Planejamento de aula pr?tica como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris (Crustacea: Portunidae)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2373 |
Resumo: | A realiza??o de aulas pr?ticas ? considerada um importante recurso metodol?gico, principalmente na ?rea de Ci?ncias Naturais, a exemplo do Curso T?cnico em Recursos Pesqueiros. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aqu?ticos, como os siris. Considerando a import?ncia ecol?gica e econ?mica desses crust?ceos, ? essencial que os discentes tenham conhecimento para diferir as diferentes esp?cies, e al?m disso, tenham capacidade para conhecer a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula pr?tica, como ferramenta de interven??o pedag?gica para o aprendizado da identifica??o e morfologia de esp?cies de siris. A aula pr?tica ser? realizada em dois dias, onde no primeiro, ser? realizada a captura de siris, enquanto no segundo ser?o realizadas atividades em laborat?rio. Nas atividades de laborat?rio, os alunos realizar?o a identifica??o das esp?cies capturadas, identifica??o do sexo e maturidade dos animais e determina??o das suas principais medidas morfom?tricas. Acreditamos que a presente proposta de aula pr?tica facilitar? a assimila??o do conte?do, e consequentemente proporcionar? uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, bem como uma melhor forma??o dos futuros t?cnicos em recursos pesqueiros. |
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