Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, , Kelma Layara Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212
Resumo: A carpoteca ? uma cole??o did?tica de frutos organizada para fins cient?fico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extens?o. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de a??es de interven??es pedag?gicas nas aulas de Biologia, nos conte?dos de Bot?nica, no ensino m?dio, com o objetivo da produ??o de uma carpoteca did?tica. O trabalho foi realizado em uma escola p?blica, ECI Jo?o Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Para?ba, tendo como p?blico-alvo, os discentes da turma do 2? ano do ensino m?dio. O processo metodol?gico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula te?rico-pr?tica e Aula de campo e Constru??o da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do pr?prio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfat?ria para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participa??o efetiva com bastante interesse e motivados pela Bot?nica principalmente pelos conte?dos considerados mais complexos e de dif?cil compreens?o. Observou-se a participa??o ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e pr?ticas para constru??o da carpoteca que proporcionou uma maior aproxima??o dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Bot?nica mais estimulante e din?mico, atrav?s da carpoteca did?tica juntamente com a??es de interven??es foram formas de contribuir na constru??o do conhecimento e na promo??o de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utiliza??o de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Bot?nica sejam interessantes para os estudantes do ensino m?dio.
id IFPB_3b48b4221800cccade8ab2a89ffe397f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3212
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Alves, , Kelma Layara Pereira2023-09-18T14:18:27Z2023-09-18T14:18:27Z2023-09http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212A carpoteca ? uma cole??o did?tica de frutos organizada para fins cient?fico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extens?o. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de a??es de interven??es pedag?gicas nas aulas de Biologia, nos conte?dos de Bot?nica, no ensino m?dio, com o objetivo da produ??o de uma carpoteca did?tica. O trabalho foi realizado em uma escola p?blica, ECI Jo?o Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Para?ba, tendo como p?blico-alvo, os discentes da turma do 2? ano do ensino m?dio. O processo metodol?gico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula te?rico-pr?tica e Aula de campo e Constru??o da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do pr?prio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfat?ria para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participa??o efetiva com bastante interesse e motivados pela Bot?nica principalmente pelos conte?dos considerados mais complexos e de dif?cil compreens?o. Observou-se a participa??o ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e pr?ticas para constru??o da carpoteca que proporcionou uma maior aproxima??o dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Bot?nica mais estimulante e din?mico, atrav?s da carpoteca did?tica juntamente com a??es de interven??es foram formas de contribuir na constru??o do conhecimento e na promo??o de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utiliza??o de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Bot?nica sejam interessantes para os estudantes do ensino m?dio.Submitted by Agnaldo Jesus (agnaldo.jesus@ifpb.edu.br) on 2023-09-18T14:18:27Z No. of bitstreams: 2 Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 856924 bytes, checksum: f52513fc249f1290045eac8517d0426b (MD5) Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 565728 bytes, checksum: 66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T14:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 856924 bytes, checksum: f52513fc249f1290045eac8517d0426b (MD5) Kelma Layara Pereira Alves.pdf: 565728 bytes, checksum: 66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9 (MD5) Previous issue date: 2023-09Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem.Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALKelma Layara Pereira Alves.pdfKelma Layara Pereira Alves.pdfapplication/pdf856924http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/1/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdff52513fc249f1290045eac8517d0426bMD51Kelma Layara Pereira Alves.pdfKelma Layara Pereira Alves.pdfapplication/pdf565728http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/2/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdf66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9MD52177683/32122023-09-18 11:18:27.954oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-09-18T14:18:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
title Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
spellingShingle Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
Alves, , Kelma Layara Pereira
Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem.
title_short Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
title_full Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
title_fullStr Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
title_full_unstemmed Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
title_sort Constru??o de uma carpoteca did?tica nas aulas de bot?nica do ensino b?sico: estrat?gia ativa com foco na aprendizagem dos estudantes
author Alves, , Kelma Layara Pereira
author_facet Alves, , Kelma Layara Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, , Kelma Layara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem.
topic Biologia. Bot?nica. Carpoteca. Ensino-aprendizagem.
description A carpoteca ? uma cole??o did?tica de frutos organizada para fins cient?fico podendo ser usada como material de ensino, pesquisa e extens?o. O presente trabalho baseou-se no desenvolvimento de a??es de interven??es pedag?gicas nas aulas de Biologia, nos conte?dos de Bot?nica, no ensino m?dio, com o objetivo da produ??o de uma carpoteca did?tica. O trabalho foi realizado em uma escola p?blica, ECI Jo?o Cavalcanti Sula na cidade de Boa Ventura, estado da Para?ba, tendo como p?blico-alvo, os discentes da turma do 2? ano do ensino m?dio. O processo metodol?gico da pesquisa aconteceu em cinco etapas: Jogo quizzes, Aula expositiva-dialogada, Aula te?rico-pr?tica e Aula de campo e Constru??o da carpoteca que permitiu o aluno ser protagonista do pr?prio aprendizado assim, colaborando para uma autonomia, criatividade e coletividade. Sendo assim, uso das metodologias ativas contribui de forma positiva e satisfat?ria para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem tornando o ensino mais atrativo. Os resultados mostraram que os alunos tiveram uma participa??o efetiva com bastante interesse e motivados pela Bot?nica principalmente pelos conte?dos considerados mais complexos e de dif?cil compreens?o. Observou-se a participa??o ativamente dos alunos durante todas as etapas realizadas e principalmente nas atividades de campo e pr?ticas para constru??o da carpoteca que proporcionou uma maior aproxima??o dos discentes com a flora local, contribuindo para tornar o estudo de Bot?nica mais estimulante e din?mico, atrav?s da carpoteca did?tica juntamente com a??es de interven??es foram formas de contribuir na constru??o do conhecimento e na promo??o de uma aprendizagem efetiva. Conclui-se, que a utiliza??o de metodologias ativas podem contribuir de forma significativa para aulas de Bot?nica sejam interessantes para os estudantes do ensino m?dio.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-18T14:18:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-18T14:18:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/1/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3212/2/Kelma+Layara+Pereira+Alves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f52513fc249f1290045eac8517d0426b
66c7ed8d6cd380788ff14d8c4532b8f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660451287728128