PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Auta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Renata, Almeida, Maria, Alves, Ana
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670
Resumo: O ensino de bot?nica, geralmente, est? relacionado ? nomenclatura cient?fica, linguagem diferente da realidade dos alunos, excesso de aulas te?ricas, que causam desconforto aos discentes e tamb?m aos docentes de Biologia para ministrar aulas. Sendo assim, foi criado o paradigma de que estudar bot?nica ? sin?nimo de memoriza??o, descri??o e descontextualiza??o. Contudo, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais did?ticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da bot?nica mais satisfat?rio e emancipat?rio. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de bot?nica na vis?o de um grupo de docentes da educa??o b?sica, estudantes da especializa??o em Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa de campo (descritiva), com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), teve a participa??o de 22 professores, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um question?rio semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A an?lise qualitativa foi realizada atrav?s do m?todo de an?lise textual discursiva. A compila??o dos dados, confec??o de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. Para os professores entrevistados a estrat?gia mais usada para o ensino de bot?nica ? a pr?tica com uso de modelos did?ticos e seus principais desafios est?o relacionados ? nomenclatura cient?fica, assim como para seus alunos, que, na perspectiva dos professores, possuem um desempenho regular em rela??o a aprendizagem dos conte?dos bot?nicos. Concluiu-se que, apesar dos avan?os relacionados ao ensino de ci?ncias/ bot?nica, ainda ? necess?rio um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da ?rea s?o entraves que podem impossibilitar a compreens?o da ci?ncia como ?rea do conhecimento capaz de educar indiv?duos de forma consciente e sustent?vel, al?m de emancip?-los para pr?ticas cidad?s.
id IFPB_6f50b76c0b9fd1d096ce2a9ab7a6613d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1670
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Oliveira, AutaCruz, RenataAlmeida, MariaAlves, Ana2021-09-09T14:06:37Z2021-09-09T14:06:37Z2021-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670O ensino de bot?nica, geralmente, est? relacionado ? nomenclatura cient?fica, linguagem diferente da realidade dos alunos, excesso de aulas te?ricas, que causam desconforto aos discentes e tamb?m aos docentes de Biologia para ministrar aulas. Sendo assim, foi criado o paradigma de que estudar bot?nica ? sin?nimo de memoriza??o, descri??o e descontextualiza??o. Contudo, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais did?ticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da bot?nica mais satisfat?rio e emancipat?rio. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de bot?nica na vis?o de um grupo de docentes da educa??o b?sica, estudantes da especializa??o em Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa de campo (descritiva), com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), teve a participa??o de 22 professores, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um question?rio semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A an?lise qualitativa foi realizada atrav?s do m?todo de an?lise textual discursiva. A compila??o dos dados, confec??o de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. Para os professores entrevistados a estrat?gia mais usada para o ensino de bot?nica ? a pr?tica com uso de modelos did?ticos e seus principais desafios est?o relacionados ? nomenclatura cient?fica, assim como para seus alunos, que, na perspectiva dos professores, possuem um desempenho regular em rela??o a aprendizagem dos conte?dos bot?nicos. Concluiu-se que, apesar dos avan?os relacionados ao ensino de ci?ncias/ bot?nica, ainda ? necess?rio um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da ?rea s?o entraves que podem impossibilitar a compreens?o da ci?ncia como ?rea do conhecimento capaz de educar indiv?duos de forma consciente e sustent?vel, al?m de emancip?-los para pr?ticas cidad?s.