Cascas de ?rvores do Sert?o Paraibano como fonte de corante natural para tingimento de tecidos: uma proposta de sequ?ncia did?tica no ensino de qu?mica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2966 |
Resumo: | As sequ?ncias did?ticas podem servir de instrumento norteador para a constru??o de aulas mais din?micas e que associem outras ferramentas did?tico-pedag?gicas, tais como atividades l?dicas, experimentos etc., a partir de um eixo central. Visto como uma ferramenta potente no aux?lio das aulas, a experimenta??o no ensino de qu?mica ? algo que vem sendo bastante explorada por professores e pesquisadores da ?rea da Did?tica das Ci?ncias. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequ?ncia did?tica a partir de um estudo de caso que aborde a tem?tica ?tingimento natural de tecidos? com plantas comumente encontradas no sert?o paraibano, utilizando-se de experimentos investigativos, e aplicar em uma turma de 3? ano do Ensino M?dio integrado ao curso t?cnico de Inform?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Sousa. Atrav?s da aplica??o do estudo de caso, foi poss?vel observar que os discentes apresentaram familiaridade com o uso dessas plantas para realiza??o de muitas atividades oriundas do senso comum. Isso contribuiu positivamente na participa??o dos alunos nas etapas da sequ?ncia did?tica. As atividades experimentais investigativas, associadas ? hist?ria do estudo de caso, tiveram um importante papel na sequ?ncia did?tica desenvolvida, pois foi essa associa??o que conseguiu instigar a curiosidade e o interesse dos alunos pelos conceitos qu?micos abordados. |
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