Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachers
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292 |
Resumo: | A década de 90 é marcada por uma discussão neoliberal em relação à eficiência do Estado, neste contexto surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma legislação mais moderna, que em um de seus capítulos reservou artigos explícitos em relação a formação continuada de docentes do sistema educacional brasileiro. Cabe destacar que antes da Lei nº 9.394, de 1996, o tema ainda não havia sido implementado com como política de Estado. A aprendizagem da docência não se dá de forma linear, mas é construída por um conjunto de determinações sociais que expressam os espaços e regulamentações que foram importantes na constituição das disposições a ensinar. O presente artigo investiga os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) em relação à formação continuada dos docentes da educação profissional e tecnológica. Como delimitação do estudo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, é apresentada a relevância da formação continuada de professores no contexto de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica, concluindo-se pela adequação à Lei e arranjos institucionais pertinentes para o desenvolvimento dessa tarefa formativa. |
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Educação profissional e tecnológica e a formação continuada dos professores do CEETEPS / Professional and technological education and the continuing training of CEETEPS teachersEducação Profissional e TecnológicaPolíticas EducacionaisFormação de Professores.A década de 90 é marcada por uma discussão neoliberal em relação à eficiência do Estado, neste contexto surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma legislação mais moderna, que em um de seus capítulos reservou artigos explícitos em relação a formação continuada de docentes do sistema educacional brasileiro. Cabe destacar que antes da Lei nº 9.394, de 1996, o tema ainda não havia sido implementado com como política de Estado. A aprendizagem da docência não se dá de forma linear, mas é construída por um conjunto de determinações sociais que expressam os espaços e regulamentações que foram importantes na constituição das disposições a ensinar. O presente artigo investiga os efeitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) em relação à formação continuada dos docentes da educação profissional e tecnológica. Como delimitação do estudo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, é apresentada a relevância da formação continuada de professores no contexto de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica, concluindo-se pela adequação à Lei e arranjos institucionais pertinentes para o desenvolvimento dessa tarefa formativa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2329210.34117/bjdv7n1-431Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6350-6362Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6350-6362Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6350-63622525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23292/18727Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio LopesCopiano, Guilherme Antonio BimCecilio, Luiz Eduardo Camargo dos SantosBatista, Sueli Soares dos SantosFreire, Emerson2021-09-21T10:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23292Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:53.909885Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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