Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Morais, Artur Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos.
id UNICAMP-19_e04d31c3594fc91b3b4e3d10ce388f3a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1274
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDICEnsino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.Informática e EducaçãoO objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos. Universidade Estadual de Campinas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127410.20396/etd.v15i3.1274ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-5941676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaiado, Roberta Varginha RamosMorais, Artur Gomes2017-03-14T13:16:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1274Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.779602ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
title Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
spellingShingle Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
Caiado, Roberta Varginha Ramos
Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.
Informática e Educação
title_short Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
title_full Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
title_fullStr Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
title_full_unstemmed Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
title_sort Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC
author Caiado, Roberta Varginha Ramos
author_facet Caiado, Roberta Varginha Ramos
Morais, Artur Gomes
author_role author
author2 Morais, Artur Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caiado, Roberta Varginha Ramos
Morais, Artur Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.
Informática e Educação
topic Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.
Informática e Educação
description O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274
10.20396/etd.v15i3.1274
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 578-594
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652802949120