GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: ESTUDO COMPARATIVO NO IFSC, IFC E IFSP
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6244 |
Resumo: | Atualmente, as organizações públicas enfrentam um cenário de desafios, ocasionados pelo aumento das exigências da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade. Isto exige que as organizações públicas e seus servidores desenvolvam competências que possibilitem aumentar o seu potencial. Esses desafios também se fazem presentes nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), as quais buscam implementar a Gestão por Competências desde 2006, com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto n. 5.706/06 e reformulada pelo Decreto n. 9.991/19. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as políticas e ações que visem ao desenvolvimento das competências dos servidores em três IFEs - IFSP, IFC e IFSC. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e análise comparativa, sendo a coleta de dados feita em bibliografias, legislações e em documentos institucionais de acesso público. Os resultados indicam que as instituições buscam ações e linhas de desenvolvimento de competências semelhantes. Com exceção do IFSC, percebe-se que não há indicativos de que as instituições promovam o alinhamento estratégico de suas ações com mapeamento das competências. Apesar disso, algumas ações positivas destacam-se, como a redução da jornada de trabalho concedida pelo IFSP e o estabelecimento de um percentual mínimo para investimento em capacitação no âmbito do IFC. |
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Atualmente, as organizações públicas enfrentam um cenário de desafios, ocasionados pelo aumento das exigências da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade. Isto exige que as organizações públicas e seus servidores desenvolvam competências que possibilitem aumentar o seu potencial. Esses desafios também se fazem presentes nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), as quais buscam implementar a Gestão por Competências desde 2006, com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto n. 5.706/06 e reformulada pelo Decreto n. 9.991/19. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as políticas e ações que visem ao desenvolvimento das competências dos servidores em três IFEs - IFSP, IFC e IFSC. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e análise comparativa, sendo a coleta de dados feita em bibliografias, legislações e em documentos institucionais de acesso público. Os resultados indicam que as instituições buscam ações e linhas de desenvolvimento de competências semelhantes. Com exceção do IFSC, percebe-se que não há indicativos de que as instituições promovam o alinhamento estratégico de suas ações com mapeamento das competências. Apesar disso, algumas ações positivas destacam-se, como a redução da jornada de trabalho concedida pelo IFSP e o estabelecimento de um percentual mínimo para investimento em capacitação no âmbito do IFC. |
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