PERSPECTIVAS MERCADOLÓGICAS DOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DE UMA IES PÚBLICA E PRIVADA DE MOSSORÓ-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Andreza Tainá de Sá; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Camilla Saionara Silva; Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Nascimento, Ítalo Carlos Soares do; Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Miranda, Mariza Camila de; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Costa, Wênyka Preston Leite Batista da; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/5380
Resumo: O objetivo desse trabalho consiste em analisar as perspectivas dos concluintes do curso de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter descritivo e de natureza quantitativa, através de um estudo multicasos com aplicação de questionários aos discentes concluintes do referido curso em duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo uma pública, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e uma privada, a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), ambas do Campus Mossoró-RN. Com os resultados, verificou-se, dentre outros pontos, que a principal perspectiva de atuação na profissão pública contábil dos discentes tanto da UERN quanto da UNIRB está em atuar na área privada e na área pública, sendo estas as áreas que mais se destacaram na visão dos discentes. Quanto à maior motivação na escolha do curso, destacam-se as seguintes: perspectivas de empregabilidade e busca por concurso público. Adicionalmente, também verificou-se, através da Análise de Correspondência Simples (Anacor), que discentes do gênero feminino pretendem atuar na área pública, ao passo que a maioria dos discentes do gênero masculino desejam ingressar no mercado no setor privado. A pesquisa avança na discussão sobre o tema e contribui do ponto de vista acadêmico e social. Para a academia, permite a ampliação do debate e apresenta como diferencial a inclusão da variável gênero como explicação para a escolha de área de atuação, que até o presente momento, foi pouco explorada pela literatura nacional e internacional. Do ponto de vista social, levanta informações pertinentes, que podem servir de reflexão para as instituições de ensino superior no processo de planejamento de suas atividades, ofertas de disciplinas, cursos, oficinas, eventos, dentre outros aspectos.
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