Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284 |
Resumo: | Objetivou-se neste estudo refletir sobre a relação Trabalho-Educação na educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. Tal formação se refere à primeira experiência institucionalizada de Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Rural de Marabá em parceria com os movimentos sociais e, financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e pela abordagem qualitativa a presente investigação considerou que o percurso formativo dos jovens do campo aponta para a perspectiva da educação politécnica. |
id |
IFPA-1_a9962a39679ab90cf88a32e3d60ff502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:10.0.2.15:prefix/284 |
network_acronym_str |
IFPA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do ParáCurrículo integradoEducação do campoAlternância pedagógicaCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAEducação em agroecologia: resistência e lutas pela democraciaEducação e Agroecologia na AmazôniaObjetivou-se neste estudo refletir sobre a relação Trabalho-Educação na educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. Tal formação se refere à primeira experiência institucionalizada de Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Rural de Marabá em parceria com os movimentos sociais e, financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e pela abordagem qualitativa a presente investigação considerou que o percurso formativo dos jovens do campo aponta para a perspectiva da educação politécnica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáAssociação Brasileira de AgroecologiaBrasilABA2022-10-03T13:26:40Z2022-10-03T13:26:40Z2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento; SOUSA, Romier da Paixão. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284. Acesso em:.2236-7934https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22374/12834reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporCadernos de agroecologiaSOBRINHO, Shauma Tamara do NascimentoSOUSA, Romier da Paixãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T20:28:15Zoai:10.0.2.15:prefix/284Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-26T20:28:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
title |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
spellingShingle |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento Currículo integrado Educação do campo Alternância pedagógica CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia Educação e Agroecologia na Amazônia |
title_short |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
title_full |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
title_fullStr |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
title_full_unstemmed |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
title_sort |
Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará |
author |
SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento |
author_facet |
SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento SOUSA, Romier da Paixão |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, Romier da Paixão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento SOUSA, Romier da Paixão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo integrado Educação do campo Alternância pedagógica CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia Educação e Agroecologia na Amazônia |
topic |
Currículo integrado Educação do campo Alternância pedagógica CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia Educação e Agroecologia na Amazônia |
description |
Objetivou-se neste estudo refletir sobre a relação Trabalho-Educação na educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. Tal formação se refere à primeira experiência institucionalizada de Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Rural de Marabá em parceria com os movimentos sociais e, financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e pela abordagem qualitativa a presente investigação considerou que o percurso formativo dos jovens do campo aponta para a perspectiva da educação politécnica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-25 2022-10-03T13:26:40Z 2022-10-03T13:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento; SOUSA, Romier da Paixão. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284. Acesso em:. 2236-7934 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284 |
identifier_str_mv |
SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento; SOUSA, Romier da Paixão. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284. Acesso em:. 2236-7934 |
url |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de agroecologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Agroecologia Brasil ABA |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Agroecologia Brasil ABA |
dc.source.none.fl_str_mv |
https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22374/12834 reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instacron:IFPA |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
instacron_str |
IFPA |
institution |
IFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ifpa.edu.br |
_version_ |
1795322688313491456 |