Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323 |
Resumo: | O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas. |
id |
UFCG_e2f037e73973f2ff28cb75debee4b987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15323 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547SILVA, W. E. G.http://lattes.cnpq.br/5776585102779449SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da.O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas.The study of marketing represents an area of paramount importance in any type of business. Developing marketing strategies for internal and external customers can be a source of competitive advantage. In this context, the present work aims to investigate the marketing strategies used by funeral companies in the city of Sousa – PB. For this, a qualitative and descriptive methodology was adopted, through which data were collected through a structured interview with the five existing companies of the sector in the city under study. The main results of the research show that to a greater or lesser degree, companies use the marketing compound to outline their marketing strategies. The elements of service marketing most observed by the funeral industry are: quality product; Clients satisfaction; Competitive price and concern with the physical evidence. This work contributes to the development of researches in the marketing area of funeral services, since the researches in this theme are quite scarce.Submitted by Marly Silva (biblioteca.ccjs@ufcg.edu.br) on 2020-09-16T22:22:16Z No. of bitstreams: 1 WYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdf: 607619 bytes, checksum: 7afbc1263cb4d2cd6644cc7ee4e850e7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-16T22:22:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdf: 607619 bytes, checksum: 7afbc1263cb4d2cd6644cc7ee4e850e7 (MD5) Previous issue date: 2017Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSAdministraçãoSetor funerárioComposto mercadológicoServiçosFuneral sectorMarketing CompoundservicesServiços funeráriosEstratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB.Marketing strategies in funeral services in the city of Sousa-PB.20172020-09-16T22:22:16Z2020-09-162020-09-16T22:22:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALWYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfWYLDEMAR ENDYSON GONÇALVES DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfapplication/pdf290409http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/3/WYLDEMAR+ENDYSON+GON%C3%87ALVES+DA+SILVA+-+TCC+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+2017.pdfbe12a7381c41533a529c8c0ac1b92f3cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/153232021-07-28 18:43:22.782oai:localhost:riufcg/15323Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:14:58.133454Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing strategies in funeral services in the city of Sousa-PB. |
title |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
spellingShingle |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Administração Setor funerário Composto mercadológico Serviços Funeral sector Marketing Compound services Serviços funerários |
title_short |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
title_full |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
title_fullStr |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
title_sort |
Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. |
author |
SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. |
author_facet |
SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
BARBOSA, M. F. N. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
SILVA, W. E. G. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5776585102779449 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. |
contributor_str_mv |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Setor funerário Composto mercadológico Serviços Funeral sector Marketing Compound services Serviços funerários |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Setor funerário Composto mercadológico Serviços Funeral sector Marketing Compound services Serviços funerários |
description |
O estudo do marketing representa uma área de suma importância em qualquer tipo de negócio. Desenvolver estratégias de marketing voltadas para os clientes internos e externos pode ser fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas funerárias na cidade de Sousa – PB. Para isso foi adotada metodologia de caráter qualitativo e descritivo pelo qual se coletou dados por meio de entrevista estruturada junto às cinco empresas existentes do setor na cidade em estudo. Os principais resultados da pesquisa mostram que em maior ou menor grau as empresas se utilizam do composto mercadológico para traçar suas estratégias de marketing. Os elementos do marketing de serviços mais observados pelo setor funerário são: produto com qualidade; satisfação dos clientes; preço competitivo e preocupação com as evidências físicas. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de pesquisas na área de marketing de serviços funerários, uma vez que as pesquisas nesse tema são bastante escassas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-16T22:22:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-16 2020-09-16T22:22:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15323 |
identifier_str_mv |
SILVA, Wyldemar Endyson Gonçalves da. Estratégias de marketing em serviços funerários na cidade de Sousa-PB. 2017. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/3/WYLDEMAR+ENDYSON+GON%C3%87ALVES+DA+SILVA+-+TCC+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+2017.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/15323/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be12a7381c41533a529c8c0ac1b92f3c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396688481615872 |