ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuck, Rogério José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neuenfeldt, Adriano Edo, Goulart, Lara Kalkmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512
Resumo: A presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo.
id IFMT_df30dd997ef9802b000e23b4fdca6205
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/512
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIORTecnologias Digitais. Ensino. AprendizagemA presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51210.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-8332526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512/244Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséNeuenfeldt, Adriano EdoGoulart, Lara Kalkmann2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/512Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Schuck, Rogério José
Tecnologias Digitais. Ensino. Aprendizagem
title_short ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_full ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_sort ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
author Schuck, Rogério José
author_facet Schuck, Rogério José
Neuenfeldt, Adriano Edo
Goulart, Lara Kalkmann
author_role author
author2 Neuenfeldt, Adriano Edo
Goulart, Lara Kalkmann
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuck, Rogério José
Neuenfeldt, Adriano Edo
Goulart, Lara Kalkmann
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais. Ensino. Aprendizagem
topic Tecnologias Digitais. Ensino. Aprendizagem
description A presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/512/244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 823-833
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724060745728