Ética contábil e gerenciamento de resultado : percepção dos discentes de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Pedro Campos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27940
Resumo: O presente artigo teve como objetivo geral verificar a percepção dos discentes sobre ética contábil e o gerenciamento de resultado em organizações financeiras. Para atingir o objetivo principal, foi necessário seguir alguns pontos, tais como: verificar na literatura o embasamento sobre gerenciamento de resultado e questões éticas; identificar os discentes na disciplina de ética e seus conhecimentos sobre gerenciamento de resultado. Esta pesquisa tem natureza quantitativa-qualitativa, e visou averiguar o nível da percepção dos alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba e sua aceitabilidade ética sobre a prática de gerenciamento de resultado. A amostra foi composta por 100 alunos. Por fim, concluiu-se que a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis sobre a prática contábil estudada ainda carece de informação na construção do cenário acadêmico do objeto de estudo. Examinaram-se as especificidades e as diferenças nas percepções éticas sobre o gerenciamento de resultados entre estudantes, bem como determinantes potenciais das percepções éticas. Esses determinantes são filosofias morais, pessoais e o papel da ética na sociedade. Dessa forma, como resposta da pesquisa, tem-se que deverão ser discutidas as práticas que possam ter divergências em sua aceitabilidade ética, dando ênfase especialmente ao trabalho desempenhado na construção da percepção dos discentes de contabilidade sobre a ética e o gerenciamento de resultado em organizações.
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