma discussão neoliberal em relação à eficiência do Estado, neste contexto surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma legislação mais moderna, que em um de seus capítulos reservou artigos explícitos em relação a formação continuada de docentes do sistema educacional brasileiro. Cabe destacar que antes da Lei nº 9.394, de 1996, o tema ainda não havia sido implementado com como política de Estado. A aprendizagem da docência não se dá de forma linear, mas é construída por um conjunto de determinações sociais que expressam os espaços e regulamentações que foram importantes na constituição das disposições a ensinar. O presente artigo investiga os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) em relação à formação continuada dos docentes da educação profissional e tecnológica.  Como delimitação do estudo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, é apresentada a relevância da formação continuada de professores no contexto de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica, concluindo-se pela adequação à Lei e arranjos institucionais pertinentes para o desenvolvimento dessa tarefa formativa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2329210.34117/bjdv7n1-431Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6350-6362Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6350-6362Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6350-63622525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292/18727Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio LopesCopiano, Guilherme Antonio BimCecilio, Luiz Eduardo Camargo dos SantosBatista, Sueli Soares dos SantosFreire, Emerson2021-09-21T10:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23292Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:53.909885Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
title Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
spellingShingle Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
da Silva, Fábio Lopes
Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Educacionais
Formação de Professores.
title_short Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
title_full Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
title_fullStr Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
title_full_unstemmed Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
title_sort Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
author da Silva, Fábio Lopes
author_facet da Silva, Fábio Lopes
Copiano, Guilherme Antonio Bim
Cecilio, Luiz Eduardo Camargo dos Santos
Batista, Sueli Soares dos Santos
Freire, Emerson
author_role author
author2 Copiano, Guilherme Antonio Bim
Cecilio, Luiz Eduardo Camargo dos Santos
Batista, Sueli Soares dos Santos
Freire, Emerson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fábio Lopes
Copiano, Guilherme Antonio Bim
Cecilio, Luiz Eduardo Camargo dos Santos
Batista, Sueli Soares dos Santos
Freire, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Educacionais
Formação de Professores.
topic Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Educacionais
Formação de Professores.
description A década de 90 é marcada por uma discussão neoliberal em relação à eficiência do Estado, neste contexto surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma legislação mais moderna, que em um de seus capítulos reservou artigos explícitos em relação a formação continuada de docentes do sistema educacional brasileiro. Cabe destacar que antes da Lei nº 9.394, de 1996, o tema ainda não havia sido implementado com como política de Estado. A aprendizagem da docência não se dá de forma linear, mas é construída por um conjunto de determinações sociais que expressam os espaços e regulamentações que foram importantes na constituição das disposições a ensinar. O presente artigo investiga os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) em relação à formação continuada dos docentes da educação profissional e tecnológica.  Como delimitação do estudo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, é apresentada a relevância da formação continuada de professores no contexto de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica, concluindo-se pela adequação à Lei e arranjos institucionais pertinentes para o desenvolvimento dessa tarefa formativa. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292
10.34117/bjdv7n1-431
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292/18727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6350-6362
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6350-6362
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6350-6362
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645505958248448