INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801 |
Resumo: | Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário. |
id |
IFPB-1_6928d1284131bc8f74301a29274f9394 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/1801 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário.Instituto Federal da Paraíba - IFPBSEBRAERodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPBSilva, Maria Júlia Martins; IFRN2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/180110.18265/2526-2289v3n1p%pRevista Gestão e Organizações; v. 3, n. 1 (2018)2526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801/1015Direitos autorais 2019 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-28T20:02:28Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/1801Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2020-05-28T20:02:28Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
title |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB |
title_short |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
title_full |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
title_sort |
INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS. |
author |
Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB |
author_facet |
Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB Silva, Maria Júlia Martins; IFRN |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Júlia Martins; IFRN |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SEBRAE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB Silva, Maria Júlia Martins; IFRN |
description |
Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801 10.18265/2526-2289v3n1p%p |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v3n1p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801/1015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 3, n. 1 (2018) 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892531322880 |