O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, IRIS RAMALHO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2349
Resumo: No Brasil, o ensino de l?ngua inglesa enfrenta grandes desafios por se tratar de uma disciplina que ainda necessita de incentivo e forma??o profissional adequada. Diante disso, o presente artigo buscou propor uma sequ?ncia did?tica para trabalhar com alunos do ensino m?dio e do curso t?cnico de ingl?s b?sico baseado no modelo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). O estudo tem como objetivos refletir sobre a import?ncia do uso da sequ?ncia did?tica nas aulas de l?ngua inglesa, compreender as etapas na elabora??o de uma sequ?ncia did?tica, discutir sobre o uso da sequ?ncia did?tica na pr?tica docente e identificar quais os benef?cios em se trabalhar com elas nas aulas de l?ngua inglesa. A pesquisa classifica-se como aplicada com abordagem qualitativa. Em rela??o aos objetivos, esta foi considerada como explorat?ria. Em se tratando dos m?todos, foi definida como bibliogr?fica por se basear em materiais j? publicados para defender e construir suas hip?teses. O artigo mostrou que o uso das sequ?ncias did?ticas ? uma grande ferramenta que auxilia a pr?tica de atividades e ajuda a desenvolver a aquisi??o de habilidades lingu?sticas por proporcionar momentos de trocas de experi?ncias m?tuas e tamb?m a interdisciplinaridade.
id IFPB_0000cafbd99f4f47414464bdccfbff5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2349
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling DANTAS, IRIS RAMALHO2022-08-30T21:00:03Z2022-08-30T21:00:03Z2022-06-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2349No Brasil, o ensino de l?ngua inglesa enfrenta grandes desafios por se tratar de uma disciplina que ainda necessita de incentivo e forma??o profissional adequada. Diante disso, o presente artigo buscou propor uma sequ?ncia did?tica para trabalhar com alunos do ensino m?dio e do curso t?cnico de ingl?s b?sico baseado no modelo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). O estudo tem como objetivos refletir sobre a import?ncia do uso da sequ?ncia did?tica nas aulas de l?ngua inglesa, compreender as etapas na elabora??o de uma sequ?ncia did?tica, discutir sobre o uso da sequ?ncia did?tica na pr?tica docente e identificar quais os benef?cios em se trabalhar com elas nas aulas de l?ngua inglesa. A pesquisa classifica-se como aplicada com abordagem qualitativa. Em rela??o aos objetivos, esta foi considerada como explorat?ria. Em se tratando dos m?todos, foi definida como bibliogr?fica por se basear em materiais j? publicados para defender e construir suas hip?teses. O artigo mostrou que o uso das sequ?ncias did?ticas ? uma grande ferramenta que auxilia a pr?tica de atividades e ajuda a desenvolver a aquisi??o de habilidades lingu?sticas por proporcionar momentos de trocas de experi?ncias m?tuas e tamb?m a interdisciplinaridade.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-29T14:41:11Z No. of bitstreams: 2 IRIS RAMALHO DANTAS.pdf: 222624 bytes, checksum: 52e998de9d3c111b0dd32fd714f0681d (MD5) IRIS RAMALHO DANTAS 2.pdf: 578884 bytes, checksum: 609d4fc2c576e018784b91de741f5f5a (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-08-30T21:00:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 IRIS RAMALHO DANTAS.pdf: 222624 bytes, checksum: 52e998de9d3c111b0dd32fd714f0681d (MD5) IRIS RAMALHO DANTAS 2.pdf: 578884 bytes, checksum: 609d4fc2c576e018784b91de741f5f5a (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-30T21:00:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 IRIS RAMALHO DANTAS.pdf: 222624 bytes, checksum: 52e998de9d3c111b0dd32fd714f0681d (MD5) IRIS RAMALHO DANTAS 2.pdf: 578884 bytes, checksum: 609d4fc2c576e018784b91de741f5f5a (MD5) Previous issue date: 2022-06-09N?O H?.l?ngua inglesaensinoaprendizagemsequ?ncia did?ticaO USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALIRIS RAMALHO DANTAS.pdfIRIS RAMALHO DANTAS.pdfapplication/pdf222624http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2349/1/IRIS+RAMALHO+DANTAS.pdf52e998de9d3c111b0dd32fd714f0681dMD51IRIS RAMALHO DANTAS 2.pdfIRIS RAMALHO DANTAS 2.pdfapplication/pdf578884http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2349/2/IRIS+RAMALHO+DANTAS+2.pdf609d4fc2c576e018784b91de741f5f5aMD52177683/23492022-08-30 18:00:03.162oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-30T21:00:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
title O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
spellingShingle O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
DANTAS, IRIS RAMALHO
l?ngua inglesa
ensino
aprendizagem
sequ?ncia did?tica
title_short O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
title_full O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
title_fullStr O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
title_sort O USO DA SEQU?NCIA DID?TICA EM PR?TICAS DE L?NGUA INGLESA NA SALA DE AULA
author DANTAS, IRIS RAMALHO
author_facet DANTAS, IRIS RAMALHO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, IRIS RAMALHO
dc.subject.por.fl_str_mv l?ngua inglesa
ensino
aprendizagem
sequ?ncia did?tica
topic l?ngua inglesa
ensino
aprendizagem
sequ?ncia did?tica
description No Brasil, o ensino de l?ngua inglesa enfrenta grandes desafios por se tratar de uma disciplina que ainda necessita de incentivo e forma??o profissional adequada. Diante disso, o presente artigo buscou propor uma sequ?ncia did?tica para trabalhar com alunos do ensino m?dio e do curso t?cnico de ingl?s b?sico baseado no modelo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). O estudo tem como objetivos refletir sobre a import?ncia do uso da sequ?ncia did?tica nas aulas de l?ngua inglesa, compreender as etapas na elabora??o de uma sequ?ncia did?tica, discutir sobre o uso da sequ?ncia did?tica na pr?tica docente e identificar quais os benef?cios em se trabalhar com elas nas aulas de l?ngua inglesa. A pesquisa classifica-se como aplicada com abordagem qualitativa. Em rela??o aos objetivos, esta foi considerada como explorat?ria. Em se tratando dos m?todos, foi definida como bibliogr?fica por se basear em materiais j? publicados para defender e construir suas hip?teses. O artigo mostrou que o uso das sequ?ncias did?ticas ? uma grande ferramenta que auxilia a pr?tica de atividades e ajuda a desenvolver a aquisi??o de habilidades lingu?sticas por proporcionar momentos de trocas de experi?ncias m?tuas e tamb?m a interdisciplinaridade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T21:00:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T21:00:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2349
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2349/1/IRIS+RAMALHO+DANTAS.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2349/2/IRIS+RAMALHO+DANTAS+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52e998de9d3c111b0dd32fd714f0681d
609d4fc2c576e018784b91de741f5f5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444827451392