CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370 |
Resumo: | O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado. |
id |
IFMT_f2b51b40e3c4c84482e9431d5a2e5611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/370 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITEEducação Matemática no Ensino SuperiorLimite de uma funçãoTrês Mundos da Matemática.O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/37010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-952526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370/168Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gabriel de Oliveira2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/370Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
title |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE Soares, Gabriel de Oliveira Educação Matemática no Ensino Superior Limite de uma função Três Mundos da Matemática. |
title_short |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
title_full |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE |
author |
Soares, Gabriel de Oliveira |
author_facet |
Soares, Gabriel de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Gabriel de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática no Ensino Superior Limite de uma função Três Mundos da Matemática. |
topic |
Educação Matemática no Ensino Superior Limite de uma função Três Mundos da Matemática. |
description |
O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723996782592 |