Gestão do marketing de relacionamento em uma empresa do ramo hoteleiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158384 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar a Gestão do Marketing de Relacionamento como diferencial estratégico no Hotel Villa Bella, em Gramado. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre Marketing de Relacionamento e CRM (Customer Relationship Management), incluindo conceitos e principais variáveis para implantação, além de entrevistas com a responsável pelo Marketing e com o proprietário do Hotel e de uma pesquisa documental, a fim de identificar o nível de percepção conceitual e valoração do relacionamento com clientes, verificar recursos e tecnologias utilizados na Gestão do Marketing de Relacionamento, bem como, a forma como identificam, segmentam e diferenciam seus clientes, o processo de personalização dos serviços e as estratégias e ações adotadas para captar e reter clientes. A partir da análise dessas informações, observou-se que os entrevistados compreendem a importância da Gestão do Marketing de Relacionamento no intuito de conseguir vantagem competitiva para o Hotel e que utilizam instrumentos e estratégias de relacionamento com os clientes, porém ainda faltam investimentos na área, como treinamento com foco na qualidade do serviço para os colaboradores e uma ferramenta mais avançada para o gerenciamento das informações do banco de dados dos clientes. |
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Schwartz, Lauren BacchiLuce, Fernando Bins2017-05-24T02:25:39Z2016http://hdl.handle.net/10183/158384001021575O presente trabalho tem como objetivo avaliar a Gestão do Marketing de Relacionamento como diferencial estratégico no Hotel Villa Bella, em Gramado. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre Marketing de Relacionamento e CRM (Customer Relationship Management), incluindo conceitos e principais variáveis para implantação, além de entrevistas com a responsável pelo Marketing e com o proprietário do Hotel e de uma pesquisa documental, a fim de identificar o nível de percepção conceitual e valoração do relacionamento com clientes, verificar recursos e tecnologias utilizados na Gestão do Marketing de Relacionamento, bem como, a forma como identificam, segmentam e diferenciam seus clientes, o processo de personalização dos serviços e as estratégias e ações adotadas para captar e reter clientes. A partir da análise dessas informações, observou-se que os entrevistados compreendem a importância da Gestão do Marketing de Relacionamento no intuito de conseguir vantagem competitiva para o Hotel e que utilizam instrumentos e estratégias de relacionamento com os clientes, porém ainda faltam investimentos na área, como treinamento com foco na qualidade do serviço para os colaboradores e uma ferramenta mais avançada para o gerenciamento das informações do banco de dados dos clientes.application/pdfporGestão de marketingMarketing estratégicoHotelariaGestão do marketing de relacionamento em uma empresa do ramo hoteleiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021575.pdf001021575.pdfTexto completoapplication/pdf809107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158384/1/001021575.pdf38376e1bc72556bcde729f1dbed2eab0MD51TEXT001021575.pdf.txt001021575.pdf.txtExtracted Texttext/plain107922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158384/2/001021575.pdf.txt6498047d7054c66ac895641e1a182235MD5210183/1583842017-05-25 02:27:20.390047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-25T05:27:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho tem como objetivo avaliar a Gestão do Marketing de Relacionamento como diferencial estratégico no Hotel Villa Bella, em Gramado. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre Marketing de Relacionamento e CRM (Customer Relationship Management), incluindo conceitos e principais variáveis para implantação, além de entrevistas com a responsável pelo Marketing e com o proprietário do Hotel e de uma pesquisa documental, a fim de identificar o nível de percepção conceitual e valoração do relacionamento com clientes, verificar recursos e tecnologias utilizados na Gestão do Marketing de Relacionamento, bem como, a forma como identificam, segmentam e diferenciam seus clientes, o processo de personalização dos serviços e as estratégias e ações adotadas para captar e reter clientes. A partir da análise dessas informações, observou-se que os entrevistados compreendem a importância da Gestão do Marketing de Relacionamento no intuito de conseguir vantagem competitiva para o Hotel e que utilizam instrumentos e estratégias de relacionamento com os clientes, porém ainda faltam investimentos na área, como treinamento com foco na qualidade do serviço para os colaboradores e uma ferramenta mais avançada para o gerenciamento das informações do banco de dados dos clientes. |
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