Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Aldilene Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, Eduardo Souza da, LEAL, Mayara Mendes, SALES, Reinaldo Eduardo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434
Resumo: The objective of this work is to analyze the importance, insertion and difficulties faced for the application of recreational activities in the educational context of the Juarez Silva School, located in the rural area of the municipality of Garrafão do Norte, state of Pará. Five teachers from Early Childhood Education to the 5th Year of Elementary School took part in the research, whose data collection took place through a questionnaire that, after being applied, the data were tabulated and served as a basis for the presentationof the research results. The results showed that through play, learning becomes more meaningful, given that it is a facilitating element in the student's development process. In addition, it was noticed that it is inserted through games and in school planning. Finally, it is important to highlight that the main difficulties faced for the insertion of the ludic in the pedagogical practice are the lack of pedagogical materials and the resistance on the part of the majority of fathers, mothers and guardians
id IFPA-1_5cb7fa9b78c99c1805d0ca4bf12e55e4
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/434
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campoDificuldadeEducação do campoImportânciaLúdicoPlayfulImportanceDifficultieCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe objective of this work is to analyze the importance, insertion and difficulties faced for the application of recreational activities in the educational context of the Juarez Silva School, located in the rural area of the municipality of Garrafão do Norte, state of Pará. Five teachers from Early Childhood Education to the 5th Year of Elementary School took part in the research, whose data collection took place through a questionnaire that, after being applied, the data were tabulated and served as a basis for the presentationof the research results. The results showed that through play, learning becomes more meaningful, given that it is a facilitating element in the student's development process. In addition, it was noticed that it is inserted through games and in school planning. Finally, it is important to highlight that the main difficulties faced for the insertion of the ludic in the pedagogical practice are the lack of pedagogical materials and the resistance on the part of the majority of fathers, mothers and guardiansO objetivo deste trabalho é analisar a importância, inserção e dificuldades enfrentadas para a aplicação de atividades lúdicas no contexto educativo da Escola Juarez Silva, localizada na zona rural do município de Garrafão do Norte, estado do Pará. Fizeram parte da pesquisa 5 professoras da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário que depois de aplicado, os dados foram tabulados e serviram de base para a apresentação dos resultados da pesquisa. Os resultados demonstraram que por meio do lúdico a aprendizagem se torna mais significativa, tendo em vista que ele é um elemento facilitador no processo de desenvolvimento do estudante. Além disso, foi percebido que ele está inserido por meio de jogos e no planejamento da escola. Por fim, é importante destacar que as principais dificuldades enfrentadas para a inserção do lúdico na prática pedagógica são a falta de materiais pedagógicos e a resistência por parte da maioria dos pais, mães e responsáveis.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáEditora Campo da HistóriaBrasil2023-05-22T14:08:19Z20232023-05-22T14:08:19Z2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCUNHA, Aldilene Pereira; SILVA, Eduardo Souza da; LEAL, Mayara Mendes; SALES, Reinaldo Eduardo da Silva. Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo. Revista Campo da História, Curitiba, v.7, n.1, p.421-437, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434. Acesso em:10.55906/rcdhv7n1-0302526-3943https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434Disponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporRevista Campo da HistóriaCUNHA, Aldilene PereiraSILVA, Eduardo Souza daLEAL, Mayara MendesSALES, Reinaldo Eduardo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T13:28:29Zoai:10.0.2.15:prefix/434Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-08-08T13:28:29Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
title Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
spellingShingle Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
CUNHA, Aldilene Pereira
Dificuldade
Educação do campo
Importância
Lúdico
Playful
Importance
Difficultie
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
title_full Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
title_fullStr Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
title_full_unstemmed Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
title_sort Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo
author CUNHA, Aldilene Pereira
author_facet CUNHA, Aldilene Pereira
SILVA, Eduardo Souza da
LEAL, Mayara Mendes
SALES, Reinaldo Eduardo da Silva
author_role author
author2 SILVA, Eduardo Souza da
LEAL, Mayara Mendes
SALES, Reinaldo Eduardo da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Aldilene Pereira
SILVA, Eduardo Souza da
LEAL, Mayara Mendes
SALES, Reinaldo Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade
Educação do campo
Importância
Lúdico
Playful
Importance
Difficultie
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Dificuldade
Educação do campo
Importância
Lúdico
Playful
Importance
Difficultie
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of this work is to analyze the importance, insertion and difficulties faced for the application of recreational activities in the educational context of the Juarez Silva School, located in the rural area of the municipality of Garrafão do Norte, state of Pará. Five teachers from Early Childhood Education to the 5th Year of Elementary School took part in the research, whose data collection took place through a questionnaire that, after being applied, the data were tabulated and served as a basis for the presentationof the research results. The results showed that through play, learning becomes more meaningful, given that it is a facilitating element in the student's development process. In addition, it was noticed that it is inserted through games and in school planning. Finally, it is important to highlight that the main difficulties faced for the insertion of the ludic in the pedagogical practice are the lack of pedagogical materials and the resistance on the part of the majority of fathers, mothers and guardians
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
2023-05-22T14:08:19Z
2023
2023-05-22T14:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Aldilene Pereira; SILVA, Eduardo Souza da; LEAL, Mayara Mendes; SALES, Reinaldo Eduardo da Silva. Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo. Revista Campo da História, Curitiba, v.7, n.1, p.421-437, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434. Acesso em:
10.55906/rcdhv7n1-030
2526-3943
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434
identifier_str_mv CUNHA, Aldilene Pereira; SILVA, Eduardo Souza da; LEAL, Mayara Mendes; SALES, Reinaldo Eduardo da Silva. Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo. Revista Campo da História, Curitiba, v.7, n.1, p.421-437, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434. Acesso em:
10.55906/rcdhv7n1-030
2526-3943
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Campo da História
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Campo da História
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Editora Campo da História
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Disponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.br
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688851410944