Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212 |
Resumo: | A carpoteca ? uma cole??o did?tica de frutos organizada para fins cient?fico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extens?o. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de a??es de interven??es pedag?gicas nas aulas de Biologia, nos conte?dos de Bot?nica, no ensino m?dio, com o objetivo da produ??o de uma carpoteca did?tica. O trabalho foi realizado em uma escola p?blica, ECI Jo?o Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Para?ba, tendo como p?blico-alvo, os discentes da turma do 2? ano do ensino m?dio. O processo metodol?gico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula te?rico-pr?tica e Aula de campo e Constru??o da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do pr?prio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfat?ria para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participa??o efetiva com bastante interesse e motivados pela Bot?nica principalmente pelos conte?dos considerados mais complexos e de dif?cil compreens?o. Observou-se a participa??o ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e pr?ticas para constru??o da carpoteca que proporcionou uma maior aproxima??o dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Bot?nica mais estimulante e din?mico, atrav?s da carpoteca did?tica juntamente com a??es de interven??es foram formas de contribuir na constru??o do conhecimento e na promo??o de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utiliza??o de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Bot?nica sejam interessantes para os estudantes do ensino m?dio. |
id |
IFPB_3b48b4221800cccade8ab2a89ffe397f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3212 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, , Kelma Layara Pereira2023-09-18T14:18:27Z2023-09-18T14:18:27Z2023-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212A carpoteca ? uma cole??o did?tica de frutos organizada para fins cient?fico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extens?o. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de a??es de interven??es pedag?gicas nas aulas de Biologia, nos conte?dos de Bot?nica, no ensino m?dio, com o objetivo da produ??o de uma carpoteca did?tica. O trabalho foi realizado em uma escola p?blica, ECI Jo?o Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Para?ba, tendo como p?blico-alvo, os discentes da turma do 2? ano do ensino m?dio. O processo metodol?gico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula te?rico-pr?tica e Aula de campo e Constru??o da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do pr?prio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfat?ria para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participa??o efetiva com bastante interesse e motivados pela Bot?nica principalmente pelos conte?dos considerados mais complexos e de dif?cil compreens?o. Observou-se a participa??o ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e pr?ticas para constru??o da carpoteca que proporcionou uma maior aproxima??o dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Bot?nica mais estimulante e din?mico, atrav?s da carpoteca did?tica juntamente com a??es de interven??es foram formas de contribuir na constru??o do conhecimento e na promo??o de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utiliza??o de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Bot?nica sejam interessantes para os estudantes do ensino m?dio.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-18T14:18:27Z No. of bitstreams: 2 Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 856924 bytes, checksum: f52513fc249f1290045eac8517d0426b (MD5) Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 565728 bytes, checksum: 66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T14:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 856924 bytes, checksum: f52513fc249f1290045eac8517d0426b (MD5) Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 565728 bytes, checksum: 66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9 (MD5) Previous issue date: 2023-09Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem.Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALKelma Layara Pereira Alves.pdfKelma Layara Pereira Alves.pdfapplication/pdf856924http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/1/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdff52513fc249f1290045eac8517d0426bMD51Kelma Layara Pereira Alves.pdfKelma Layara Pereira Alves.pdfapplication/pdf565728http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/2/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdf66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9MD52177683/32122023-09-18 11:18:27.954oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-18T14:18:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
title |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
spellingShingle |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes Alves, , Kelma Layara Pereira Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
title_full |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
title_fullStr |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
title_sort |
Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes |
author |
Alves, , Kelma Layara Pereira |
author_facet |
Alves, , Kelma Layara Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, , Kelma Layara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem. |
topic |
Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem. |
description |
A carpoteca ? uma cole??o did?tica de frutos organizada para fins cient?fico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extens?o. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de a??es de interven??es pedag?gicas nas aulas de Biologia, nos conte?dos de Bot?nica, no ensino m?dio, com o objetivo da produ??o de uma carpoteca did?tica. O trabalho foi realizado em uma escola p?blica, ECI Jo?o Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Para?ba, tendo como p?blico-alvo, os discentes da turma do 2? ano do ensino m?dio. O processo metodol?gico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula te?rico-pr?tica e Aula de campo e Constru??o da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do pr?prio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfat?ria para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participa??o efetiva com bastante interesse e motivados pela Bot?nica principalmente pelos conte?dos considerados mais complexos e de dif?cil compreens?o. Observou-se a participa??o ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e pr?ticas para constru??o da carpoteca que proporcionou uma maior aproxima??o dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Bot?nica mais estimulante e din?mico, atrav?s da carpoteca did?tica juntamente com a??es de interven??es foram formas de contribuir na constru??o do conhecimento e na promo??o de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utiliza??o de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Bot?nica sejam interessantes para os estudantes do ensino m?dio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-18T14:18:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-18T14:18:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/1/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/2/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f52513fc249f1290045eac8517d0426b 66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660451287728128 |