Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323
Resumo: O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas.
id UFCG_e2f037e73973f2ff28cb75debee4b987
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15323
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547SILVA, W. E. G.http://lattes.cnpq.br/5776585102779449SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas.The study of marketing represents an area of paramount importance in any type of business. Developing marketing strategies for internal and external customers can be a source of competitive advantage. In this context, the present work aims to investigate the marketing strategies used by funeral companies in the city of Sousa – PB. For this, a qualitative and descriptive methodology was adopted, through which data were collected through a structured interview with the five existing companies of the sector in the city under study. The main results of the research show that to a greater or lesser degree, companies use the marketing compound to outline their marketing strategies. The elements of service marketing most observed by the funeral industry are: quality product; Clients satisfaction; Competitive price and concern with the physical evidence. This work contributes to the development of researches in the marketing area of funeral services, since the researches in this theme are quite scarce.Submitted by Marly Silva (biblioteca.ccjs@ufcg.edu.br) on 2020-09-16T22:22:16Z No. of bitstreams: 1 WYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdf: 607619 bytes, checksum: 7afbc1263cb4d2cd6644cc7ee4e850e7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-16T22:22:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdf: 607619 bytes, checksum: 7afbc1263cb4d2cd6644cc7ee4e850e7 (MD5) Previous issue date: 2017Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSAdministraçãoSetor funerárioComposto mercadológicoServiçosFuneral sectorMarketing CompoundservicesServiços funeráriosEstratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.Marketing strategies in funeral services in the city of Sousa-PB.20172020-09-16T22:22:16Z2020-09-162020-09-16T22:22:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALWYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfWYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfapplication/pdf290409http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/3/WYLDEMAR+ENDYSON+GON%C3%87ALVES+DA+SILVA+-+TCC+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+2017.pdfbe12a7381c41533a529c8c0ac1b92f3cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/153232021-07-28 18:43:22.782oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:14:58.133454Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing strategies in funeral services in the city of Sousa-PB.
title Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
spellingShingle Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.
Administração
Setor funerário
Composto mercadológico
Serviços
Funeral sector
Marketing Compound
services
Serviços funerários
title_short Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
title_full Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
title_fullStr Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
title_full_unstemmed Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
title_sort Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
author SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.
author_facet SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv BARBOSA, M. F. N.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8262057016878547
dc.contributor.authorID.fl_str_mv SILVA, W. E. G.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5776585102779449
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.
contributor_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Setor funerário
Composto mercadológico
Serviços
Funeral sector
Marketing Compound
services
Serviços funerários
dc.subject.por.fl_str_mv Setor funerário
Composto mercadológico
Serviços
Funeral sector
Marketing Compound
services
Serviços funerários
description O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-16T22:22:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-16
2020-09-16T22:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323
identifier_str_mv SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/3/WYLDEMAR+ENDYSON+GON%C3%87ALVES+DA+SILVA+-+TCC+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+2017.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv be12a7381c41533a529c8c0ac1b92f3c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396688481615872