Análise de sobrevivência aplicada ao tempo de permanência de segurados em planos funerários: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Luiz Carlos; Universidade Federal da Paraíba
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Hugo Vieira Sá Ferreira; Universidade Federal da Paraíba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7683
Resumo: O trabalho objetiva analisar o tempo de permanência de segurados em planos funerários. A partir de dados secundários referentes a 53.529 segurados contratantes de algum dos planos funerários ofertados por um Grupo Funerário no estado da Paraíba entre 2010 e 2022, realizaram-se as análises descritiva, de sobrevivência não paramétrica (via estimador de Kaplan-Meier) e de sobrevivência semiparamétrica (via modelo de regressão de Cox). Dentre os principais resultados, tem-se que: a) os dados possuem assimetria à direita, ou seja, as saídas dos segurados dos respectivos planos ocorrem, com maior frequência, “pouco” tempo depois de sua contratação, com média de aproximadamente 1.000 dias e coeficiente de variação igual a 1,1198, dando indícios de grande dispersão dos dados; b) quando relacionados ao “tempo de permanência no plano”, a “idade”, o “número de vidas cobertas” e o “valor pago pelo segurado ao plano” possuem relação, respectivamente, fraca e diretamente proporcional, muito fraca (quase nula) e inversamente proporcional e fraca e diretamente proporcional; c) foram estimadas, via estimador de Kaplan-Meier, as probabilidades de permanência no plano a cada tempo de permanência;  evidenciou-se, via Teste de Log-rank, que se rejeitam as hipóteses de igualdade entre as curvas de sobrevivência estimadas por categoria das variáveis “plano”, “idade” e “vidas cobertas”; d) ajustou-se um modelo de Cox que identificou o efeito significativo de três variáveis sobre o tempo de permanência dos segurados nos planos funerários: “plano”, “idade” e “número de vidas cobertas”. Deste modo, espera-se que tais resultados forneçam elementos para que seja realizada a retenção e a prospecção de clientes do Grupo analisado.
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