Estabiliza??o de solos de subleito de pavimentos com a utiliza??o do Res?duo de Corte de M?rmore e Granito (RCMG)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1300 |
Resumo: | Grande parte dos processos industriais no setor de extra??o e beneficiamento de rochas ornamentais s?o fontes geradoras de res?duos, entre eles o Res?duo de Corte de M?rmore e Granito (RCMG) gerado no processo de acabamento final nas marmorarias. O res?duo gerado nesse setor, quando n?o tratado ou descartado em locais inapropriados podem provocar impactos ambientais, tais com degrada??o de mananciais, assoreamento de rios, ocupa??o inadequada de ?reas f?rteis e polui??o do ar. Sendo assim, esse estudo consiste na an?lise da viabilidade t?cnica da utiliza??o do RCMG na estabiliza??o de solos de subleito de pavimentos propondo, ent?o, uma reintrodu??o desse res?duo na cadeia produtiva, amenizando os s?rios problemas ambientais oriundos do descarte inadequado e ainda proporcionando uma minimiza??o da extra??o de agregados naturais. Os teores de RCMG, em peso, adicionados ao solo natural estudado foram de 10%, 25% e 35%, determinados com base em uma pesquisa bibliogr?fica. O solo natural, o res?duo e as composi??es (solo + RCMG) foram caracterizados por meio dos ensaios de an?lise granulom?trica, massa espec?fica, limite de liquidez e limite de plasticidade. Em seguida, foram realizados os ensaios de compacta??o Proctor para a determina??o da umidade ?tima e do peso espec?fico m?ximo e o ensaio de ?ndice de Suporte Calif?rnia (ISC ou CBR) para a obten??o da capacidade de suporte de carga e do valor da expans?o do solo natural e das composi??es. Verificou-se que o teor de 25% apresentou as melhores condi??es para ser utilizado como material de corpo de aterro de subleito de um pavimento, com base nas especifica??es do Departamento Nacional de Infraestruturas e Transportes (DNIT). Dessa forma, a adi??o do res?duo de corte de m?rmore e granito no solo apresentou-se vi?vel tecnicamente para ser utilizado como estabilizante de solos de subleito de rodovias |
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