EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luciano de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Fabrício Döring
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/635
Resumo: Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar os limites e possibilidades de uma proposta de intervenção, desenvolvida no ano de 2019 junto aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Para isso, esta investigação de natureza qualitativa e de caráter descritivo, referenciada na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, foi organizada em quatro fases interligadas: planejamento, ação, descrição e avaliação. Teve um movimento contínuo e sistemático, contando com a participação de 396 alunos e dos 2 professores de EF do campus. Dentre os limites da proposta de intervenção, destacamos a dificuldade de promover uma integração de conhecimentos relacionados à educação básica e profissional. Nas possibilidades, a reafirmação da importância de nosso protagonismo na contingência de nossa ação interventiva e reflexiva, no tratamento dado ao caráter processual do conhecimento e no diálogo constante e sempre renovado pela crítica dos pares.Palavras-chave: Educação; Conhecimento; Educação Profissionalizante; Currículo. Abstract: This article aims to identify and analyze the limits and possibilities of an intervention proposal, developed in 2019 with students of Technical Courses Integrated to High School on a campus of the Federal Institute Farroupilha. In this sense, a qualitative and descriptive investigation, referenced under the methodological perspective of action research, was organized in four related phases: planning, action, description, and evaluation. There was a continuous and systematic movement, with the participation of 396 students and the 2 PE teachers on campus. Among the limits of the intervention proposal, we highlight the difficulty of promoting the integration of knowledge related to basic and professional education. In terms of possibilities, the reaffirmation of the importance of our role for an interventional and reflective action in the treatment given to the procedural nature of knowledge, and in the constant and always renewed dialogue by the criticism of peers.Keywords: Education; Knowledge; Vocational Education; Curriculum.
id IFMT_e94b67c04221addd74b9894d680c6256
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/635
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃOEducaçãoConhecimentoEducação ProfissionalizanteCurrículo.Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar os limites e possibilidades de uma proposta de intervenção, desenvolvida no ano de 2019 junto aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Para isso, esta investigação de natureza qualitativa e de caráter descritivo, referenciada na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, foi organizada em quatro fases interligadas: planejamento, ação, descrição e avaliação. Teve um movimento contínuo e sistemático, contando com a participação de 396 alunos e dos 2 professores de EF do campus. Dentre os limites da proposta de intervenção, destacamos a dificuldade de promover uma integração de conhecimentos relacionados à educação básica e profissional. Nas possibilidades, a reafirmação da importância de nosso protagonismo na contingência de nossa ação interventiva e reflexiva, no tratamento dado ao caráter processual do conhecimento e no diálogo constante e sempre renovado pela crítica dos pares.Palavras-chave: Educação; Conhecimento; Educação Profissionalizante; Currículo. Abstract: This article aims to identify and analyze the limits and possibilities of an intervention proposal, developed in 2019 with students of Technical Courses Integrated to High School on a campus of the Federal Institute Farroupilha. In this sense, a qualitative and descriptive investigation, referenced under the methodological perspective of action research, was organized in four related phases: planning, action, description, and evaluation. There was a continuous and systematic movement, with the participation of 396 students and the 2 PE teachers on campus. Among the limits of the intervention proposal, we highlight the difficulty of promoting the integration of knowledge related to basic and professional education. In terms of possibilities, the reaffirmation of the importance of our role for an interventional and reflective action in the treatment given to the procedural nature of knowledge, and in the constant and always renewed dialogue by the criticism of peers.Keywords: Education; Knowledge; Vocational Education; Curriculum.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/63510.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 100-120Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 100-120Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 100-1202526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/635/261Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Luciano deMartins, Fabrício Döring2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/635Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Almeida, Luciano de
Educação
Conhecimento
Educação Profissionalizante
Currículo.
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
author Almeida, Luciano de
author_facet Almeida, Luciano de
Martins, Fabrício Döring
author_role author
author2 Martins, Fabrício Döring
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luciano de
Martins, Fabrício Döring
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Conhecimento
Educação Profissionalizante
Currículo.
topic Educação
Conhecimento
Educação Profissionalizante
Currículo.
description Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar os limites e possibilidades de uma proposta de intervenção, desenvolvida no ano de 2019 junto aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Para isso, esta investigação de natureza qualitativa e de caráter descritivo, referenciada na perspectiva metodológica da pesquisa-ação, foi organizada em quatro fases interligadas: planejamento, ação, descrição e avaliação. Teve um movimento contínuo e sistemático, contando com a participação de 396 alunos e dos 2 professores de EF do campus. Dentre os limites da proposta de intervenção, destacamos a dificuldade de promover uma integração de conhecimentos relacionados à educação básica e profissional. Nas possibilidades, a reafirmação da importância de nosso protagonismo na contingência de nossa ação interventiva e reflexiva, no tratamento dado ao caráter processual do conhecimento e no diálogo constante e sempre renovado pela crítica dos pares.Palavras-chave: Educação; Conhecimento; Educação Profissionalizante; Currículo. Abstract: This article aims to identify and analyze the limits and possibilities of an intervention proposal, developed in 2019 with students of Technical Courses Integrated to High School on a campus of the Federal Institute Farroupilha. In this sense, a qualitative and descriptive investigation, referenced under the methodological perspective of action research, was organized in four related phases: planning, action, description, and evaluation. There was a continuous and systematic movement, with the participation of 396 students and the 2 PE teachers on campus. Among the limits of the intervention proposal, we highlight the difficulty of promoting the integration of knowledge related to basic and professional education. In terms of possibilities, the reaffirmation of the importance of our role for an interventional and reflective action in the treatment given to the procedural nature of knowledge, and in the constant and always renewed dialogue by the criticism of peers.Keywords: Education; Knowledge; Vocational Education; Curriculum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/635
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/635
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/635/261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 100-120
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 100-120
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 100-120
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724721348608