EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawashima, Larissa Beraldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ana Paula Vasconcelos da, Moreira, Evando Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/629
Resumo: Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar duas experiências com o conteúdo de ginástica, mais especificamente de ginástica laboral, em turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT. O artigo se caracteriza como um relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus das experiências as aulas de Educação Física do curso técnico em administração do campus Barra do Garças e do curso técnico em agropecuária do campus São Vicente, sendo os sujeitos os alunos matriculados respectivamente nos 2º anos e 3º anos de cada curso.  Em ambas experiências, seguiu-se uma sequência pedagógica que permitiu aos alunos apreender conceitos, realizar diagnósticos, desenvolver atividades práticas e avaliar continuamente as etapas concluídas. Os alunos se sentiram valorizados e motivados com as sequências pedagógicas, avaliações e metodologias adotadas, além de serem instigados a aprender para ensinar, formando sujeitos críticos e autônomos, capazes de agir no e sobre o mundo.Palavras-chave: Ginástica laboral; Prática pedagógica; Educação física. Abstract: This article aims to present two experiences with the content of gymnastics, specifically labor gymnastics, in groups of technical courses integrated with IFMT High School. The article is characterized as an experience report, of qualitative and descriptive nature, having as locus of experiences the Physical Education classes of the technical course in administration of the Barra do Garças campus and the technical course in agriculture of the São Vicente campus, being the subjects students enrolled respectively in the 2nd and 3rd years of each course. In both experiments, a pedagogical sequence followed which allowed students to grasp concepts, perform diagnostics, develop practical activities and continually evaluate the completed stages. Students felt valued and motivated by the pedagogical sequences, assessments and methodologies adopted, and were encouraged to learn to teach, forming critical and autonomous subjects, able to act in and about the world.Keywords: labor gymnastics; pedagogical practice; physical education.
id IFMT_f0edf38052d4a9e6b22e77be4cf4aaca
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/629
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICAginástica laboralprática pedagógicaeducação físicaResumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar duas experiências com o conteúdo de ginástica, mais especificamente de ginástica laboral, em turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT. O artigo se caracteriza como um relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus das experiências as aulas de Educação Física do curso técnico em administração do campus Barra do Garças e do curso técnico em agropecuária do campus São Vicente, sendo os sujeitos os alunos matriculados respectivamente nos 2º anos e 3º anos de cada curso.  Em ambas experiências, seguiu-se uma sequência pedagógica que permitiu aos alunos apreender conceitos, realizar diagnósticos, desenvolver atividades práticas e avaliar continuamente as etapas concluídas. Os alunos se sentiram valorizados e motivados com as sequências pedagógicas, avaliações e metodologias adotadas, além de serem instigados a aprender para ensinar, formando sujeitos críticos e autônomos, capazes de agir no e sobre o mundo.Palavras-chave: Ginástica laboral; Prática pedagógica; Educação física. Abstract: This article aims to present two experiences with the content of gymnastics, specifically labor gymnastics, in groups of technical courses integrated with IFMT High School. The article is characterized as an experience report, of qualitative and descriptive nature, having as locus of experiences the Physical Education classes of the technical course in administration of the Barra do Garças campus and the technical course in agriculture of the São Vicente campus, being the subjects students enrolled respectively in the 2nd and 3rd years of each course. In both experiments, a pedagogical sequence followed which allowed students to grasp concepts, perform diagnostics, develop practical activities and continually evaluate the completed stages. Students felt valued and motivated by the pedagogical sequences, assessments and methodologies adopted, and were encouraged to learn to teach, forming critical and autonomous subjects, able to act in and about the world.Keywords: labor gymnastics; pedagogical practice; physical education.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/62910.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 81-99Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 81-99Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 81-992526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/629/260Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKawashima, Larissa BeraldoSilva, Ana Paula Vasconcelos daMoreira, Evando Carlos2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/629Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Kawashima, Larissa Beraldo
ginástica laboral
prática pedagógica
educação física
title_short EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Kawashima, Larissa Beraldo
author_facet Kawashima, Larissa Beraldo
Silva, Ana Paula Vasconcelos da
Moreira, Evando Carlos
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Vasconcelos da
Moreira, Evando Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawashima, Larissa Beraldo
Silva, Ana Paula Vasconcelos da
Moreira, Evando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv ginástica laboral
prática pedagógica
educação física
topic ginástica laboral
prática pedagógica
educação física
description Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar duas experiências com o conteúdo de ginástica, mais especificamente de ginástica laboral, em turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT. O artigo se caracteriza como um relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus das experiências as aulas de Educação Física do curso técnico em administração do campus Barra do Garças e do curso técnico em agropecuária do campus São Vicente, sendo os sujeitos os alunos matriculados respectivamente nos 2º anos e 3º anos de cada curso.  Em ambas experiências, seguiu-se uma sequência pedagógica que permitiu aos alunos apreender conceitos, realizar diagnósticos, desenvolver atividades práticas e avaliar continuamente as etapas concluídas. Os alunos se sentiram valorizados e motivados com as sequências pedagógicas, avaliações e metodologias adotadas, além de serem instigados a aprender para ensinar, formando sujeitos críticos e autônomos, capazes de agir no e sobre o mundo.Palavras-chave: Ginástica laboral; Prática pedagógica; Educação física. Abstract: This article aims to present two experiences with the content of gymnastics, specifically labor gymnastics, in groups of technical courses integrated with IFMT High School. The article is characterized as an experience report, of qualitative and descriptive nature, having as locus of experiences the Physical Education classes of the technical course in administration of the Barra do Garças campus and the technical course in agriculture of the São Vicente campus, being the subjects students enrolled respectively in the 2nd and 3rd years of each course. In both experiments, a pedagogical sequence followed which allowed students to grasp concepts, perform diagnostics, develop practical activities and continually evaluate the completed stages. Students felt valued and motivated by the pedagogical sequences, assessments and methodologies adopted, and were encouraged to learn to teach, forming critical and autonomous subjects, able to act in and about the world.Keywords: labor gymnastics; pedagogical practice; physical education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/629
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/629
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/629/260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 81-99
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 81-99
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 81-99
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724711911424