Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097 |
Resumo: | O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área. |
id |
UFCG_d90694c80fa77e82e71f72e5f4287c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9097 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum.Literatura - ensinoEnsino médioOrientações curricularesLiterature - TeachingHigh schoolCurriculum GuidelinesLetras - Língua Portuguesa.O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área.The present study, of an essentially theoretical nature, addresses the place and function of literature teaching in secondary schools. It presents, in this direction, an angle of the question in which some theoretical presuppositions are discussed, especially from the approaches that take the teaching of literature in a pragmatic perspective. It takes as its main basis the studies of Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), among others, besides being based on the guidelines proposed by the Curriculum Guidelines for Secondary Education (BRASIL, 2006) The emphasis for the discussion presented here is justified by the need to establish a link between theoretical foundations that serve as a basis for the training and practice of the Portuguese Language teacher and, therefore, for the teacher of Literature in High School in a dialogue for what is proposed by the official documents that establish curricula bases to be developed in High School at the level of teaching presented here, and in keeping with this objective, we point out the points of approximation and distance between these positions to somehow, evidence data that contribute to the area's research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389SILVA, Abdoral Inácio da.SOUSA, Rozilene Lopes de.OLIVEIRA, Solange Lourenço de.2018-08-072019-11-12T15:37:26Z2019-11-122019-11-12T15:37:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:57:13Zoai:localhost:riufcg/9097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:57:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum. |
title |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
spellingShingle |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura - ensino Ensino médio Orientações curriculares Literature - Teaching High school Curriculum Guidelines Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
title_full |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
title_fullStr |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
title_full_unstemmed |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
title_sort |
Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. |
author |
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, José Wanderley Alves de. SOUSA, José Wanderley Alves de. http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 SILVA, Abdoral Inácio da. SOUSA, Rozilene Lopes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura - ensino Ensino médio Orientações curriculares Literature - Teaching High school Curriculum Guidelines Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Literatura - ensino Ensino médio Orientações curriculares Literature - Teaching High school Curriculum Guidelines Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07 2019-11-12T15:37:26Z 2019-11-12 2019-11-12T15:37:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097 OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744412312338432 |