A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Miranilde Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
Resumo: Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).
id IFPA-1_476000033040a1f9ae89f7253b00655e
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/256
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesaProfessor do campoPedagogia da alternânciaIdentidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Portugal2022-09-28T14:04:05Z2022-09-28T14:04:05Z2014-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em:https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-21647-8614https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256Disponível na Internethttps://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_46-2_9/1119reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporRevista Portuguesa de PedagogiaNEVES, Miranilde Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:52:10Zoai:10.0.2.15:prefix/256Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T20:52:10Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
title A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
spellingShingle A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
NEVES, Miranilde Oliveira
Professor do campo
Pedagogia da alternância
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
title_full A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
title_fullStr A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
title_full_unstemmed A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
title_sort A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
author NEVES, Miranilde Oliveira
author_facet NEVES, Miranilde Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor do campo
Pedagogia da alternância
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Professor do campo
Pedagogia da alternância
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-29
2022-09-28T14:04:05Z
2022-09-28T14:04:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2
1647-8614
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
identifier_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em:
1647-8614
url https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Pedagogia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Portugal
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Portugal
dc.source.none.fl_str_mv Disponível na Internet
https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_46-2_9/1119
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688249528320