ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512 |
Resumo: | A presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo. |
id |
IFMT_df30dd997ef9802b000e23b4fdca6205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/512 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIORTecnologias Digitais. Ensino. AprendizagemA presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51210.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-8332526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512/244Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséNeuenfeldt, Adriano EdoGoulart, Lara Kalkmann2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/512Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR Schuck, Rogério José Tecnologias Digitais. Ensino. Aprendizagem |
title_short |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
author |
Schuck, Rogério José |
author_facet |
Schuck, Rogério José Neuenfeldt, Adriano Edo Goulart, Lara Kalkmann |
author_role |
author |
author2 |
Neuenfeldt, Adriano Edo Goulart, Lara Kalkmann |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuck, Rogério José Neuenfeldt, Adriano Edo Goulart, Lara Kalkmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais. Ensino. Aprendizagem |
topic |
Tecnologias Digitais. Ensino. Aprendizagem |
description |
A presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512/244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724060745728 |