Influência do comportamento resiliente do subleito no desempenho de pavimentos flexíveis
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/1270 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do comportamento resiliente de diferentes subleitos no desempenho de estruturas típicas de pavimentos rodoviários flexíveis. Para este fim, realizou-se um levantamento bibliográfico do comportamento resiliente de diferentes solos encontrados no Estado do Rio Grande do Sul e, a partir disso, definiu-se os valores e modelos dos módulos de resiliência de misturas asfálticas, de britas graduadas e dos solos encontrados. Estes módulos de resiliência foram utilizados na análise estrutural de três configurações típicas para um pavimento flexível, destinadas ao tráfego leve, médio a pesado e muito pesado de veículos. Através de análises mecanicistas, cada estrutura foi simulada com auxílio da ferramenta AEMC do software SisPav, pelo qual estimou-se a deflexão no topo do revestimento, a tensão e deformação de tração na fibra inferior do revestimento asfáltico e também a tensão vertical no topo do subleito. Cada uma das três configurações de estrutura foi analisada com cinco espessuras de revestimento asfáltico (5cm, 8cm, 10cm, 13cm e 15cm) e seis tipos de solos diferentes (A-2-4, A-3, A-4, A-5, A-6 e A-7-5) compondo o subleito, totalizando 90 simulações. Ainda, a partir das deformações de tração, foi possível estimar a vida de fadiga do revestimento asfáltico. Com base nas análises realizadas, constatou-se que a influência do comportamento resiliente do subleito apresenta menor impacto no desempenho dos pavimentos flexíveis conforme a estrutura dos mesmos é mais robusta. |
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Através de análises mecanicistas, cada estrutura foi simulada com auxílio da ferramenta AEMC do software SisPav, pelo qual estimou-se a deflexão no topo do revestimento, a tensão e deformação de tração na fibra inferior do revestimento asfáltico e também a tensão vertical no topo do subleito. Cada uma das três configurações de estrutura foi analisada com cinco espessuras de revestimento asfáltico (5cm, 8cm, 10cm, 13cm e 15cm) e seis tipos de solos diferentes (A-2-4, A-3, A-4, A-5, A-6 e A-7-5) compondo o subleito, totalizando 90 simulações. Ainda, a partir das deformações de tração, foi possível estimar a vida de fadiga do revestimento asfáltico. Com base nas análises realizadas, constatou-se que a influência do comportamento resiliente do subleito apresenta menor impacto no desempenho dos pavimentos flexíveis conforme a estrutura dos mesmos é mais robusta.-1SCHERER, Camila. Influência do comportamento resiliente do subleito no desempenho de pavimentos flexíveis. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2016. 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Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do comportamento resiliente de diferentes subleitos no desempenho de estruturas típicas de pavimentos rodoviários flexíveis. Para este fim, realizou-se um levantamento bibliográfico do comportamento resiliente de diferentes solos encontrados no Estado do Rio Grande do Sul e, a partir disso, definiu-se os valores e modelos dos módulos de resiliência de misturas asfálticas, de britas graduadas e dos solos encontrados. Estes módulos de resiliência foram utilizados na análise estrutural de três configurações típicas para um pavimento flexível, destinadas ao tráfego leve, médio a pesado e muito pesado de veículos. Através de análises mecanicistas, cada estrutura foi simulada com auxílio da ferramenta AEMC do software SisPav, pelo qual estimou-se a deflexão no topo do revestimento, a tensão e deformação de tração na fibra inferior do revestimento asfáltico e também a tensão vertical no topo do subleito. Cada uma das três configurações de estrutura foi analisada com cinco espessuras de revestimento asfáltico (5cm, 8cm, 10cm, 13cm e 15cm) e seis tipos de solos diferentes (A-2-4, A-3, A-4, A-5, A-6 e A-7-5) compondo o subleito, totalizando 90 simulações. Ainda, a partir das deformações de tração, foi possível estimar a vida de fadiga do revestimento asfáltico. Com base nas análises realizadas, constatou-se que a influência do comportamento resiliente do subleito apresenta menor impacto no desempenho dos pavimentos flexíveis conforme a estrutura dos mesmos é mais robusta. |
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