ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico. |
id |
IFPB-1_f56e658e33312a3b1f6480471d6b0855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/6961 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RNO presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico.Instituto Federal da Paraíba - IFPBTeixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paranáde Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/696110.18265/2526-2289v7n3p47-59Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 3 (2022); 47-592526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961/2098https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6961/4200Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T13:38:01Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/6961Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-09-29T13:38:01Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
title |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN |
author |
Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná |
author_facet |
Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
description |
O presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961 10.18265/2526-2289v7n3p47-59 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v7n3p47-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961/2098 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6961/4200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 3 (2022); 47-59 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892906713088 |