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-08-04T12:10:11Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Auta Paulina da Silva.pdf: 168939 bytes, checksum: e6188309caec51eff7b871f550713913 (MD5) PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdf: 677067 bytes, checksum: f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-09-09T14:06:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Auta Paulina da Silva.pdf: 168939 bytes, checksum: e6188309caec51eff7b871f550713913 (MD5) PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdf: 677067 bytes, checksum: f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T14:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Auta Paulina da Silva.pdf: 168939 bytes, checksum: e6188309caec51eff7b871f550713913 (MD5) PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdf: 677067 bytes, checksum: f2678be7a4021f152928b7f4bc569275 (MD5) Previous issue date: 2021-02Biologia vegetalEnsino de ci?nciasEnsino de bot?nicaMetodologias de ensinoPRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Auta Paulina da Silva.pdfAta de defesa_Auta Paulina da Silva.pdfapplication/pdf168939http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/1/Ata+de+defesa_Auta+Paulina+da+Silva.pdfe6188309caec51eff7b871f550713913MD51PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdfPRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA_Auta Paulina.pdfapplication/pdf677067http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/2/PRINCIPAIS+DESAFIOS+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+BOT%C3%82NICA+NA+VIS%C3%83O+DE+UM+GRUPO+DE+PROFESSORES+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+B%C3%81SICA_Auta+Paulina.pdff2678be7a4021f152928b7f4bc569275MD52177683/16702021-09-09 11:06:37.207oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-09T14:06:37Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
title PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
spellingShingle PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
Oliveira, Auta
Biologia vegetal
Ensino de ci?ncias
Ensino de bot?nica
Metodologias de ensino
title_short PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
title_full PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
title_fullStr PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
title_full_unstemmed PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
title_sort PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOT?NICA NA VIS?O DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA
author Oliveira, Auta
author_facet Oliveira, Auta
Cruz, Renata
Almeida, Maria
Alves, Ana
author_role author
author2 Cruz, Renata
Almeida, Maria
Alves, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Auta
Cruz, Renata
Almeida, Maria
Alves, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia vegetal
Ensino de ci?ncias
Ensino de bot?nica
Metodologias de ensino
topic Biologia vegetal
Ensino de ci?ncias
Ensino de bot?nica
Metodologias de ensino
description O ensino de bot?nica, geralmente, est? relacionado ? nomenclatura cient?fica, linguagem diferente da realidade dos alunos, excesso de aulas te?ricas, que causam desconforto aos discentes e tamb?m aos docentes de Biologia para ministrar aulas. Sendo assim, foi criado o paradigma de que estudar bot?nica ? sin?nimo de memoriza??o, descri??o e descontextualiza??o. Contudo, o uso de diferentes metodologias, auxiliadas por materiais did?ticos inovadores, podem proporcionar um ensino-aprendizagem da bot?nica mais satisfat?rio e emancipat?rio. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar os principais desafios no ensino-aprendizagem de bot?nica na vis?o de um grupo de docentes da educa??o b?sica, estudantes da especializa??o em Ensino de Ci?ncias e Matem?tica do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa de campo (descritiva), com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), teve a participa??o de 22 professores, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um question?rio semiestruturado com 15 perguntas, disponibilizado na plataforma online Google Forms. A an?lise qualitativa foi realizada atrav?s do m?todo de an?lise textual discursiva. A compila??o dos dados, confec??o de imagens e tabelas ocorreu por meio do programa Microsoft Excel (2010) e pelo site WordClouds. Para os professores entrevistados a estrat?gia mais usada para o ensino de bot?nica ? a pr?tica com uso de modelos did?ticos e seus principais desafios est?o relacionados ? nomenclatura cient?fica, assim como para seus alunos, que, na perspectiva dos professores, possuem um desempenho regular em rela??o a aprendizagem dos conte?dos bot?nicos. Concluiu-se que, apesar dos avan?os relacionados ao ensino de ci?ncias/ bot?nica, ainda ? necess?rio um resgate pelo prazer de ensinar e aprender, pois os termos complexos da ?rea s?o entraves que podem impossibilitar a compreens?o da ci?ncia como ?rea do conhecimento capaz de educar indiv?duos de forma consciente e sustent?vel, al?m de emancip?-los para pr?ticas cidad?s.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T14:06:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T14:06:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/1/Ata+de+defesa_Auta+Paulina+da+Silva.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1670/2/PRINCIPAIS+DESAFIOS+NO+ENSINO-APRENDIZAGEM+DE+BOT%C3%82NICA+NA+VIS%C3%83O+DE+UM+GRUPO+DE+PROFESSORES+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+B%C3%81SICA_Auta+Paulina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6188309caec51eff7b871f550713913
f2678be7a4021f152928b7f4bc569275
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439323475968