O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira, Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402
Resumo: Ao identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo.
id IFPB-1_a6e704d0356e49baa8f6ab83e96a26d0
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7402
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRAAo identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus GuarabiraSantos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus GuarabiraSilva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/740210.18265/2526-2289v8n2p138Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 114-1382526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402/2365https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7402/4726Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:17:17Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7402Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-09-26T20:17:17Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
title O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
spellingShingle O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira
title_short O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
title_full O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
title_fullStr O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
title_full_unstemmed O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
title_sort O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL DO IFPB - CAMPUS GUARABIRA
author Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira
author_facet Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira
Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira
Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira
author_role author
author2 Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira
Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Juliana Aparecida Moreira; IFPB - Campus Guarabira
Santos, Allisson Silva dos; Professor do IFPB - Campus Guarabira
Silva, Raniery Bezerra da; IFPB - Campus Guarabira
description Ao identificar que as redes sociais on-line e a pandemia poderiam influenciar diretamente no comportamento de consumo dos discentes do Curso Superior de Gestão Comercial do IFPB - Campus Guarabira, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa a fim de compreender o impacto das redes sociais no consumo durante a pandemia. Foi aplicado um questionário para um universo de 290 alunos de Gestão Comercial do Campus Guarabira-PB, pelo qual 70 se dispuseram a responder livremente as questões ligadas ao comportamento do consumidor, às redes sociais on-line e à pandemia. A amostra do estudo é considerada não probabilística por conveniência e para a realização da análise, utilizou-se de testes estatísticos, como frequência absoluta e relativa, média, moda e mediana, bem como análise qualitativa das respostas abertas dos respondentes. Foi possível identificar que as redes sociais on-line de fato impactaram o comportamento dos consumidores, juntamente com a pandemia. Percebeu-se que a maioria dos discentes teve alterações no consumo e no comportamento diante do cenário pandêmico e digital, os quais justificaram os impactos econômicos e psicológicos expressados pelos discentes. Baseando-se na literatura e nas respostas dos pesquisados, evidenciou-se que o consumidor perpassou por um processo de evolução tecnológica e se adaptou diante da Covid-19, sendo aspectos permanecentes no futuro do consumo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402
10.18265/2526-2289v8n2p138
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v8n2p138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7402/2365
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7402/4726
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 114-138
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892375085056