Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente. |
id |
UNESP-22_4e53d4882af0f6c7ebb5239c98a29484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132010000300001 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionadoFormação inicial de professores de FísicaSaberes docentesEstágio supervisionadoNeste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300001info:eu-repo/semantics/openAccessBaccon,Ana Lúcia PereiraArruda,Sergio de Mellopor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.321628Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
title |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
spellingShingle |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado Baccon,Ana Lúcia Pereira Formação inicial de professores de Física Saberes docentes Estágio supervisionado |
title_short |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
title_full |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
title_fullStr |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
title_sort |
Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado |
author |
Baccon,Ana Lúcia Pereira |
author_facet |
Baccon,Ana Lúcia Pereira Arruda,Sergio de Mello |
author_role |
author |
author2 |
Arruda,Sergio de Mello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccon,Ana Lúcia Pereira Arruda,Sergio de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de Física Saberes docentes Estágio supervisionado |
topic |
Formação inicial de professores de Física Saberes docentes Estágio supervisionado |
description |
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000300001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956137562112 |