A REFORMA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stering, Silvia Maria Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Adam, Joyce Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/560
Resumo: Este artigo evidencia os impactos da Reforma do Ensino Médio - REM no Ensino Médio Integrado - EMI nos Institutos Federais – IF`s via pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Analisamos normativas e legislações que tratam dos itinerários formativos na Lei Nº 13.415/2017 em articulação com as reformas de cunho neoliberais que almejam reduzir gastos públicos e encaminhamento da classe trabalhadora para o mercado de trabalho, além de comparar com o fenômeno ocorrido no Chile na década de 80. O texto reflete as concepções de Educação Profissional e Tecnológica - EPT com foco na proposta de EMI, que demanda uma visão crítica sobre o contexto no qual o sujeito está inserido e busca na tecnologia a produção de conhecimentos que visem à formação integral. O estudo aponta que a lei não impactou a oferta dos cursos, uma vez que os IF`s não aderiram à mesma, tendo em vista que se destacam pela qualidade e condições de funcionamento necessárias à formação humana mediante integração entre ciência, tecnologia, cultura e trabalho como eixos norteadores do currículo.  A REM consiste no fortalecimento da dualidade educacional e de uma orientação mercadológica; precarização da docência que não afetou os Institutos Federais, dado a sua condição de autarquia.
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