ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961
Resumo: O presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico.
id IFPB-1_f56e658e33312a3b1f6480471d6b0855
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/6961
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RNO presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico.Instituto Federal da Paraíba - IFPBTeixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paranáde Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/696110.18265/2526-2289v7n3p47-59Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 3 (2022); 47-592526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961/2098https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6961/4200Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T13:38:01Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/6961Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-09-29T13:38:01Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
title ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná
title_short ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
title_full ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
title_sort ESTRATÉGIAS DE MARKETING E SEU IMPACTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NA PRAIA DE PIPA/RN
author Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná
author_facet Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná
de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
author_role author
author2 de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Bonifácio da Silva, Pablo Eduardo Nikolais; Universidade Federal do Paraná
de Almeida Chou, Leonardo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
description O presente estudo teve como objetivo propor ações de marketing que impactem financeiramente na administração da empresa do ramo hoteleiro analisada através do estudo de caso. O estudo enquadra-se como descritivo e qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevista não-estruturada com uma das sócias da empresa. Os principais resultados evidenciaram que através da análise SWOT e matriz 5W2H pode-se analisar cada etapa do processo da empresa e identificar possíveis problemas e soluções para alavancar o negócio. Ademais, identificou-se a importância das ferramentas de gestão e de marketing e que aliadas às mídias sociais e digitais podem impactar de maneira positiva nos aspectos financeiros e gerenciais. Por fim, concluiu-se que através dos resultados financeiros e indicadores do setor de hotelaria, a administradora detém uma considerável margem de crescimento se comparada a média brasileira, bem como identificou-se a importância da abordagem do marketing holístico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961
10.18265/2526-2289v7n3p47-59
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v7n3p47-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6961/2098
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6961/4200
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 3 (2022); 47-59
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892906713088