Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SOUSA, Romier da Paixão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284
Resumo: Objetivou-se neste estudo refletir sobre a relação Trabalho-Educação na educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. Tal formação se refere à primeira experiência institucionalizada de Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Rural de Marabá em parceria com os movimentos sociais e, financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e pela abordagem qualitativa a presente investigação considerou que o percurso formativo dos jovens do campo aponta para a perspectiva da educação politécnica.
id IFPA-1_a9962a39679ab90cf88a32e3d60ff502
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/284
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do ParáCurrículo integradoEducação do campoAlternância pedagógicaCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAEducação em agroecologia: resistência e lutas pela democraciaEducação e Agroecologia na AmazôniaObjetivou-se neste estudo refletir sobre a relação Trabalho-Educação na educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. Tal formação se refere à primeira experiência institucionalizada de Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Rural de Marabá em parceria com os movimentos sociais e, financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e pela abordagem qualitativa a presente investigação considerou que o percurso formativo dos jovens do campo aponta para a perspectiva da educação politécnica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáAssociação Brasileira de AgroecologiaBrasilABA2022-10-03T13:26:40Z2022-10-03T13:26:40Z2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento; SOUSA, Romier da Paixão. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284. Acesso em:.2236-7934https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22374/12834reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporCadernos de agroecologiaSOBRINHO, Shauma Tamara do NascimentoSOUSA, Romier da Paixãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T20:28:15Zoai:10.0.2.15:prefix/284Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-26T20:28:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
title Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
spellingShingle Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento
Currículo integrado
Educação do campo
Alternância pedagógica
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
title_short Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
title_full Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
title_fullStr Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
title_full_unstemmed Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
title_sort Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
author SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento
author_facet SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento
SOUSA, Romier da Paixão
author_role author
author2 SOUSA, Romier da Paixão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento
SOUSA, Romier da Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo integrado
Educação do campo
Alternância pedagógica
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
topic Currículo integrado
Educação do campo
Alternância pedagógica
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Educação em agroecologia: resistência e lutas pela democracia
Educação e Agroecologia na Amazônia
description Objetivou-se neste estudo refletir sobre a relação Trabalho-Educação na educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. Tal formação se refere à primeira experiência institucionalizada de Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, ofertada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Rural de Marabá em parceria com os movimentos sociais e, financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Orientando-se pelo materialismo histórico-dialético e pela abordagem qualitativa a presente investigação considerou que o percurso formativo dos jovens do campo aponta para a perspectiva da educação politécnica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25
2022-10-03T13:26:40Z
2022-10-03T13:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento; SOUSA, Romier da Paixão. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284. Acesso em:.
2236-7934
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284
identifier_str_mv SOBRINHO, Shauma Tamara do Nascimento; SOUSA, Romier da Paixão. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica, (RJ). Anais ... Seropédica, (RJ), 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284. Acesso em:.
2236-7934
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de agroecologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Agroecologia
Brasil
ABA
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Agroecologia
Brasil
ABA
dc.source.none.fl_str_mv https://revistas.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/22374/12834
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688313491456