SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515 |
Resumo: | Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor. |
id |
IFMT_f45ed7bd810366f7a9ddc3fcdf7b1ddf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/515 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIASaberes DocentesFormação InicialBiologiaOs saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-6842526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515/235Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel-Cabral, Hiléia MonteiroSilva, Cirlande Cabral daAraújo, Cleusa Suzana Oliveira de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/515Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro Saberes Docentes Formação Inicial Biologia |
title_short |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_full |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
title_sort |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
author |
Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro |
author_facet |
Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro Silva, Cirlande Cabral da Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cirlande Cabral da Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel-Cabral, Hiléia Monteiro Silva, Cirlande Cabral da Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Docentes Formação Inicial Biologia |
topic |
Saberes Docentes Formação Inicial Biologia |
description |
Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/515/235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 669-684 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724063891456 |