GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: ESTUDO COMPARATIVO NO IFSC, IFC E IFSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmau, Marcos B. L.; Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Furlan, Loana de Moura; Instituto Federal Catarinense - IFC, Mendes, Ketty Celina Fernandes; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Junior, Geraldo Tessarini; Instituto Federal de São Paulo - IFSP
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6244
Resumo: Atualmente, as organizações públicas enfrentam um cenário de desafios, ocasionados pelo aumento das exigências da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade. Isto exige que as organizações públicas e seus servidores desenvolvam competências que possibilitem aumentar o seu potencial. Esses desafios também se fazem presentes nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), as quais buscam implementar a Gestão por Competências desde 2006, com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto n.  5.706/06 e reformulada pelo Decreto n. 9.991/19. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as políticas e ações que visem ao desenvolvimento das competências dos servidores em três IFEs - IFSP, IFC e IFSC. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e análise comparativa, sendo a coleta de dados feita em bibliografias, legislações e em documentos institucionais de acesso público. Os resultados indicam que as instituições buscam ações e linhas de desenvolvimento de competências semelhantes. Com exceção do IFSC, percebe-se que não há indicativos de que as instituições promovam o alinhamento estratégico de suas ações com mapeamento das competências. Apesar disso, algumas ações positivas destacam-se, como a redução da jornada de trabalho concedida pelo IFSP e o estabelecimento de um percentual mínimo para investimento em capacitação no âmbito do IFC.
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