O PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7024 |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir a reforma do Ensino Médio e suas consequências para o Proeja. Partimos do pressuposto de que essa reforma afeta diretamente o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, pois acaba com a ideia de integração e vai de encontro ao direito de educação básica comum e igual para todos. Além disso, nega aos jovens e adultos o que, historicamente, já lhes foi negado: o direito a uma educação que lhes permita inserção social e no mundo do trabalho. Partimos de revisão bibliográfica sobre o EJA (HADDAD e DI PIERRO, 2000; PAIVA, 2005) e o Proeja (MOURA E HENRIQUE, 2012; MOURA, 2016), aliada à análise documental (BRASIL, 1996; BRASIL, 2007; BRASIL, 2017a; BRASIL 2017b). A análise mostra que, embora não se refira à modalidade EJA em seu teor, a reforma do Ensino médio promulgada pelo Governo Federal é mais um passo para a descontinuidade ou atrofia do Proeja. |
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O PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017)Proejareforma do Ensino Médioeducação de jovens e adultos.O presente artigo pretende discutir a reforma do Ensino Médio e suas consequências para o Proeja. Partimos do pressuposto de que essa reforma afeta diretamente o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, pois acaba com a ideia de integração e vai de encontro ao direito de educação básica comum e igual para todos. Além disso, nega aos jovens e adultos o que, historicamente, já lhes foi negado: o direito a uma educação que lhes permita inserção social e no mundo do trabalho. Partimos de revisão bibliográfica sobre o EJA (HADDAD e DI PIERRO, 2000; PAIVA, 2005) e o Proeja (MOURA E HENRIQUE, 2012; MOURA, 2016), aliada à análise documental (BRASIL, 1996; BRASIL, 2007; BRASIL, 2017a; BRASIL 2017b). A análise mostra que, embora não se refira à modalidade EJA em seu teor, a reforma do Ensino médio promulgada pelo Governo Federal é mais um passo para a descontinuidade ou atrofia do Proeja. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/702410.15628/holos.2018.7024HOLOS; v. 3 (2018); 289-3021807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7024/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Ana Lúcia Sarmento2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7024Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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