NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Maria Grings
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues, SOUSA, Romier da Paixão, AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva, SILVA, Franciara Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275
Resumo: Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia.
id IFPA-1_137f3bb53ba69e7c117609a32abcdf4b
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/275
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia ParaenseInteração de saberFormação-reflexãoEnsino-pesquisa-extensãoCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAEducação em agroecologia: resistência e lutas pela democraciaEducação e Agroecologia na AmazôniaEste trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáBrasil2022-09-29T17:39:40Z2022-09-29T17:39:40Z2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectBATISTA, Maria Grings; COELHO, Roberta de Fátima Rodrigues; SOUSA, Romier da Paixão;AMARAL, Waldiléia Rendeiro daSilva;SILVA, Franciara Santos. NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de Educação em Agroecologia na Amazônia Paraense. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2015. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275. Acesso em:.2236-7934https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22381/12841reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporCadernos de agroecologiaBATISTA, Maria GringsCOELHO, Roberta de Fatima RodriguesSOUSA, Romier da PaixãoAMARAL, Waldiléia Rendeiro da SilvaSILVA, Franciara Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T19:45:44Zoai:10.0.2.15:prefix/275Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-28T19:45:44Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
spellingShingle NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
BATISTA, Maria Grings
Interação de saber
Formação-reflexão
Ensino-pesquisa-extensão
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
title_short NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_full NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_fullStr NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_full_unstemmed NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
title_sort NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
author BATISTA, Maria Grings
author_facet BATISTA, Maria Grings
COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues
SOUSA, Romier da Paixão
AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva
SILVA, Franciara Santos
author_role author
author2 COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues
SOUSA, Romier da Paixão
AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva
SILVA, Franciara Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Maria Grings
COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues
SOUSA, Romier da Paixão
AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva
SILVA, Franciara Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Interação de saber
Formação-reflexão
Ensino-pesquisa-extensão
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
topic Interação de saber
Formação-reflexão
Ensino-pesquisa-extensão
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
description Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25
2022-09-29T17:39:40Z
2022-09-29T17:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Maria Grings; COELHO, Roberta de Fátima Rodrigues; SOUSA, Romier da Paixão;AMARAL, Waldiléia Rendeiro daSilva;SILVA, Franciara Santos. NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de Educação em Agroecologia na Amazônia Paraense. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2015. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275. Acesso em:.
2236-7934
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275
identifier_str_mv BATISTA, Maria Grings; COELHO, Roberta de Fátima Rodrigues; SOUSA, Romier da Paixão;AMARAL, Waldiléia Rendeiro daSilva;SILVA, Franciara Santos. NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de Educação em Agroecologia na Amazônia Paraense. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2015. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275. Acesso em:.
2236-7934
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de agroecologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22381/12841
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688292519936