Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eline Dos Santos; Instituto Federal do Piauí
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha Lima, Francisco Valdivino; Docente no Instituto Federal do Piauí., Barroso, Elane dos Santos Silva Barroso Silva; Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC., Silva, Laíse Do Nascimento; Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC., Silva, Ewerton Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/160
Resumo: O estudo investigou a presença da Síndrome de Burnout em professores da educação básica da cidade de Teresina, durante a pandemia da Covid-19. E procurou descrever os fatores que levaram os docentes a desenvolver a Síndrome de Burnout no contexto da pandemia, verificar se houve um aumento do adoecimento físico e mental dos docentes com o distanciamento social e comparar a prevalência dessa síndrome entre os docentes oriundos das instituições públicas e privadas. A pesquisa lançou mão de uma metodologia descritiva no qual participaram 61 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos, além de uma pergunta aberta. Através das análises constatou-se que os professores de Teresina se sentem mais esgotados, potencializados com a pandemia, sendo comprovado devido à alta taxa do nível de realização pessoal e decepção no trabalho. Considerando o caráter multifatorial da Síndrome de Burnout é essencial entender os aspectos laborais e psicossociais que podem estar correlacionados ao adoecimento, com a incorporação dos docentes em ações direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho. 
id IFPB-1_6ffa57398701787b1d6e453b53424f1e
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7316
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19O estudo investigou a presença da Síndrome de Burnout em professores da educação básica da cidade de Teresina, durante a pandemia da Covid-19. E procurou descrever os fatores que levaram os docentes a desenvolver a Síndrome de Burnout no contexto da pandemia, verificar se houve um aumento do adoecimento físico e mental dos docentes com o distanciamento social e comparar a prevalência dessa síndrome entre os docentes oriundos das instituições públicas e privadas. A pesquisa lançou mão de uma metodologia descritiva no qual participaram 61 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos, além de uma pergunta aberta. Através das análises constatou-se que os professores de Teresina se sentem mais esgotados, potencializados com a pandemia, sendo comprovado devido à alta taxa do nível de realização pessoal e decepção no trabalho. Considerando o caráter multifatorial da Síndrome de Burnout é essencial entender os aspectos laborais e psicossociais que podem estar correlacionados ao adoecimento, com a incorporação dos docentes em ações direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Instituto Federal da Paraíba - IFPBSilva, Eline Dos Santos; Instituto Federal do PiauíRocha Lima, Francisco Valdivino; Docente no Instituto Federal do Piauí.Barroso, Elane dos Santos Silva Barroso Silva; Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.Silva, Laíse Do Nascimento; Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.Silva, Ewerton Dos Santos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/16010.18265/2526-2289v7n4p178Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 4 (2022); 1782526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/160/2157https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/160/4624Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-31T00:26:46Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7316Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-12-31T00:26:46Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
title Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
Silva, Eline Dos Santos; Instituto Federal do Piauí
title_short Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
title_full Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
title_sort Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19
author Silva, Eline Dos Santos; Instituto Federal do Piauí
author_facet Silva, Eline Dos Santos; Instituto Federal do Piauí
Rocha Lima, Francisco Valdivino; Docente no Instituto Federal do Piauí.
Barroso, Elane dos Santos Silva Barroso Silva; Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
Silva, Laíse Do Nascimento; Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
Silva, Ewerton Dos Santos
author_role author
author2 Rocha Lima, Francisco Valdivino; Docente no Instituto Federal do Piauí.
Barroso, Elane dos Santos Silva Barroso Silva; Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
Silva, Laíse Do Nascimento; Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
Silva, Ewerton Dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eline Dos Santos; Instituto Federal do Piauí
Rocha Lima, Francisco Valdivino; Docente no Instituto Federal do Piauí.
Barroso, Elane dos Santos Silva Barroso Silva; Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
Silva, Laíse Do Nascimento; Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
Silva, Ewerton Dos Santos
description O estudo investigou a presença da Síndrome de Burnout em professores da educação básica da cidade de Teresina, durante a pandemia da Covid-19. E procurou descrever os fatores que levaram os docentes a desenvolver a Síndrome de Burnout no contexto da pandemia, verificar se houve um aumento do adoecimento físico e mental dos docentes com o distanciamento social e comparar a prevalência dessa síndrome entre os docentes oriundos das instituições públicas e privadas. A pesquisa lançou mão de uma metodologia descritiva no qual participaram 61 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos, além de uma pergunta aberta. Através das análises constatou-se que os professores de Teresina se sentem mais esgotados, potencializados com a pandemia, sendo comprovado devido à alta taxa do nível de realização pessoal e decepção no trabalho. Considerando o caráter multifatorial da Síndrome de Burnout é essencial entender os aspectos laborais e psicossociais que podem estar correlacionados ao adoecimento, com a incorporação dos docentes em ações direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/160
10.18265/2526-2289v7n4p178
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/160
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v7n4p178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/160/2157
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/160/4624
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 4 (2022); 178
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892901470208