Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222 |
Resumo: | Ci?ncias da Natureza, ? uma ?rea do conhecimento permeada por in?meros desafios e abrange uma gama de conte?dos, que nem sempre s?o de f?cil compreens?o, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conte?do de anatomia e fisiologia humana ativo e din?mico, durante as aulas de Ci?ncias, atrav?s da constru??o de modelos did?ticos, por meio da aplica??o de uma a??o Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8? ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel ? PB. Para sua aplica??o, o trabalho foi dividido em tr?s etapas: Etapa 1 ? Foi feita a apresenta??o da ideia do projeto; breve revis?o do conte?do; divis?o das equipes, sorteio dos temas e orienta??es para produ??o de modelos did?ticos; Etapa 2 ? Ocorreu a confec??o dos modelos did?ticos (a??o Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 ? Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresenta??o dos modelos did?ticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram constru?dos no total 8 modelos did?ticos, abordando seis sistemas humanos (Digest?rio, Respirat?rio, Urin?rio, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confec??o, materiais reutiliz?veis como, papel?o, garrafa pet e canudos pl?sticos foram utilizados. Al?m destes, algumas equipes optaram pela utiliza??o de cartolina, EVA e tinta guache. A confec??o dos modelos did?ticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi poss?vel constatar que o ?colocar a m?o na massa?, despertou o interesse dos estudantes para com o conte?do abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposi??o dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam ?s expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplica??o da a??o Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo. |
id |
IFPB_2ae7b0d5b02d8ce4367c3801ec00cac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3222 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Maria Tatiana Carneiro2023-09-19T12:50:47Z2023-09-19T12:50:47Z2023-09-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222Ci?ncias da Natureza, ? uma ?rea do conhecimento permeada por in?meros desafios e abrange uma gama de conte?dos, que nem sempre s?o de f?cil compreens?o, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conte?do de anatomia e fisiologia humana ativo e din?mico, durante as aulas de Ci?ncias, atrav?s da constru??o de modelos did?ticos, por meio da aplica??o de uma a??o Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8? ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel ? PB. Para sua aplica??o, o trabalho foi dividido em tr?s etapas: Etapa 1 ? Foi feita a apresenta??o da ideia do projeto; breve revis?o do conte?do; divis?o das equipes, sorteio dos temas e orienta??es para produ??o de modelos did?ticos; Etapa 2 ? Ocorreu a confec??o dos modelos did?ticos (a??o Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 ? Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresenta??o dos modelos did?ticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram constru?dos no total 8 modelos did?ticos, abordando seis sistemas humanos (Digest?rio, Respirat?rio, Urin?rio, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confec??o, materiais reutiliz?veis como, papel?o, garrafa pet e canudos pl?sticos foram utilizados. Al?m destes, algumas equipes optaram pela utiliza??o de cartolina, EVA e tinta guache. A confec??o dos modelos did?ticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi poss?vel constatar que o ?colocar a m?o na massa?, despertou o interesse dos estudantes para com o conte?do abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposi??o dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam ?s expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplica??o da a??o Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-19T12:50:47Z No. of bitstreams: 2 Maria Tatiana Carneiro Lima.pdf: 1257973 bytes, checksum: ae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7e (MD5) Termo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdf: 158300 bytes, checksum: b54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-19T12:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Tatiana Carneiro Lima.pdf: 1257973 bytes, checksum: ae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7e (MD5) Termo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdf: 158300 bytes, checksum: b54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57 (MD5) Previous issue date: 2023-09-19BiologiaAnatomiaFisiologia humanaMetodologia ativa.Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMaria Tatiana Carneiro Lima.pdfMaria Tatiana Carneiro Lima.pdfapplication/pdf1257973http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/1/Maria+Tatiana+Carneiro+Lima.pdfae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7eMD51Termo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdfTermo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdfapplication/pdf158300http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Maria+Tatiana+Carneiro.pdfb54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57MD52177683/32222023-09-19 09:50:47.196oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3222Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-19T12:50:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
title |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
spellingShingle |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana Lima, Maria Tatiana Carneiro Biologia Anatomia Fisiologia humana Metodologia ativa. |
title_short |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
title_full |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
title_fullStr |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
title_full_unstemmed |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
title_sort |
Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana |
author |
Lima, Maria Tatiana Carneiro |
author_facet |
Lima, Maria Tatiana Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Tatiana Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Anatomia Fisiologia humana Metodologia ativa. |
topic |
Biologia Anatomia Fisiologia humana Metodologia ativa. |
description |
Ci?ncias da Natureza, ? uma ?rea do conhecimento permeada por in?meros desafios e abrange uma gama de conte?dos, que nem sempre s?o de f?cil compreens?o, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conte?do de anatomia e fisiologia humana ativo e din?mico, durante as aulas de Ci?ncias, atrav?s da constru??o de modelos did?ticos, por meio da aplica??o de uma a??o Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8? ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel ? PB. Para sua aplica??o, o trabalho foi dividido em tr?s etapas: Etapa 1 ? Foi feita a apresenta??o da ideia do projeto; breve revis?o do conte?do; divis?o das equipes, sorteio dos temas e orienta??es para produ??o de modelos did?ticos; Etapa 2 ? Ocorreu a confec??o dos modelos did?ticos (a??o Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 ? Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresenta??o dos modelos did?ticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram constru?dos no total 8 modelos did?ticos, abordando seis sistemas humanos (Digest?rio, Respirat?rio, Urin?rio, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confec??o, materiais reutiliz?veis como, papel?o, garrafa pet e canudos pl?sticos foram utilizados. Al?m destes, algumas equipes optaram pela utiliza??o de cartolina, EVA e tinta guache. A confec??o dos modelos did?ticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi poss?vel constatar que o ?colocar a m?o na massa?, despertou o interesse dos estudantes para com o conte?do abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposi??o dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam ?s expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplica??o da a??o Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-19T12:50:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-19T12:50:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/1/Maria+Tatiana+Carneiro+Lima.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Maria+Tatiana+Carneiro.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7e b54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660451317088256 |