DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grösz, Liandra Cristine Belló
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Regiane Aparecida dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/148
Resumo: A partir das aulas de Botânica e Morfologia Vegetal, fomentou-se a ideia de pesquisar sobre a riqueza e composição das espécies vasculares vegetais em área verde central do município de Sorriso, norte do estado de Mato Grosso. Pelo método do levantamento rápido – LR registrou-se, em intervalos de cinco minutos, a presença das espécies inéditas que foram encontradas. Identificaram-se 47 espécies, sendo o de maior número de representantes as pertencentes à família Fabaceae, seguida das Arecaceae. O LR é indicado para a informação florística de qualidade sobre a vegetação, por ser importante ferramenta auxiliar no conhecimento da flora e contribuir para que futuros projetos de gestão ambiental, planos de manejo e restauração de áreas degradadas possam ser pensados para a implantação de políticas públicas de conservação das comunidades vegetais da cidade.
id IFMT_e86ff7f7ed284d46995481685c7ea04a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/148
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSOFloraEnsinoSorriso.A partir das aulas de Botânica e Morfologia Vegetal, fomentou-se a ideia de pesquisar sobre a riqueza e composição das espécies vasculares vegetais em área verde central do município de Sorriso, norte do estado de Mato Grosso. Pelo método do levantamento rápido – LR registrou-se, em intervalos de cinco minutos, a presença das espécies inéditas que foram encontradas. Identificaram-se 47 espécies, sendo o de maior número de representantes as pertencentes à família Fabaceae, seguida das Arecaceae. O LR é indicado para a informação florística de qualidade sobre a vegetação, por ser importante ferramenta auxiliar no conhecimento da flora e contribuir para que futuros projetos de gestão ambiental, planos de manejo e restauração de áreas degradadas possam ser pensados para a implantação de políticas públicas de conservação das comunidades vegetais da cidade.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/14810.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 171-179Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 171-179Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 171-1792526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/148/59Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrösz, Liandra Cristine BellóSantos, Regiane Aparecida dos2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/148Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
title DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
spellingShingle DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
Grösz, Liandra Cristine Belló
Flora
Ensino
Sorriso.
title_short DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
title_full DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
title_fullStr DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
title_full_unstemmed DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
title_sort DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO
author Grösz, Liandra Cristine Belló
author_facet Grösz, Liandra Cristine Belló
Santos, Regiane Aparecida dos
author_role author
author2 Santos, Regiane Aparecida dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grösz, Liandra Cristine Belló
Santos, Regiane Aparecida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Flora
Ensino
Sorriso.
topic Flora
Ensino
Sorriso.
description A partir das aulas de Botânica e Morfologia Vegetal, fomentou-se a ideia de pesquisar sobre a riqueza e composição das espécies vasculares vegetais em área verde central do município de Sorriso, norte do estado de Mato Grosso. Pelo método do levantamento rápido – LR registrou-se, em intervalos de cinco minutos, a presença das espécies inéditas que foram encontradas. Identificaram-se 47 espécies, sendo o de maior número de representantes as pertencentes à família Fabaceae, seguida das Arecaceae. O LR é indicado para a informação florística de qualidade sobre a vegetação, por ser importante ferramenta auxiliar no conhecimento da flora e contribuir para que futuros projetos de gestão ambiental, planos de manejo e restauração de áreas degradadas possam ser pensados para a implantação de políticas públicas de conservação das comunidades vegetais da cidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/148
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/148
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/148/59
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 171-179
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 171-179
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 171-179
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723485077504