Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784 |
Resumo: | Ao longo do processo de escolariza??o, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem lev?-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno espec?fico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condi??es de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente ? aprendizagem matem?tica. Enquanto quest?o norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matem?tica de estudantes com discalculia na perspectiva da inclus?o escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno espec?fico do aprendizado da matem?tica na perspectiva da inclus?o escolar. A metodologia da pesquisa ? de abordagem qualitativa, do tipo explorat?ria e bibliogr?fica, tendo como base o levantamento bibliogr?fico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas disserta??es, a saber: Discalculia e aprendizagem de matem?tica: um estudo de caso para an?lise de poss?veis interven??es pedag?gicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matem?tica: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matem?tica atrav?s da abordagem da ludicidade. |
id |
IFPB_25750e17902bc4e9e9a3c032d88a7deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2784 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Maria L?cia2023-02-23T10:52:50Z2023-02-23T10:52:50Z2022-10-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784Ao longo do processo de escolariza??o, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem lev?-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno espec?fico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condi??es de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente ? aprendizagem matem?tica. Enquanto quest?o norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matem?tica de estudantes com discalculia na perspectiva da inclus?o escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno espec?fico do aprendizado da matem?tica na perspectiva da inclus?o escolar. A metodologia da pesquisa ? de abordagem qualitativa, do tipo explorat?ria e bibliogr?fica, tendo como base o levantamento bibliogr?fico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas disserta??es, a saber: Discalculia e aprendizagem de matem?tica: um estudo de caso para an?lise de poss?veis interven??es pedag?gicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matem?tica: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matem?tica atrav?s da abordagem da ludicidade.Submitted by Stanley Oliveira (stanley.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-02-21T15:53:11Z No. of bitstreams: 1 TCC MARIA L?CIA SOUSA.pdf: 1348281 bytes, checksum: b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 (MD5)Approved for entry into archive by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-02-23T10:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARIA L?CIA SOUSA.pdf: 1348281 bytes, checksum: b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-23T10:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARIA L?CIA SOUSA.pdf: 1348281 bytes, checksum: b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27Educa??o matem?ticaInclus?oTranstorno de aprendizagemDiscalculiaTranstornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC MARIA L?CIA SOUSA.pdfTCC MARIA L?CIA SOUSA.pdfapplication/pdf1348281http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2784/1/TCC+MARIA+L%C3%9ACIA+SOUSA.pdfb57b959ed00041df00614acc20ea9c87MD51177683/27842023-02-23 07:52:50.683oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2784Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-02-23T10:52:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
title |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
spellingShingle |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica Sousa, Maria L?cia Educa??o matem?tica Inclus?o Transtorno de aprendizagem Discalculia |
title_short |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
title_full |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
title_fullStr |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
title_full_unstemmed |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
title_sort |
Transtornos espec?ficos da aprendizagem: caracter?sticas gerais, express?o funcional da discalculia e perspectivas para aprendizagem da matem?tica |
author |
Sousa, Maria L?cia |
author_facet |
Sousa, Maria L?cia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria L?cia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o matem?tica Inclus?o Transtorno de aprendizagem Discalculia |
topic |
Educa??o matem?tica Inclus?o Transtorno de aprendizagem Discalculia |
description |
Ao longo do processo de escolariza??o, por muitas vezes, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que podem lev?-los ao fracasso escolar. Nesse contexto, a discalculia se apresenta como um transtorno espec?fico da aprendizagem que precisa ser identificado e tratado, pois afeta as condi??es de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo a melhor performance do seu desempenho frente ? aprendizagem matem?tica. Enquanto quest?o norteadora deste trabalho, buscamos responder: Como a abordagem de ensino pode favorecer a aprendizagem matem?tica de estudantes com discalculia na perspectiva da inclus?o escolar? Assim, o estudo objetivou investigar sobre o transtorno espec?fico do aprendizado da matem?tica na perspectiva da inclus?o escolar. A metodologia da pesquisa ? de abordagem qualitativa, do tipo explorat?ria e bibliogr?fica, tendo como base o levantamento bibliogr?fico de Campos e Manrique (2021). Para esta pesquisa foram selecionadas duas disserta??es, a saber: Discalculia e aprendizagem de matem?tica: um estudo de caso para an?lise de poss?veis interven??es pedag?gicas (SILVA, 2016) e Discalculia na sala de aula de matem?tica: um estudo de caso com dois estudantes (VILLAR, 2017). Os resultados analisados apontam perspectivas inclusivas para a aprendizagem matem?tica atrav?s da abordagem da ludicidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-23T10:52:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-23T10:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2784/1/TCC+MARIA+L%C3%9ACIA+SOUSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b57b959ed00041df00614acc20ea9c87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447648120832 |