Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Dayse Rodrigues dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363
Resumo: This article reflects on practices of Portuguese language and literature in high school in Rio Grande do Sul from the curricular framework of the state of Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). The objective is to reflectively report the experience of the classes taught following the curricular reference mentioned in both the Portuguese Language and Literature subjects in High School, during the supervised internship in Letters. The methodology used for the writing of this work is qualitative research, in which the bibliographic review of the reference itself and of other articles about it was carried out, in order to evaluate the adequacy or not of the planned classes. The main conclusions are related to the fact that the plans of mother tongue and literature try to encompass the guidelines of the referential, but still find it difficult to overcome the old practices centered on the teaching of grammar and literary periodization in high school
id IFPA-1_80f41f24172998c2ffae5cdde8a7b623
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/363
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio GrandePortuguese language and literature practices in high school with Lições do Rio GrandeReferencial curricular lição do Rio GrandeEnsino de língua portuguesaEnsino de literaturaEnsino médioPortuguese Language TeachingLiterature teachingHigh schoolCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAThis article reflects on practices of Portuguese language and literature in high school in Rio Grande do Sul from the curricular framework of the state of Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). The objective is to reflectively report the experience of the classes taught following the curricular reference mentioned in both the Portuguese Language and Literature subjects in High School, during the supervised internship in Letters. The methodology used for the writing of this work is qualitative research, in which the bibliographic review of the reference itself and of other articles about it was carried out, in order to evaluate the adequacy or not of the planned classes. The main conclusions are related to the fact that the plans of mother tongue and literature try to encompass the guidelines of the referential, but still find it difficult to overcome the old practices centered on the teaching of grammar and literary periodization in high schoolO presente artigo reflete sobre práticas de língua portuguesa e literatura no Ensino Médio gaúcho a partir do referencial curricular do estado do Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). O objetivo é relatar de maneira reflexiva a experiência das aulas ministradas seguindo o referencial curricular mencionado tanto na disciplina de Língua Portuguesa como de Literatura no Ensino Médio, durante o estágio supervisionado em Letras. A metodologia utilizada para a escrita deste trabalho é da pesquisa qualitativa, em que a revisão bibliográfica do próprio referencial e de outros artigos sobre ele foi realizada, no intuito de avaliar a adequação ou não das aulas planejadas. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que os planos de língua materna e literatura tentam abarcar as orientações do referencial, mas ainda encontram dificuldades em superar as velhas práticas centradas no ensino de gramática e periodização literária no ensino médioInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloBrasilIFSP2022-10-20T19:40:09Z2022-10-20T19:40:09Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSANTOS, Dayse Rodrigues. Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 3, p. 40-53, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363. Acesso em: .2674-6344https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/riel/article/view/1746/1179reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporRevista Interdisciplinar em Estudos de LinguagemSANTOS, Dayse Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-29T11:46:42Zoai:10.0.2.15:prefix/363Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-29T11:46:42Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
Portuguese language and literature practices in high school with Lições do Rio Grande
title Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
spellingShingle Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
SANTOS, Dayse Rodrigues dos
Referencial curricular lição do Rio Grande
Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Ensino médio
Portuguese Language Teaching
Literature teaching
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
title_short Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
title_full Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
title_fullStr Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
title_full_unstemmed Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
title_sort Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
author SANTOS, Dayse Rodrigues dos
author_facet SANTOS, Dayse Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Dayse Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Referencial curricular lição do Rio Grande
Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Ensino médio
Portuguese Language Teaching
Literature teaching
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
topic Referencial curricular lição do Rio Grande
Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Ensino médio
Portuguese Language Teaching
Literature teaching
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description This article reflects on practices of Portuguese language and literature in high school in Rio Grande do Sul from the curricular framework of the state of Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). The objective is to reflectively report the experience of the classes taught following the curricular reference mentioned in both the Portuguese Language and Literature subjects in High School, during the supervised internship in Letters. The methodology used for the writing of this work is qualitative research, in which the bibliographic review of the reference itself and of other articles about it was carried out, in order to evaluate the adequacy or not of the planned classes. The main conclusions are related to the fact that the plans of mother tongue and literature try to encompass the guidelines of the referential, but still find it difficult to overcome the old practices centered on the teaching of grammar and literary periodization in high school
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
2022-10-20T19:40:09Z
2022-10-20T19:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Dayse Rodrigues. Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 3, p. 40-53, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363. Acesso em: .
2674-6344
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363
identifier_str_mv SANTOS, Dayse Rodrigues. Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 3, p. 40-53, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363. Acesso em: .
2674-6344
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Brasil
IFSP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Brasil
IFSP
dc.source.none.fl_str_mv https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/riel/article/view/1746/1179
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688703561728