Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097
Resumo: O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área.
id UFCG_d90694c80fa77e82e71f72e5f4287c45
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9097
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum.Literatura - ensinoEnsino médioOrientações curricularesLiterature - TeachingHigh schoolCurriculum GuidelinesLetras - Língua Portuguesa.O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área.The present study, of an essentially theoretical nature, addresses the place and function of literature teaching in secondary schools. It presents, in this direction, an angle of the question in which some theoretical presuppositions are discussed, especially from the approaches that take the teaching of literature in a pragmatic perspective. It takes as its main basis the studies of Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), among others, besides being based on the guidelines proposed by the Curriculum Guidelines for Secondary Education (BRASIL, 2006) The emphasis for the discussion presented here is justified by the need to establish a link between theoretical foundations that serve as a basis for the training and practice of the Portuguese Language teacher and, therefore, for the teacher of Literature in High School in a dialogue for what is proposed by the official documents that establish curricula bases to be developed in High School at the level of teaching presented here, and in keeping with this objective, we point out the points of approximation and distance between these positions to somehow, evidence data that contribute to the area's research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389SILVA, Abdoral Inácio da.SOUSA, Rozilene Lopes de.OLIVEIRA, Solange Lourenço de.2018-08-072019-11-12T15:37:26Z2019-11-122019-11-12T15:37:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:57:13Zoai:localhost:riufcg/9097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:57:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum.
title Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
spellingShingle Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
Literatura - ensino
Ensino médio
Orientações curriculares
Literature - Teaching
High school
Curriculum Guidelines
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
title_full Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
title_fullStr Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
title_full_unstemmed Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
title_sort Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
author OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
author_facet OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
SILVA, Abdoral Inácio da.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - ensino
Ensino médio
Orientações curriculares
Literature - Teaching
High school
Curriculum Guidelines
Letras - Língua Portuguesa.
topic Literatura - ensino
Ensino médio
Orientações curriculares
Literature - Teaching
High school
Curriculum Guidelines
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-07
2019-11-12T15:37:26Z
2019-11-12
2019-11-12T15:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097
identifier_str_mv OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412312338432