GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/5417 |
Resumo: | A informação representa um valor que se entregue em conformidade às demandas de seus usuários, gera competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. O objetivo deste artigo é evidenciar o impacto da variabilidade no processo de compras de passagens aéreas de uma instituição federal de ensino superior e demonstrar a viabilidade da aplicação dos princípios da mentalidade enxuta e gestão da informação ao processo. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura em trabalhos nacionais e internacionais que abordassem Lean Thinking, Lean Office, Lean Information, variabilidade e mapeamento de processos. A partir da literatura encontrada foi possível realizar o mapeamento de todo o processo de compras, desde a solicitação até a efetiva emissão das passagens aéreas, identificando as causas de variabilidade, desperdícios e oportunidades de melhoria. Pôde-se observar que o processo perde eficiência na medida em que as etapas do mesmo têm acréscimo de variação, diminuindo seu fluxo contínuo e aumentando o tempo total do processo, o que impacta diretamente no valor das passagens, pois quanto maior o tempo do processo e menor a antecedência das compras, maior foi a média de preços das passagens. |
id |
IFPB-1_1c9c9785d40f55a596ab697ca75a3529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/5417 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSA informação representa um valor que se entregue em conformidade às demandas de seus usuários, gera competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. O objetivo deste artigo é evidenciar o impacto da variabilidade no processo de compras de passagens aéreas de uma instituição federal de ensino superior e demonstrar a viabilidade da aplicação dos princípios da mentalidade enxuta e gestão da informação ao processo. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura em trabalhos nacionais e internacionais que abordassem Lean Thinking, Lean Office, Lean Information, variabilidade e mapeamento de processos. A partir da literatura encontrada foi possível realizar o mapeamento de todo o processo de compras, desde a solicitação até a efetiva emissão das passagens aéreas, identificando as causas de variabilidade, desperdícios e oportunidades de melhoria. Pôde-se observar que o processo perde eficiência na medida em que as etapas do mesmo têm acréscimo de variação, diminuindo seu fluxo contínuo e aumentando o tempo total do processo, o que impacta diretamente no valor das passagens, pois quanto maior o tempo do processo e menor a antecedência das compras, maior foi a média de preços das passagens.Instituto Federal da Paraíba - IFPBUniversidade Federal de GoiásSilva, Paulo Cezar Bispo da; Universidade Federal de GoiásCosta, Ana Luiza Macêdo; Universidade Federal de GoiásBarreto, Beatriz Carvalho; Universidade Federal de GoiásAmaral, Tatiana Gondim do; Universidade Federal de Goiás2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/541710.18265/2526-2289v6n4p105-127Revista Gestão e Organizações; v. 6, n. 4 (2021); 105-1272526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/5417/1965https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/5417/2520Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-07T13:27:36Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/5417Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-03-07T13:27:36Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
spellingShingle |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Silva, Paulo Cezar Bispo da; Universidade Federal de Goiás |
title_short |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_full |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_fullStr |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_sort |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
author |
Silva, Paulo Cezar Bispo da; Universidade Federal de Goiás |
author_facet |
Silva, Paulo Cezar Bispo da; Universidade Federal de Goiás Costa, Ana Luiza Macêdo; Universidade Federal de Goiás Barreto, Beatriz Carvalho; Universidade Federal de Goiás Amaral, Tatiana Gondim do; Universidade Federal de Goiás |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ana Luiza Macêdo; Universidade Federal de Goiás Barreto, Beatriz Carvalho; Universidade Federal de Goiás Amaral, Tatiana Gondim do; Universidade Federal de Goiás |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Cezar Bispo da; Universidade Federal de Goiás Costa, Ana Luiza Macêdo; Universidade Federal de Goiás Barreto, Beatriz Carvalho; Universidade Federal de Goiás Amaral, Tatiana Gondim do; Universidade Federal de Goiás |
description |
A informação representa um valor que se entregue em conformidade às demandas de seus usuários, gera competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. O objetivo deste artigo é evidenciar o impacto da variabilidade no processo de compras de passagens aéreas de uma instituição federal de ensino superior e demonstrar a viabilidade da aplicação dos princípios da mentalidade enxuta e gestão da informação ao processo. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura em trabalhos nacionais e internacionais que abordassem Lean Thinking, Lean Office, Lean Information, variabilidade e mapeamento de processos. A partir da literatura encontrada foi possível realizar o mapeamento de todo o processo de compras, desde a solicitação até a efetiva emissão das passagens aéreas, identificando as causas de variabilidade, desperdícios e oportunidades de melhoria. Pôde-se observar que o processo perde eficiência na medida em que as etapas do mesmo têm acréscimo de variação, diminuindo seu fluxo contínuo e aumentando o tempo total do processo, o que impacta diretamente no valor das passagens, pois quanto maior o tempo do processo e menor a antecedência das compras, maior foi a média de preços das passagens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/5417 10.18265/2526-2289v6n4p105-127 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/5417 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v6n4p105-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/5417/1965 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/5417/2520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 6, n. 4 (2021); 105-127 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892555440128 |