An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Taynara Vitoria de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2819
Resumo: Os modais de transporte s?o importantes por diversos fatores, dentre eles o crescimento e desenvolvimento para uma regi?o, diante disso, a Ferrovia Nova Transnordestina com 1753 km de extens?o, est? sendo implantada com origem em Eliseu Martins (PI) e segue em dire??o aos portos do Suape (PE) e Pec?m (CE). As ferrovias s?o compostas pelo pavimento ferrovi?rio constitu?do por camadas de subleito, sublastro e lastro, que em obras de infraestrutura ? necess?rio que sejam realizados estudos geot?cnicos nas camadas de sua composi??o visando a efici?ncia de seus materiais constituintes. O sublastro possui caracter?sticas que podem aumentar a capacidade de suporte da estrutura, al?m de distribuir os esfor?os dentre as camadas, devendo assim, ser constitu?do por materiais de qualidade que atendam as normas do projeto geot?cnico. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso no subtrecho do MVP-03 da Ferrovia Nova Transnordestina entre os km 126+940 e 127+420 trazendo a an?lise geot?cnica dos materiais coletados atrav?s das fichas de ensaios disponibilizados pela construtora. Por meio de revis?o bibliogr?fica foi poss?vel classificar os solos presentes no local de estudo e analis?-los atrav?s dos resultados dos ensaios previstos para os projetos geot?cnicos de vias ferrovi?rias. Os resultados constatam grande quantidade de finos na amostra e ?ndices insuficientes de compacta??o e expans?o do material, concluindo que o solo analisado n?o se enquadra nos par?metros normatizados, devendo assim ser substitu?do.
id IFPB_0318cef5426f86af805e47b382d6f979
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2819
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Taynara Vitoria de Sousa2023-03-08T19:05:35Z2023-03-08T19:05:35Z2023-02-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2819Os modais de transporte s?o importantes por diversos fatores, dentre eles o crescimento e desenvolvimento para uma regi?o, diante disso, a Ferrovia Nova Transnordestina com 1753 km de extens?o, est? sendo implantada com origem em Eliseu Martins (PI) e segue em dire??o aos portos do Suape (PE) e Pec?m (CE). As ferrovias s?o compostas pelo pavimento ferrovi?rio constitu?do por camadas de subleito, sublastro e lastro, que em obras de infraestrutura ? necess?rio que sejam realizados estudos geot?cnicos nas camadas de sua composi??o visando a efici?ncia de seus materiais constituintes. O sublastro possui caracter?sticas que podem aumentar a capacidade de suporte da estrutura, al?m de distribuir os esfor?os dentre as camadas, devendo assim, ser constitu?do por materiais de qualidade que atendam as normas do projeto geot?cnico. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso no subtrecho do MVP-03 da Ferrovia Nova Transnordestina entre os km 126+940 e 127+420 trazendo a an?lise geot?cnica dos materiais coletados atrav?s das fichas de ensaios disponibilizados pela construtora. Por meio de revis?o bibliogr?fica foi poss?vel classificar os solos presentes no local de estudo e analis?-los atrav?s dos resultados dos ensaios previstos para os projetos geot?cnicos de vias ferrovi?rias. Os resultados constatam grande quantidade de finos na amostra e ?ndices insuficientes de compacta??o e expans?o do material, concluindo que o solo analisado n?o se enquadra nos par?metros normatizados, devendo assim ser substitu?do.Submitted by Aquino Filho Gastao (gastao.aquino@ifpb.edu.br) on 2023-03-08T19:05:35Z No. of bitstreams: 1 TCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdf: 5275327 bytes, checksum: 52777e3b1739ab375555412b75d28165 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-08T19:05:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdf: 5275327 bytes, checksum: 52777e3b1739ab375555412b75d28165 (MD5) Previous issue date: 2023-02-10FerroviasGeotecniaPavimentoSoloSublastroAn?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALTCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdfTCC Taynara Vitoria de Sousa Santos.pdfapplication/pdf5275327http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2819/1/TCC+Taynara+Vitoria+de+Sousa+Santos.pdf52777e3b1739ab375555412b75d28165MD51177683/28192023-03-08 16:05:35.016oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-08T19:05:35Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
title An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
spellingShingle An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
Santos, Taynara Vitoria de Sousa
Ferrovias
Geotecnia
Pavimento
Solo
Sublastro
title_short An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
title_full An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
title_fullStr An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
title_full_unstemmed An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
title_sort An?lise geot?cnica do solo para o emprego em sublastro ferrovi?rio: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina
author Santos, Taynara Vitoria de Sousa
author_facet Santos, Taynara Vitoria de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Taynara Vitoria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrovias
Geotecnia
Pavimento
Solo
Sublastro
topic Ferrovias
Geotecnia
Pavimento
Solo
Sublastro
description Os modais de transporte s?o importantes por diversos fatores, dentre eles o crescimento e desenvolvimento para uma regi?o, diante disso, a Ferrovia Nova Transnordestina com 1753 km de extens?o, est? sendo implantada com origem em Eliseu Martins (PI) e segue em dire??o aos portos do Suape (PE) e Pec?m (CE). As ferrovias s?o compostas pelo pavimento ferrovi?rio constitu?do por camadas de subleito, sublastro e lastro, que em obras de infraestrutura ? necess?rio que sejam realizados estudos geot?cnicos nas camadas de sua composi??o visando a efici?ncia de seus materiais constituintes. O sublastro possui caracter?sticas que podem aumentar a capacidade de suporte da estrutura, al?m de distribuir os esfor?os dentre as camadas, devendo assim, ser constitu?do por materiais de qualidade que atendam as normas do projeto geot?cnico. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso no subtrecho do MVP-03 da Ferrovia Nova Transnordestina entre os km 126+940 e 127+420 trazendo a an?lise geot?cnica dos materiais coletados atrav?s das fichas de ensaios disponibilizados pela construtora. Por meio de revis?o bibliogr?fica foi poss?vel classificar os solos presentes no local de estudo e analis?-los atrav?s dos resultados dos ensaios previstos para os projetos geot?cnicos de vias ferrovi?rias. Os resultados constatam grande quantidade de finos na amostra e ?ndices insuficientes de compacta??o e expans?o do material, concluindo que o solo analisado n?o se enquadra nos par?metros normatizados, devendo assim ser substitu?do.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-08T19:05:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-08T19:05:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2819
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2819/1/TCC+Taynara+Vitoria+de+Sousa+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52777e3b1739ab375555412b75d28165
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447709986816