A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/561 |
Resumo: | Resumo: O artigo é uma análise dos artigos científicos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), o recorte se deu entre os anos de 2016 e 2017, e analisou-se como as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa inserem-se na propositura de múltiplas abordagens do bullying no cotidiano escolar (CERTEAU, 1994 e MAFESOLI, 1995, 1998), através da temática da violação dos Direitos Humanos. Sendo uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica dos artigos publicados pelo Grupo. Nos resultados percebe-se o entrecruzamento da multiplicidade de percepções dos sujeitos e do objeto de pesquisa configurando o corpus pesquisador dentro da concepção de transversalidade.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Cotidiano; Bullying; Ensino. Abstract: The article is an analysis of the scientific articles published by the IFMT Research Group on Humanities and Contemporary Society (GPHSC-IFMT), the cutoff between 2016 and 2017, and analyzed how the research conducted by the research group They are part of the proposition of multiple approaches of bullying in daily school life (CERTEAU, 1994 and MAFESOLI, 1995, 1998), through the theme of violation of Human Rights. Being a qualitative research of bibliographic review of the articles published by the Group. The results show the intersection of the multiplicity of perceptions of the subjects and the research object configuring the researcher corpus within the concept of transversality.Keywords: Qualitative research; Daily life; Bullying; Teaching. |
id |
IFMT_e6e011073afa4387a41d06630d631eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/561 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISAPesquisa qualitativaCotidianoBullyingEnsinoTransversalidade.Resumo: O artigo é uma análise dos artigos científicos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), o recorte se deu entre os anos de 2016 e 2017, e analisou-se como as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa inserem-se na propositura de múltiplas abordagens do bullying no cotidiano escolar (CERTEAU, 1994 e MAFESOLI, 1995, 1998), através da temática da violação dos Direitos Humanos. Sendo uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica dos artigos publicados pelo Grupo. Nos resultados percebe-se o entrecruzamento da multiplicidade de percepções dos sujeitos e do objeto de pesquisa configurando o corpus pesquisador dentro da concepção de transversalidade.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Cotidiano; Bullying; Ensino. Abstract: The article is an analysis of the scientific articles published by the IFMT Research Group on Humanities and Contemporary Society (GPHSC-IFMT), the cutoff between 2016 and 2017, and analyzed how the research conducted by the research group They are part of the proposition of multiple approaches of bullying in daily school life (CERTEAU, 1994 and MAFESOLI, 1995, 1998), through the theme of violation of Human Rights. Being a qualitative research of bibliographic review of the articles published by the Group. The results show the intersection of the multiplicity of perceptions of the subjects and the research object configuring the researcher corpus within the concept of transversality.Keywords: Qualitative research; Daily life; Bullying; Teaching.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/56110.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 489-501Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 489-501Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 489-5012526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/561/282Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vanessa Costa GonçalvesFernandes, Raquel MartinsOliveira, Paulo Alves de2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/561Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
title |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
spellingShingle |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA Silva, Vanessa Costa Gonçalves Pesquisa qualitativa Cotidiano Bullying Ensino Transversalidade. |
title_short |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
title_full |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
title_fullStr |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
title_sort |
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA |
author |
Silva, Vanessa Costa Gonçalves |
author_facet |
Silva, Vanessa Costa Gonçalves Fernandes, Raquel Martins Oliveira, Paulo Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Raquel Martins Oliveira, Paulo Alves de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Costa Gonçalves Fernandes, Raquel Martins Oliveira, Paulo Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Cotidiano Bullying Ensino Transversalidade. |
topic |
Pesquisa qualitativa Cotidiano Bullying Ensino Transversalidade. |
description |
Resumo: O artigo é uma análise dos artigos científicos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), o recorte se deu entre os anos de 2016 e 2017, e analisou-se como as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa inserem-se na propositura de múltiplas abordagens do bullying no cotidiano escolar (CERTEAU, 1994 e MAFESOLI, 1995, 1998), através da temática da violação dos Direitos Humanos. Sendo uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica dos artigos publicados pelo Grupo. Nos resultados percebe-se o entrecruzamento da multiplicidade de percepções dos sujeitos e do objeto de pesquisa configurando o corpus pesquisador dentro da concepção de transversalidade.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Cotidiano; Bullying; Ensino. Abstract: The article is an analysis of the scientific articles published by the IFMT Research Group on Humanities and Contemporary Society (GPHSC-IFMT), the cutoff between 2016 and 2017, and analyzed how the research conducted by the research group They are part of the proposition of multiple approaches of bullying in daily school life (CERTEAU, 1994 and MAFESOLI, 1995, 1998), through the theme of violation of Human Rights. Being a qualitative research of bibliographic review of the articles published by the Group. The results show the intersection of the multiplicity of perceptions of the subjects and the research object configuring the researcher corpus within the concept of transversality.Keywords: Qualitative research; Daily life; Bullying; Teaching. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/561 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/561 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/561/282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 489-501 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 489-501 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 489-501 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724086960128 |