Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria L?cia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784
Resumo: Ao longo do processo de escolariza??o, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem lev?-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno espec?fico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condi??es de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente ? aprendizagem matem?tica. Enquanto quest?o norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matem?tica de estudantes com discalculia na perspectiva da inclus?o escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno espec?fico do aprendizado da matem?tica na perspectiva da inclus?o escolar. A metodologia da pesquisa ? de abordagem qualitativa, do tipo explorat?ria e bibliogr?fica, tendo como base o levantamento bibliogr?fico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas disserta??es, a saber: Discalculia e aprendizagem de matem?tica: um estudo de caso para an?lise de poss?veis interven??es pedag?gicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matem?tica: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matem?tica atrav?s da abordagem da ludicidade.
id IFPB_25750e17902bc4e9e9a3c032d88a7deb
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2784
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sousa, Maria L?cia2023-02-23T10:52:50Z2023-02-23T10:52:50Z2022-10-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784Ao longo do processo de escolariza??o, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem lev?-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno espec?fico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condi??es de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente ? aprendizagem matem?tica. Enquanto quest?o norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matem?tica de estudantes com discalculia na perspectiva da inclus?o escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno espec?fico do aprendizado da matem?tica na perspectiva da inclus?o escolar. A metodologia da pesquisa ? de abordagem qualitativa, do tipo explorat?ria e bibliogr?fica, tendo como base o levantamento bibliogr?fico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas disserta??es, a saber: Discalculia e aprendizagem de matem?tica: um estudo de caso para an?lise de poss?veis interven??es pedag?gicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matem?tica: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matem?tica atrav?s da abordagem da ludicidade.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-02-21T15:53:11Z No. of bitstreams: 1 TCC MARIA L?CIA SOUSA.pdf: 1348281 bytes, checksum: b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 (MD5)Approved for entry into archive by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-02-23T10:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARIA L?CIA SOUSA.pdf: 1348281 bytes, checksum: b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-23T10:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARIA L?CIA SOUSA.pdf: 1348281 bytes, checksum: b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27Educa??o matem?ticaInclus?oTranstorno de aprendizagemDiscalculiaTranstornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC MARIA L?CIA SOUSA.pdfTCC MARIA L?CIA SOUSA.pdfapplication/pdf1348281http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2784/1/TCC+MARIA+L%C3%9ACIA+SOUSA.pdfb57b959ed00041df00614acc20ea9c87MD51177683/27842023-02-23 07:52:50.683oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2784Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-02-23T10:52:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
title Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
spellingShingle Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
Sousa, Maria L?cia
Educa??o matem?tica
Inclus?o
Transtorno de aprendizagem
Discalculia
title_short Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
title_full Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
title_fullStr Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
title_full_unstemmed Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
title_sort Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
author Sousa, Maria L?cia
author_facet Sousa, Maria L?cia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria L?cia
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o matem?tica
Inclus?o
Transtorno de aprendizagem
Discalculia
topic Educa??o matem?tica
Inclus?o
Transtorno de aprendizagem
Discalculia
description Ao longo do processo de escolariza??o, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem lev?-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno espec?fico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condi??es de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente ? aprendizagem matem?tica. Enquanto quest?o norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matem?tica de estudantes com discalculia na perspectiva da inclus?o escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno espec?fico do aprendizado da matem?tica na perspectiva da inclus?o escolar. A metodologia da pesquisa ? de abordagem qualitativa, do tipo explorat?ria e bibliogr?fica, tendo como base o levantamento bibliogr?fico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas disserta??es, a saber: Discalculia e aprendizagem de matem?tica: um estudo de caso para an?lise de poss?veis interven??es pedag?gicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matem?tica: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matem?tica atrav?s da abordagem da ludicidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-23T10:52:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-23T10:52:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2784/1/TCC+MARIA+L%C3%9ACIA+SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b57b959ed00041df00614acc20ea9c87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447648120832