A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Ricardo Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Ítalo Carlos Soares do; Universidade Federal do Ceará (UFC), Miranda, Mariza Camila de; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Melo, Géison Calyo Varela de; Universidade Federal do Ceará (UFC), Silva, Sérgio Luiz Pedrosa; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4134
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar se os discentes aplicam a contabilidade como ferramenta de controle e planejamento financeiro no ambiente familiar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter descritivo, quantitativo e por meio de um estudo de campo, com aplicação de questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com os resultados, verificou-se que os estudantes dos períodos finais do curso têm uma visão crítica mais desenvolvida, demonstrando mais conhecimentos financeiros quando comparados aos ingressantes e têm buscado aplicar esses conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos também demonstraram reconhecer a importância do curso, de se ter um controle sobre as finanças bem efetuado; reconhecem a elevada necessidade da capacitação e sua relevância perante a formação de novos conhecimentos.
id IFPB-1_af44c08c764c43f3bf0acfbda454eccd
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/4134
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEISEsta pesquisa tem como objetivo verificar se os discentes aplicam a contabilidade como ferramenta de controle e planejamento financeiro no ambiente familiar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter descritivo, quantitativo e por meio de um estudo de campo, com aplicação de questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com os resultados, verificou-se que os estudantes dos períodos finais do curso têm uma visão crítica mais desenvolvida, demonstrando mais conhecimentos financeiros quando comparados aos ingressantes e têm buscado aplicar esses conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos também demonstraram reconhecer a importância do curso, de se ter um controle sobre as finanças bem efetuado; reconhecem a elevada necessidade da capacitação e sua relevância perante a formação de novos conhecimentos.Instituto Federal da Paraíba - IFPBSilva, Paulo Ricardo Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)Nascimento, Ítalo Carlos Soares do; Universidade Federal do Ceará (UFC)Miranda, Mariza Camila de; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)Melo, Géison Calyo Varela de; Universidade Federal do Ceará (UFC)Silva, Sérgio Luiz Pedrosa; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/413410.18265/2526-2289v5n1p89-114Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 2 (2020); 89-1142526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4134/1400Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T12:57:22Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4134Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2020-07-06T12:57:22Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Silva, Paulo Ricardo Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
title_short A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Silva, Paulo Ricardo Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
author_facet Silva, Paulo Ricardo Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Nascimento, Ítalo Carlos Soares do; Universidade Federal do Ceará (UFC)
Miranda, Mariza Camila de; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Melo, Géison Calyo Varela de; Universidade Federal do Ceará (UFC)
Silva, Sérgio Luiz Pedrosa; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
author_role author
author2 Nascimento, Ítalo Carlos Soares do; Universidade Federal do Ceará (UFC)
Miranda, Mariza Camila de; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Melo, Géison Calyo Varela de; Universidade Federal do Ceará (UFC)
Silva, Sérgio Luiz Pedrosa; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Ricardo Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Nascimento, Ítalo Carlos Soares do; Universidade Federal do Ceará (UFC)
Miranda, Mariza Camila de; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Melo, Géison Calyo Varela de; Universidade Federal do Ceará (UFC)
Silva, Sérgio Luiz Pedrosa; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
description Esta pesquisa tem como objetivo verificar se os discentes aplicam a contabilidade como ferramenta de controle e planejamento financeiro no ambiente familiar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter descritivo, quantitativo e por meio de um estudo de campo, com aplicação de questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com os resultados, verificou-se que os estudantes dos períodos finais do curso têm uma visão crítica mais desenvolvida, demonstrando mais conhecimentos financeiros quando comparados aos ingressantes e têm buscado aplicar esses conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos também demonstraram reconhecer a importância do curso, de se ter um controle sobre as finanças bem efetuado; reconhecem a elevada necessidade da capacitação e sua relevância perante a formação de novos conhecimentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4134
10.18265/2526-2289v5n1p89-114
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4134
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v5n1p89-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4134/1400
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 2 (2020); 89-114
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892564877312