SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Cirlande Cabral da, Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515
Resumo: Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.
id IFMT_f45ed7bd810366f7a9ddc3fcdf7b1ddf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/515
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIASaberes DocentesFormação InicialBiologiaOs saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-6842526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515/235Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel-Cabral, Hiléia MonteiroSilva, Cirlande Cabral daAraújo, Cleusa Suzana Oliveira de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/515Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
title SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
spellingShingle SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro
Saberes Docentes
Formação Inicial
Biologia
title_short SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_full SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_fullStr SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
title_sort SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
author Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro
author_facet Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro
Silva, Cirlande Cabral da
Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
author_role author
author2 Silva, Cirlande Cabral da
Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro
Silva, Cirlande Cabral da
Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Docentes
Formação Inicial
Biologia
topic Saberes Docentes
Formação Inicial
Biologia
description Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515/235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724063891456