Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Romier da Paixão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: NAVARO, Manuel González de Molina
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404
Resumo: O aumento de uma agricultura cada vez mais distante da natureza é o produto da “grande transformação” que ocorreu há pouco mais de 200 anos, onde, a partir de um conjunto de mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas, modificou-se a maneira pela qual a sociedade se relacionaria com o meio ambiente. Para implementar essa transformação da base técnica na agricultura, essa concepção foi amplamente assumida pelos mecanismos de produção e disseminação do conhecimento, associados aos instrumentos de financiamento para os agricultores. Nessa direção, a educação, a pesquisa, a extensão e o crédito rural tiveram um papel fundamental na disseminação dessa nova tecnologia dominante dos países desenvolvidos e disseminada em todo o mundo. Parte dos problemas desse processo foi à perda da sabedoria dos povos camponeses. A invisibilidade e discriminação dessas sabedorias também eram perceptíveis como resultado da modernização. Desta forma, os camponeses, por intermédio de suas organizações sociais, estão construindo formas contra hegemônicas de construção e disseminação do conhecimento em todo o mundo, como educação, pesquisa e extensão baseadas nos princípios da agroecologia, práticas de resistência social e política. O presente artigo buscou analisar a influência da formação profissional com abordagem agroecológica nos sistemas de produção de jovens camponeses no meio rural amazônico. Os agricultores estão implementando inovações em suas propriedades familiares na perspectiva de construir a autonomia econômica e produtiva dos territórios. A abordagem metodológica da agroecologia política e da educação popular foram as perspectivas metodológicas utilizadas. Os jovens agricultores da Amazônia tiveram uma mudança nos sistemas de produção a partir das formações que participaram com uma abordagem agroecológica.
id IFPA-1_7bfbb3579d41c5768cd5cd338e8fb873
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/404
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecologíaEducación profesionalPeasant innovationAgroecologíaAmazôniaEducação profissionalInovação camponesaAgroecologiaAmazôniaCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO aumento de uma agricultura cada vez mais distante da natureza é o produto da “grande transformação” que ocorreu há pouco mais de 200 anos, onde, a partir de um conjunto de mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas, modificou-se a maneira pela qual a sociedade se relacionaria com o meio ambiente. Para implementar essa transformação da base técnica na agricultura, essa concepção foi amplamente assumida pelos mecanismos de produção e disseminação do conhecimento, associados aos instrumentos de financiamento para os agricultores. Nessa direção, a educação, a pesquisa, a extensão e o crédito rural tiveram um papel fundamental na disseminação dessa nova tecnologia dominante dos países desenvolvidos e disseminada em todo o mundo. Parte dos problemas desse processo foi à perda da sabedoria dos povos camponeses. A invisibilidade e discriminação dessas sabedorias também eram perceptíveis como resultado da modernização. Desta forma, os camponeses, por intermédio de suas organizações sociais, estão construindo formas contra hegemônicas de construção e disseminação do conhecimento em todo o mundo, como educação, pesquisa e extensão baseadas nos princípios da agroecologia, práticas de resistência social e política. O presente artigo buscou analisar a influência da formação profissional com abordagem agroecológica nos sistemas de produção de jovens camponeses no meio rural amazônico. Os agricultores estão implementando inovações em suas propriedades familiares na perspectiva de construir a autonomia econômica e produtiva dos territórios. A abordagem metodológica da agroecologia política e da educação popular foram as perspectivas metodológicas utilizadas. Os jovens agricultores da Amazônia tiveram uma mudança nos sistemas de produção a partir das formações que participaram com uma abordagem agroecológica.El incremento de una agricultura cada vez más lejana de la naturaleza es producto de la “gran transformación” que ocurrió hace poco más de 200 años, donde a partir de un conjunto de cambios sociales, económicos, políticos y tecnológicos se modificó, la forma en que la sociedad se relacionaría con la naturaleza. Para poner en marcha esta transformación de la base técnica en la agricultura, esta concepción fue asumida ampliamente por los mecanismos de producción y diseminación de conocimiento, asociados a instrumentos de financiación de los agricultores. En esta dirección, la enseñanza, investigación, extensión y el crédito rural tuvieron un papel fundamental en la difusión de esta nueva tecnología dominante de los países desarrollados y diseminada en todo el mundo. Parte de los problemas ocurridos con este proceso fue la pérdida de las sabidurías de los pueblos campesinos. La invisibilidad y la discriminación de estas sabidurías también fueron perceptibles como producto de la modernización. De esta manera, los campesinos, a través de sus organizaciones sociales vienen construyendo en todo el mundo formas contra hegemónicas de construcción y diseminación del conocimiento, como la educación, la investigación y la extensión con base en los principios de la agroecología, prácticas de resistencias sociales y políticas. El presente artículo, buscó analizar la influencia de la educación profesional con enfoque agroecológico en los sistemas de producción de jóvenes campesinos en el medio rural Amazónico. Los campesinos están implementando innovaciones en sus fincas familiares en la perspectiva de la construcción de la autonomía económica y productiva de los territorios. El enfoque metodológico de la Agroecología política y educación popular fueron las perspectivas metodológicas utilizadas. Los jóvenes campesinos en la Amazonía tuvieron un cambio en los sistemas de producción a partir de las formaciones que participaran con enfoque agroecológico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáUniversidad Pablo de OlavideUniversidade Estadual do Rio Grande do SulBrasilUERGSBERRETA, Márcia dos Santos RamosLAURENT, Françoishttp://lattes.cnpq.br/1329530199076320http://lattes.cnpq.br/9969382109875336https://orcid.org/0000-0001-8302-091X EndereçoUniversidade Estadual do Rio Grande do SulLe Mans UniversitéSOUSA, Romier da PaixãoNAVARO, Manuel González de Molina2023-03-24T14:19:27Z2023-03-24T14:19:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartSOUSA, Romier da Paixão; MOLINA, Manuel González de. Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología. In.: BERRETA, Márcia dos Santos Ramos; LAURENT, François (org.). Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil. Porto Alegre: UERGS, Université Le Mans, 2019. p. 347-372. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404. Acesso em:9788560231461https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404porMudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPA2023-06-21T23:06:48Zoai:10.0.2.15:prefix/404Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-21T23:06:48Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
title Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
spellingShingle Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
SOUSA, Romier da Paixão
Educación profesional
Peasant innovation
Agroecología
Amazônia
Educação profissional
Inovação camponesa
Agroecologia
Amazônia
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
title_full Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
title_fullStr Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
title_full_unstemmed Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
title_sort Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología
author SOUSA, Romier da Paixão
author_facet SOUSA, Romier da Paixão
NAVARO, Manuel González de Molina
author_role author
author2 NAVARO, Manuel González de Molina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BERRETA, Márcia dos Santos Ramos
LAURENT, François
http://lattes.cnpq.br/1329530199076320
http://lattes.cnpq.br/9969382109875336
https://orcid.org/0000-0001-8302-091X Endereço
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Le Mans Université
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Romier da Paixão
NAVARO, Manuel González de Molina
dc.subject.por.fl_str_mv Educación profesional
Peasant innovation
Agroecología
Amazônia
Educação profissional
Inovação camponesa
Agroecologia
Amazônia
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Educación profesional
Peasant innovation
Agroecología
Amazônia
Educação profissional
Inovação camponesa
Agroecologia
Amazônia
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O aumento de uma agricultura cada vez mais distante da natureza é o produto da “grande transformação” que ocorreu há pouco mais de 200 anos, onde, a partir de um conjunto de mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas, modificou-se a maneira pela qual a sociedade se relacionaria com o meio ambiente. Para implementar essa transformação da base técnica na agricultura, essa concepção foi amplamente assumida pelos mecanismos de produção e disseminação do conhecimento, associados aos instrumentos de financiamento para os agricultores. Nessa direção, a educação, a pesquisa, a extensão e o crédito rural tiveram um papel fundamental na disseminação dessa nova tecnologia dominante dos países desenvolvidos e disseminada em todo o mundo. Parte dos problemas desse processo foi à perda da sabedoria dos povos camponeses. A invisibilidade e discriminação dessas sabedorias também eram perceptíveis como resultado da modernização. Desta forma, os camponeses, por intermédio de suas organizações sociais, estão construindo formas contra hegemônicas de construção e disseminação do conhecimento em todo o mundo, como educação, pesquisa e extensão baseadas nos princípios da agroecologia, práticas de resistência social e política. O presente artigo buscou analisar a influência da formação profissional com abordagem agroecológica nos sistemas de produção de jovens camponeses no meio rural amazônico. Os agricultores estão implementando inovações em suas propriedades familiares na perspectiva de construir a autonomia econômica e produtiva dos territórios. A abordagem metodológica da agroecologia política e da educação popular foram as perspectivas metodológicas utilizadas. Os jovens agricultores da Amazônia tiveram uma mudança nos sistemas de produção a partir das formações que participaram com uma abordagem agroecológica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-03-24T14:19:27Z
2023-03-24T14:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Romier da Paixão; MOLINA, Manuel González de. Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología. In.: BERRETA, Márcia dos Santos Ramos; LAURENT, François (org.). Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil. Porto Alegre: UERGS, Université Le Mans, 2019. p. 347-372. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404. Acesso em:
9788560231461
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404
identifier_str_mv SOUSA, Romier da Paixão; MOLINA, Manuel González de. Educación profesional e innovación en los sistemas de producción de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología. In.: BERRETA, Márcia dos Santos Ramos; LAURENT, François (org.). Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil. Porto Alegre: UERGS, Université Le Mans, 2019. p. 347-372. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404. Acesso em:
9788560231461
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Brasil
UERGS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Brasil
UERGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688840925184