Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Tatiana Carneiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222
Resumo: Ci?ncias da Natureza, ? uma ?rea do conhecimento permeada por in?meros desafios e abrange uma gama de conte?dos, que nem sempre s?o de f?cil compreens?o, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conte?do de anatomia e fisiologia humana ativo e din?mico, durante as aulas de Ci?ncias, atrav?s da constru??o de modelos did?ticos, por meio da aplica??o de uma a??o Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8? ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel ? PB. Para sua aplica??o, o trabalho foi dividido em tr?s etapas: Etapa 1 ? Foi feita a apresenta??o da ideia do projeto; breve revis?o do conte?do; divis?o das equipes, sorteio dos temas e orienta??es para produ??o de modelos did?ticos; Etapa 2 ? Ocorreu a confec??o dos modelos did?ticos (a??o Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 ? Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresenta??o dos modelos did?ticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram constru?dos no total 8 modelos did?ticos, abordando seis sistemas humanos (Digest?rio, Respirat?rio, Urin?rio, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confec??o, materiais reutiliz?veis como, papel?o, garrafa pet e canudos pl?sticos foram utilizados. Al?m destes, algumas equipes optaram pela utiliza??o de cartolina, EVA e tinta guache. A confec??o dos modelos did?ticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi poss?vel constatar que o ?colocar a m?o na massa?, despertou o interesse dos estudantes para com o conte?do abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposi??o dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam ?s expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplica??o da a??o Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo.
id IFPB_2ae7b0d5b02d8ce4367c3801ec00cac1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3222
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lima, Maria Tatiana Carneiro2023-09-19T12:50:47Z2023-09-19T12:50:47Z2023-09-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222Ci?ncias da Natureza, ? uma ?rea do conhecimento permeada por in?meros desafios e abrange uma gama de conte?dos, que nem sempre s?o de f?cil compreens?o, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conte?do de anatomia e fisiologia humana ativo e din?mico, durante as aulas de Ci?ncias, atrav?s da constru??o de modelos did?ticos, por meio da aplica??o de uma a??o Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8? ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel ? PB. Para sua aplica??o, o trabalho foi dividido em tr?s etapas: Etapa 1 ? Foi feita a apresenta??o da ideia do projeto; breve revis?o do conte?do; divis?o das equipes, sorteio dos temas e orienta??es para produ??o de modelos did?ticos; Etapa 2 ? Ocorreu a confec??o dos modelos did?ticos (a??o Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 ? Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresenta??o dos modelos did?ticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram constru?dos no total 8 modelos did?ticos, abordando seis sistemas humanos (Digest?rio, Respirat?rio, Urin?rio, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confec??o, materiais reutiliz?veis como, papel?o, garrafa pet e canudos pl?sticos foram utilizados. Al?m destes, algumas equipes optaram pela utiliza??o de cartolina, EVA e tinta guache. A confec??o dos modelos did?ticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi poss?vel constatar que o ?colocar a m?o na massa?, despertou o interesse dos estudantes para com o conte?do abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposi??o dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam ?s expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplica??o da a??o Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-19T12:50:47Z No. of bitstreams: 2 Maria Tatiana Carneiro Lima.pdf: 1257973 bytes, checksum: ae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7e (MD5) Termo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdf: 158300 bytes, checksum: b54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-19T12:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Tatiana Carneiro Lima.pdf: 1257973 bytes, checksum: ae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7e (MD5) Termo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdf: 158300 bytes, checksum: b54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57 (MD5) Previous issue date: 2023-09-19BiologiaAnatomiaFisiologia humanaMetodologia ativa.Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMaria Tatiana Carneiro Lima.pdfMaria Tatiana Carneiro Lima.pdfapplication/pdf1257973http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/1/Maria+Tatiana+Carneiro+Lima.pdfae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7eMD51Termo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdfTermo de autoriza??o de Maria Tatiana Carneiro.pdfapplication/pdf158300http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Maria+Tatiana+Carneiro.pdfb54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57MD52177683/32222023-09-19 09:50:47.196oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3222Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-19T12:50:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
title Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
spellingShingle Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
Lima, Maria Tatiana Carneiro
Biologia
Anatomia
Fisiologia humana
Metodologia ativa.
title_short Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
title_full Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
title_fullStr Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
title_full_unstemmed Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
title_sort Modelos did?ticos nas aulas de ci?ncias: uma proposta para o ensino da anatomia e da fisiologia humana
author Lima, Maria Tatiana Carneiro
author_facet Lima, Maria Tatiana Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Tatiana Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Anatomia
Fisiologia humana
Metodologia ativa.
topic Biologia
Anatomia
Fisiologia humana
Metodologia ativa.
description Ci?ncias da Natureza, ? uma ?rea do conhecimento permeada por in?meros desafios e abrange uma gama de conte?dos, que nem sempre s?o de f?cil compreens?o, dentre estes, se destaca o estudo da anatomia e fisiologia humana. O uso das metodologias ativas, surge neste contexto, como uma possibilidade para facilitar e dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, tornar o ensino do conte?do de anatomia e fisiologia humana ativo e din?mico, durante as aulas de Ci?ncias, atrav?s da constru??o de modelos did?ticos, por meio da aplica??o de uma a??o Maker e objetivos de aprendizagem inspirados na Escola da Ponte. O trabalho foi realizado em uma turma de 8? ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, Princesa Isabel ? PB. Para sua aplica??o, o trabalho foi dividido em tr?s etapas: Etapa 1 ? Foi feita a apresenta??o da ideia do projeto; breve revis?o do conte?do; divis?o das equipes, sorteio dos temas e orienta??es para produ??o de modelos did?ticos; Etapa 2 ? Ocorreu a confec??o dos modelos did?ticos (a??o Maker), com base nos objetivos de aprendizagem (inspirado na Escola da Ponte), abordando a anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano; Etapa 3 ? Nesta etapa, os estudantes realizaram a apresenta??o dos modelos did?ticos, representando determinado sistema do corpo humano. Foram constru?dos no total 8 modelos did?ticos, abordando seis sistemas humanos (Digest?rio, Respirat?rio, Urin?rio, Cardiovascular, Muscular e Nervoso). Na confec??o, materiais reutiliz?veis como, papel?o, garrafa pet e canudos pl?sticos foram utilizados. Al?m destes, algumas equipes optaram pela utiliza??o de cartolina, EVA e tinta guache. A confec??o dos modelos did?ticos se deu de maneira coletiva, onde os estudantes puderam socializar e aprender uns com os outros. Foi poss?vel constatar que o ?colocar a m?o na massa?, despertou o interesse dos estudantes para com o conte?do abordado. Algumas equipes se destacaram durante a exposi??o dos modelos produzidos, por conseguir abordar o sistema humano trabalhado de maneira mais detalhada, enquanto outras equipes se restringiram a abordagem de parte do sistema. De maneira geral, pode-se constatar que nem todas as equipes atenderam ?s expectativas descritas nos objetivos de aprendizagem. Todavia, pode-se considerar que a aplica??o da a??o Maker, alinhada a objetivos de aprendizagem, possibilitou que os estudantes expandissem suas habilidades individuais e coletivas. Constatou-se ainda, que este tipo de atividade estimulou a criatividade e autonomia os estudantes durante todo o processo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T12:50:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T12:50:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/1/Maria+Tatiana+Carneiro+Lima.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3222/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Maria+Tatiana+Carneiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae0a2a426bb99eb6bc5015fdbc9d5e7e
b54d5ca5d75ad825a6d1a65347262e57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660451317088256