Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuell Felipe Beserra da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2332
Resumo: A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros.
id IFPB_3e6acbbcd8f5b786933b943bd34092fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2332
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Emanuell Felipe Beserra da2022-08-23T22:31:04Z2022-08-23T22:31:04Z2022-03-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2332A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T16:43:07Z No. of bitstreams: 3 TCC Enanuel felipe.pdf: 400603 bytes, checksum: 38554c9e35b374101a55df80b3f713da (MD5) Termo RI Emanoel felipe.pdf: 160634 bytes, checksum: c694987b427d16511321ffb96b90cf44 (MD5) Termo biblioteca Emanuel felipe.pdf: 120295 bytes, checksum: 460417c90bc46af5dca94f89bf705750 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-08-23T22:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC Enanuel felipe.pdf: 400603 bytes, checksum: 38554c9e35b374101a55df80b3f713da (MD5) Termo RI Emanoel felipe.pdf: 160634 bytes, checksum: c694987b427d16511321ffb96b90cf44 (MD5) Termo biblioteca Emanuel felipe.pdf: 120295 bytes, checksum: 460417c90bc46af5dca94f89bf705750 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-23T22:31:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC Enanuel felipe.pdf: 400603 bytes, checksum: 38554c9e35b374101a55df80b3f713da (MD5) Termo RI Emanoel felipe.pdf: 160634 bytes, checksum: c694987b427d16511321ffb96b90cf44 (MD5) Termo biblioteca Emanuel felipe.pdf: 120295 bytes, checksum: 460417c90bc46af5dca94f89bf705750 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28n?o h?ensino; aprendizagem; aula pr?tica; crust?ceos.Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalhos Acad?micosIFPBORIGINALTCC Enanuel felipe.pdfTCC Enanuel felipe.pdfapplication/pdf400603http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2332/1/TCC+Enanuel+felipe.pdf38554c9e35b374101a55df80b3f713daMD51Termo RI Emanoel felipe.pdfTermo RI Emanoel felipe.pdfapplication/pdf160634http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2332/2/Termo+RI+Emanoel+felipe.pdfc694987b427d16511321ffb96b90cf44MD52Termo biblioteca Emanuel felipe.pdfTermo biblioteca Emanuel felipe.pdfapplication/pdf120295http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2332/3/Termo+biblioteca+Emanuel+felipe.pdf460417c90bc46af5dca94f89bf705750MD53177683/23322022-08-23 19:31:04.01oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-23T22:31:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
spellingShingle Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
Silva, Emanuell Felipe Beserra da
ensino; aprendizagem; aula pr?tica; crust?ceos.
title_short Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_full Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_fullStr Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_full_unstemmed Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
title_sort Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
author Silva, Emanuell Felipe Beserra da
author_facet Silva, Emanuell Felipe Beserra da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emanuell Felipe Beserra da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino; aprendizagem; aula pr?tica; crust?ceos.
topic ensino; aprendizagem; aula pr?tica; crust?ceos.
description A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T22:31:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T22:31:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2332
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2332/1/TCC+Enanuel+felipe.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2332/2/Termo+RI+Emanoel+felipe.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2332/3/Termo+biblioteca+Emanuel+felipe.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 38554c9e35b374101a55df80b3f713da
c694987b427d16511321ffb96b90cf44
460417c90bc46af5dca94f89bf705750
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444260171776