An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2819 |
Resumo: | Os modais de transporte s?o importantes por diversos fatores, dentre eles o crescimento e desenvolvimento para uma regi?o, diante disso, a Ferrovia Nova Transnordestina com 1753 km de extens?o, est? sendo implantada com origem em Eliseu Martins (PI) e segue em dire??o aos portos do Suape (PE) e Pec?m (CE). As ferrovias s?o compostas pelo pavimento ferrovi?rio constitu?do por camadas de subleito, sublastro e lastro, que em obras de infraestrutura ? necess?rio que sejam realizados estudos geot?cnicos nas camadas de sua composi??o visando a efici?ncia de seus materiais constituintes. O sublastro possui caracter?sticas que podem aumentar a capacidade de suporte da estrutura, al?m de distribuir os esfor?os dentre as camadas, devendo assim, ser constitu?do por materiais de qualidade que atendam as normas do projeto geot?cnico. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso no subtrecho do MVP-03 da Ferrovia Nova Transnordestina entre os km 126+940 e 127+420 trazendo a an?lise geot?cnica dos materiais coletados atrav?s das fichas de ensaios disponibilizados pela construtora. Por meio de revis?o bibliogr?fica foi poss?vel classificar os solos presentes no local de estudo e analis?-los atrav?s dos resultados dos ensaios previstos para os projetos geot?cnicos de vias ferrovi?rias. Os resultados constatam grande quantidade de finos na amostra e ?ndices insuficientes de compacta??o e expans?o do material, concluindo que o solo analisado n?o se enquadra nos par?metros normatizados, devendo assim ser substitu?do. |
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Santos, Taynara Vitoria de Sousa2023-03-08T19:05:35Z2023-03-08T19:05:35Z2023-02-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2819Os modais de transporte s?o importantes por diversos fatores, dentre eles o crescimento e desenvolvimento para uma regi?o, diante disso, a Ferrovia Nova Transnordestina com 1753 km de extens?o, est? sendo implantada com origem em Eliseu Martins (PI) e segue em dire??o aos portos do Suape (PE) e Pec?m (CE). As ferrovias s?o compostas pelo pavimento ferrovi?rio constitu?do por camadas de subleito, sublastro e lastro, que em obras de infraestrutura ? necess?rio que sejam realizados estudos geot?cnicos nas camadas de sua composi??o visando a efici?ncia de seus materiais constituintes. O sublastro possui caracter?sticas que podem aumentar a capacidade de suporte da estrutura, al?m de distribuir os esfor?os dentre as camadas, devendo assim, ser constitu?do por materiais de qualidade que atendam as normas do projeto geot?cnico. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso no subtrecho do MVP-03 da Ferrovia Nova Transnordestina entre os km 126+940 e 127+420 trazendo a an?lise geot?cnica dos materiais coletados atrav?s das fichas de ensaios disponibilizados pela construtora. Por meio de revis?o bibliogr?fica foi poss?vel classificar os solos presentes no local de estudo e analis?-los atrav?s dos resultados dos ensaios previstos para os projetos geot?cnicos de vias ferrovi?rias. Os resultados constatam grande quantidade de finos na amostra e ?ndices insuficientes de compacta??o e expans?o do material, concluindo que o solo analisado n?o se enquadra nos par?metros normatizados, devendo assim ser substitu?do.Submitted by Aquino Filho Gastao (gastao.aquino@ifpb.edu.br) on 2023-03-08T19:05:35Z No. of bitstreams: 1 TCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdf: 5275327 bytes, checksum: 52777e3b1739ab375555412b75d28165 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-08T19:05:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdf: 5275327 bytes, checksum: 52777e3b1739ab375555412b75d28165 (MD5) Previous issue date: 2023-02-10FerroviasGeotecniaPavimentoSoloSublastroAn?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALTCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdfTCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdfapplication/pdf5275327http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2819/1/TCC+Taynara+Vitoria+de+Sousa+Santos.pdf52777e3b1739ab375555412b75d28165MD51177683/28192023-03-08 16:05:35.016oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-08T19:05:35Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
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