O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402 |
Resumo: | Ao identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo. |
id |
IFPB-1_a6e704d0356e49baa8f6ab83e96a26d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7402 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRAAo identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus GuarabiraSantos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus GuarabiraSilva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/740210.18265/2526-2289v8n2p138Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 114-1382526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402/2365https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7402/4726Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:17:17Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7402Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-09-26T20:17:17Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
title |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
spellingShingle |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira |
title_short |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
title_full |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
title_fullStr |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
title_full_unstemmed |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
title_sort |
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA |
author |
Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira |
author_facet |
Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira |
description |
Ao identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402 10.18265/2526-2289v8n2p138 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v8n2p138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402/2365 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7402/4726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 114-138 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892375085056 |