CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gabriel de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370
Resumo: O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado.
id IFMT_f2b51b40e3c4c84482e9431d5a2e5611
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/370
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITEEducação Matemática no Ensino SuperiorLimite de uma funçãoTrês Mundos da Matemática.O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/37010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-952526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370/168Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gabriel de Oliveira2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/370Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
title CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
Soares, Gabriel de Oliveira
Educação Matemática no Ensino Superior
Limite de uma função
Três Mundos da Matemática.
title_short CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
title_full CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
title_sort CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
author Soares, Gabriel de Oliveira
author_facet Soares, Gabriel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gabriel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática no Ensino Superior
Limite de uma função
Três Mundos da Matemática.
topic Educação Matemática no Ensino Superior
Limite de uma função
Três Mundos da Matemática.
description O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/370/168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 80-95
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723996782592