ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Krishna Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Ana Paula Teles dos, Silva, Antonia Eva Rodrigues da, Passos, Alessandra Maria Filippin dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636
Resumo: Resumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM.
id IFMT_e3bf2d36b80181148cc3ee39d8283fbb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/636
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MTEscola SeguroIDEBENEMResumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/63610.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-5432526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/284http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/304Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Krishna Rodrigues deReis, Ana Paula Teles dosSilva, Antonia Eva Rodrigues daPassos, Alessandra Maria Filippin dos2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/636Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
title ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
spellingShingle ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
Rosa, Krishna Rodrigues de
Escola Seguro
IDEB
ENEM
title_short ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
title_full ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
title_fullStr ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
title_full_unstemmed ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
title_sort ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
author Rosa, Krishna Rodrigues de
author_facet Rosa, Krishna Rodrigues de
Reis, Ana Paula Teles dos
Silva, Antonia Eva Rodrigues da
Passos, Alessandra Maria Filippin dos
author_role author
author2 Reis, Ana Paula Teles dos
Silva, Antonia Eva Rodrigues da
Passos, Alessandra Maria Filippin dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Krishna Rodrigues de
Reis, Ana Paula Teles dos
Silva, Antonia Eva Rodrigues da
Passos, Alessandra Maria Filippin dos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Seguro
IDEB
ENEM
topic Escola Seguro
IDEB
ENEM
description Resumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/284
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724723445760