Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccon,Ana Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Arruda,Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente.
id UNESP-22_4e53d4882af0f6c7ebb5239c98a29484
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000300001
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionadoFormação inicial de professores de FísicaSaberes docentesEstágio supervisionadoNeste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300001info:eu-repo/semantics/openAccessBaccon,Ana Lúcia PereiraArruda,Sergio de Mellopor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.321628Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
title Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
spellingShingle Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
Baccon,Ana Lúcia Pereira
Formação inicial de professores de Física
Saberes docentes
Estágio supervisionado
title_short Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
title_full Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
title_fullStr Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
title_full_unstemmed Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
title_sort Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
author Baccon,Ana Lúcia Pereira
author_facet Baccon,Ana Lúcia Pereira
Arruda,Sergio de Mello
author_role author
author2 Arruda,Sergio de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccon,Ana Lúcia Pereira
Arruda,Sergio de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de Física
Saberes docentes
Estágio supervisionado
topic Formação inicial de professores de Física
Saberes docentes
Estágio supervisionado
description Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956137562112