O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gabriel de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Docência do Ensino Superior (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513
Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal.
id UFMG-24_a235ac150b33a9b9fa758aa062df72da
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/24513
network_acronym_str UFMG-24
network_name_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository_id_str
spelling O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da MatemáticaTrês Mundos da MatemáticaLicenciatura em MatemáticaLimite de uma funçãoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal.Universidade Federal de Minas Gerais2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2Revista Docência do Ensino Superior; v. 10 (2020); 1-22237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513/19680Copyright (c) 2020 Gabriel de Oliveira Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gabriel de Oliveira2023-02-07T01:58:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24513Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2023-02-07T01:58:53Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
title O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
spellingShingle O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
Soares, Gabriel de Oliveira
Três Mundos da Matemática
Licenciatura em Matemática
Limite de uma função
title_short O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
title_full O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
title_fullStr O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
title_full_unstemmed O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
title_sort O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
author Soares, Gabriel de Oliveira
author_facet Soares, Gabriel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gabriel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Três Mundos da Matemática
Licenciatura em Matemática
Limite de uma função
topic Três Mundos da Matemática
Licenciatura em Matemática
Limite de uma função
description Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24513/19680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Gabriel de Oliveira Soares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Gabriel de Oliveira Soares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-2
Revista Docência do Ensino Superior; v. 10 (2020); 1-2
2237-5864
2358-6338
reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
collection Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||
_version_ 1797174635949719552