ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636 |
Resumo: | Resumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM. |
id |
IFMT_e3bf2d36b80181148cc3ee39d8283fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/636 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MTEscola SeguroIDEBENEMResumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/63610.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-5432526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/284http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/304Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Krishna Rodrigues deReis, Ana Paula Teles dosSilva, Antonia Eva Rodrigues daPassos, Alessandra Maria Filippin dos2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/636Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
title |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
spellingShingle |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT Rosa, Krishna Rodrigues de Escola Seguro IDEB ENEM |
title_short |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
title_full |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
title_fullStr |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
title_full_unstemmed |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
title_sort |
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT |
author |
Rosa, Krishna Rodrigues de |
author_facet |
Rosa, Krishna Rodrigues de Reis, Ana Paula Teles dos Silva, Antonia Eva Rodrigues da Passos, Alessandra Maria Filippin dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Ana Paula Teles dos Silva, Antonia Eva Rodrigues da Passos, Alessandra Maria Filippin dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Krishna Rodrigues de Reis, Ana Paula Teles dos Silva, Antonia Eva Rodrigues da Passos, Alessandra Maria Filippin dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Seguro IDEB ENEM |
topic |
Escola Seguro IDEB ENEM |
description |
Resumo: A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.Palavras-chave: Escola Segura; IDEB; ENEM. Abstract: The school should be a reference for a safe and knowledgeable place, where students can get to know their neighbors and the society in which they live. In this sense, the goal of this work was to analyze a project called Escola Segura, developed in of Guarantã do Norte – MT. It was compared schools that implemented the project with others that did not. To this end, two militarized schools and two traditional schools, elementary and high school levels, were evaluated, based on school performance over the years of 2017, 2018 and 2019/1. There was a significant difference only in high schools, however, there was a slight progress in the grades of Portuguese and Mathematics subjects in school B, while the IDEB 2016 index of school A was higher. It is expected that the result of militarized schools in the next IDEB and in the next ENEM will improve, since the grades in the evaluated subjects had an increase of 1.0 point after the implementation of the project.Keywords: School Safety; IDEB; ENEM. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/284 http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/636/304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 522-543 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724723445760 |