INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Maria Júlia Martins; IFRN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801
Resumo: Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário.
id IFPB-1_6928d1284131bc8f74301a29274f9394
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/1801
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário.Instituto Federal da Paraíba - IFPBSEBRAERodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPBSilva, Maria Júlia Martins; IFRN2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/180110.18265/2526-2289v3n1p%pRevista Gestão e Organizações; v. 3, n. 1 (2018)2526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801/1015Direitos autorais 2019 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-28T20:02:28Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/1801Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2020-05-28T20:02:28Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
title INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
spellingShingle INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB
title_short INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
title_full INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
title_fullStr INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
title_sort INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
author Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB
author_facet Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB
Silva, Maria Júlia Martins; IFRN
author_role author
author2 Silva, Maria Júlia Martins; IFRN
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SEBRAE
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Filho, Werton José Cabral; UFPB
Silva, Maria Júlia Martins; IFRN
description Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801
10.18265/2526-2289v3n1p%p
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v3n1p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1801/1015
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 3, n. 1 (2018)
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892531322880