A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256 |
Resumo: | Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011). |
id |
IFPA-1_476000033040a1f9ae89f7253b00655e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:10.0.2.15:prefix/256 |
network_acronym_str |
IFPA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesaProfessor do campoPedagogia da alternânciaIdentidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Portugal2022-09-28T14:04:05Z2022-09-28T14:04:05Z2014-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em:https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-21647-8614https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256Disponível na Internethttps://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_46-2_9/1119reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporRevista Portuguesa de PedagogiaNEVES, Miranilde Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:52:10Zoai:10.0.2.15:prefix/256Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T20:52:10Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
title |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
spellingShingle |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa NEVES, Miranilde Oliveira Professor do campo Pedagogia da alternância Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
title_full |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
title_fullStr |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
title_full_unstemmed |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
title_sort |
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa |
author |
NEVES, Miranilde Oliveira |
author_facet |
NEVES, Miranilde Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, Miranilde Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor do campo Pedagogia da alternância Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Professor do campo Pedagogia da alternância Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-29 2022-09-28T14:04:05Z 2022-09-28T14:04:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2 1647-8614 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256 |
identifier_str_mv |
NEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em: 1647-8614 |
url |
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Pedagogia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Portugal |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Portugal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Disponível na Internet https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_46-2_9/1119 reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instacron:IFPA |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
instacron_str |
IFPA |
institution |
IFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ifpa.edu.br |
_version_ |
1795322688249528320 |