PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670 |
Resumo: | O ensino de bot?nica, geralmente, est? relacionado ? nomenclatura cient?fica, linguagem diferente da realidade dos alunos, excesso de aulas te?ricas, que causam desconforto aos discentes e tamb?m aos docentes de Biologia para ministrar aulas. Sendo assim, foi criado o paradigma de que estudar bot?nica ? sin?nimo de memoriza??o, descri??o e descontextualiza??o. Contudo, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais did?ticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da bot?nica mais satisfat?rio e emancipat?rio. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de bot?nica na vis?o de um grupo de docentes da educa??o b?sica, estudantes da especializa??o em Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa de campo (descritiva), com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), teve a participa??o de 22 professores, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um question?rio semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A an?lise qualitativa foi realizada atrav?s do m?todo de an?lise textual discursiva. A compila??o dos dados, confec??o de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. Para os professores entrevistados a estrat?gia mais usada para o ensino de bot?nica ? a pr?tica com uso de modelos did?ticos e seus principais desafios est?o relacionados ? nomenclatura cient?fica, assim como para seus alunos, que, na perspectiva dos professores, possuem um desempenho regular em rela??o a aprendizagem dos conte?dos bot?nicos. Concluiu-se que, apesar dos avan?os relacionados ao ensino de ci?ncias/ bot?nica, ainda ? necess?rio um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da ?rea s?o entraves que podem impossibilitar a compreens?o da ci?ncia como ?rea do conhecimento capaz de educar indiv?duos de forma consciente e sustent?vel, al?m de emancip?-los para pr?ticas cidad?s. |
id |
IFPB_6f50b76c0b9fd1d096ce2a9ab7a6613d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1670 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, AutaCruz, RenataAlmeida, MariaAlves, Ana2021-09-09T14:06:37Z2021-09-09T14:06:37Z2021-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670O ensino de bot?nica, geralmente, est? relacionado ? nomenclatura cient?fica, linguagem diferente da realidade dos alunos, excesso de aulas te?ricas, que causam desconforto aos discentes e tamb?m aos docentes de Biologia para ministrar aulas. Sendo assim, foi criado o paradigma de que estudar bot?nica ? sin?nimo de memoriza??o, descri??o e descontextualiza??o. Contudo, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais did?ticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da bot?nica mais satisfat?rio e emancipat?rio. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de bot?nica na vis?o de um grupo de docentes da educa??o b?sica, estudantes da especializa??o em Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa de campo (descritiva), com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), teve a participa??o de 22 professores, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um question?rio semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A an?lise qualitativa foi realizada atrav?s do m?todo de an?lise textual discursiva. A compila??o dos dados, confec??o de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. Para os professores entrevistados a estrat?gia mais usada para o ensino de bot?nica ? a pr?tica com uso de modelos did?ticos e seus principais desafios est?o relacionados ? nomenclatura cient?fica, assim como para seus alunos, que, na perspectiva dos professores, possuem um desempenho regular em rela??o a aprendizagem dos conte?dos bot?nicos. Concluiu-se que, apesar dos avan?os relacionados ao ensino de ci?ncias/ bot?nica, ainda ? necess?rio um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da ?rea s?o entraves que podem impossibilitar a compreens?o da ci?ncia como ?rea do conhecimento capaz de educar indiv?duos de forma consciente e sustent?vel, al?m de emancip?-los para pr?ticas cidad?s.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-08-04T12:10:11Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Auta Paulina da Silva.pdf: 168939 bytes, checksum: e6188309caec51eff7b871f550713913 (MD5) PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdf: 677067 bytes, checksum: f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:06:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Auta Paulina da Silva.pdf: 168939 bytes, checksum: e6188309caec51eff7b871f550713913 (MD5) PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdf: 677067 bytes, checksum: f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Auta Paulina da Silva.pdf: 168939 bytes, checksum: e6188309caec51eff7b871f550713913 (MD5) PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdf: 677067 bytes, checksum: f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 (MD5) Previous issue date: 2021-02Biologia vegetalEnsino de ci?nciasEnsino de bot?nicaMetodologias de ensinoPRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Auta Paulina da Silva.pdfAta de defesa_Auta Paulina da Silva.pdfapplication/pdf168939http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/1/Ata+de+defesa_Auta+Paulina+da+Silva.pdfe6188309caec51eff7b871f550713913MD51PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdfPRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdfapplication/pdf677067http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/2/PRINCIPAIS+DESAFIOS+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+BOT%C3%82NICA+NA+VIS%C3%83O+DE+UM+GRUPO+DE+PROFESSORES+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+B%C3%81SICA_Auta+Paulina.pdff2678be7a4021f152928b7f4bc569275MD52177683/16702021-09-09 11:06:37.207oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:06:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
title |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
spellingShingle |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA Oliveira, Auta Biologia vegetal Ensino de ci?ncias Ensino de bot?nica Metodologias de ensino |
title_short |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
title_full |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
title_fullStr |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
title_full_unstemmed |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
title_sort |
PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA |
author |
Oliveira, Auta |
author_facet |
Oliveira, Auta Cruz, Renata Almeida, Maria Alves, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Renata Almeida, Maria Alves, Ana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Auta Cruz, Renata Almeida, Maria Alves, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia vegetal Ensino de ci?ncias Ensino de bot?nica Metodologias de ensino |
topic |
Biologia vegetal Ensino de ci?ncias Ensino de bot?nica Metodologias de ensino |
description |
O ensino de bot?nica, geralmente, est? relacionado ? nomenclatura cient?fica, linguagem diferente da realidade dos alunos, excesso de aulas te?ricas, que causam desconforto aos discentes e tamb?m aos docentes de Biologia para ministrar aulas. Sendo assim, foi criado o paradigma de que estudar bot?nica ? sin?nimo de memoriza??o, descri??o e descontextualiza??o. Contudo, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais did?ticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da bot?nica mais satisfat?rio e emancipat?rio. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de bot?nica na vis?o de um grupo de docentes da educa??o b?sica, estudantes da especializa??o em Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa de campo (descritiva), com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), teve a participa??o de 22 professores, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um question?rio semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A an?lise qualitativa foi realizada atrav?s do m?todo de an?lise textual discursiva. A compila??o dos dados, confec??o de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. Para os professores entrevistados a estrat?gia mais usada para o ensino de bot?nica ? a pr?tica com uso de modelos did?ticos e seus principais desafios est?o relacionados ? nomenclatura cient?fica, assim como para seus alunos, que, na perspectiva dos professores, possuem um desempenho regular em rela??o a aprendizagem dos conte?dos bot?nicos. Concluiu-se que, apesar dos avan?os relacionados ao ensino de ci?ncias/ bot?nica, ainda ? necess?rio um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da ?rea s?o entraves que podem impossibilitar a compreens?o da ci?ncia como ?rea do conhecimento capaz de educar indiv?duos de forma consciente e sustent?vel, al?m de emancip?-los para pr?ticas cidad?s. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T14:06:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-09T14:06:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/1/Ata+de+defesa_Auta+Paulina+da+Silva.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/2/PRINCIPAIS+DESAFIOS+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+BOT%C3%82NICA+NA+VIS%C3%83O+DE+UM+GRUPO+DE+PROFESSORES+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+B%C3%81SICA_Auta+Paulina.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6188309caec51eff7b871f550713913 f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439323475968 |